Institucional Consultoria Eletrônica

Consultoria Eletrônica

Área: Seção:

  • Receita Federal esclarece: Não é segurado da Previdência Social (INSS) o prestador de serviços voluntários

    Publicado em 30/06/2021 às 12:00  

    Não se considera segurado obrigatório da Previdência Social a pessoa física prestadora de serviços voluntários não remunerados a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.

    Caso o trabalho voluntário seja remunerado, a pessoa física prestadora dos serviços será enquadrada como contribuinte individual, nos termos da Lei.

    Saiba mais sobre Trabalho Voluntário, incluindo um modelo do "Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário", acessando a matéria no link: https://igrejas.mmcontabilidade.com.br/materias.aspx?idmat=11

    Fundamentação Legal: Solução de Consulta Cosit nº 105/2021; art. 12 da Lei nº 8.212/1991; Lei nº 9.608/1998, art. 1º; Lei nº 8.212/1991, art. 12; Decreto nº 3.048/1999, art. 20, § 3º.

    Fonte: M&M Contabilidade de Igrejas.






    Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

    Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

    https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!





  • Igrejas e demais Instituições Sem Fins Lucrativos devem atribuir valor ao Trabalho Voluntário

    Publicado em 30/08/2016 às 13:00  

    As Igrejas, bem assim como as demais Instituições Sem Fins Lucrativos, devem valorar o Trabalho Voluntário, inclusive de membros integrantes dos órgãos da administração (Diretoria, Conselhos, etc.), no exercício de suas funções. O Trabalho Voluntário deve ser reconhecido pelo valor justo da prestação do serviço como se tivesse ocorrido o desembolso financeiro.


    Essa disposição consta na nova redação do item 19, da Interpretação Técnica Geral (ITG), nº 2002, emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em 21/08/2015. O Conselho Federal de Contabilidade é a autarquia federal, dotada de personalidade jurídica de direito público, responsável pela emissão de normas sobre procedimentos contábeis de natureza técnica e profissional.


    A legislação contábil prevê, ainda, que a atribuição do valor ao Trabalho Voluntário deve ser consignada na escrituração contábil da Igreja ou Instituição, tanto como Receita (como se fosse um ganho ter usufruído do Trabalho Voluntário, sem custos para a Igreja/Instituição), como nas Despesas (como se tivesse ocorrido efetivamente o desembolso financeiro). Logo, o registro contábil da atribuição de valor ao Trabalho Voluntário não irá alterar o resultado (superávit ou déficit) da Igreja/Instituição, pois aumentarão, no mesmo valor, as receitas e despesas. Ou seja, na prática, a Instituição apresentará a Demonstração de Resultado do Período com um maior valor de receitas e despesas, se comparadas com as Demonstrações Contábeis sem a valoração do Trabalho Voluntário.


    O Trabalho Voluntário deve ser demonstrado, se for o caso, por programa (atividades/projetos) em Nota Explicativa as Demonstrações Contábeis da Instituição.


    Tem-se ciência que esta valoração do Trabalho Voluntário, em especial dos dirigentes da Igreja ou Instituição, não é de fácil precisão. Mas, há necessidade que seja atribuído valor ao Trabalho Voluntário. Neste sentido, espera-se que com o passar do tempo surjam novas técnicas e procedimentos que facilitem a valoração do Trabalho Voluntário com mais exatidão.


    Um outro ponto a ser salientado é a definição clara de quais cargos e tarefas podem ser desempenhados por voluntários. Neste sentido, terá que ser observado que a valoração do Trabalho Voluntário deve ser compatível com o mercado (região e atividade) e, principalmente, com a estrutura (o porte) da Igreja ou Instituição.


    Por último, ressalta-se que os serviços técnicos prestados de forma voluntária permanecem sob a responsabilidade técnica do voluntário, para todos os fins e efeitos.



    Saiba mais sobre o Trabalho Voluntário
    : Considera-se serviço voluntário a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.


    O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim.


    O serviço voluntário será exercido mediante a celebração de termo de adesão entre a entidade, pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário, dele devendo constar o objeto e as condições de seu exercício.


    O prestador do serviço voluntário poderá ser ressarcido pelas despesas que comprovadamente realizar no desempenho das atividades voluntárias.


    As despesas a serem ressarcidas deverão estar expressamente autorizadas pela entidade a que for prestado o serviço voluntário (Base Legal: Lei 9.608/1998).



    O prestador de serviços voluntários e a Previdência Social (INSS)

    Não se considera segurado obrigatório da Previdência Social a pessoa física prestadora de serviços voluntários não remunerados a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.


    Caso o trabalho voluntário seja remunerado, a pessoa física prestadora dos serviços será enquadrada como contribuinte individual, nos termos da Lei.

     



    Matéria atualizada em 12/11/2021.


     

    A M&M Assessoria Contábil possui uma área especializada no atendimento contábil para Igrejas de todo o Brasil. Conheça mais sobre esse serviço acessando mmCONTABILIDADEdeIGREJAS.com.br. 
    Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos na área de gestão eclesiástica?
    Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Igrejas: Boletim Informativo sobre Gestão Eclesiástica, clicando no link a seguir:http://www.MMcontabilidadeDEigrejas.com.br e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!




  • Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário

    Publicado em 30/08/2016 às 10:00  

    TERMO DE ADESÃO AO TRABALHO VOLUNTÁRIO


    Voluntário:

    NOME: _____________________________________________________________

    DATA DE NASCIMENTO: ____/____/____ IDADE: _______ SEXO: _______________

    ENDEREÇO: _________________________________Nº ______COMPLEMENTO______

    BAIRRO: _____________________________ MUNICÍPIO: _______________________

    CEP: _________ - ______ RG: _____________________ CPF: ___________________

    TELEFONE RESIDENCIAL: ______________________ CELULAR: ____________________

    E-MAIL: ________________________________________________________________

    ...............................................................................................................................................

    ESCOLARIDADE: (   )FUNDAMENTAL;   (  )MÉDIO;                              (    ) SUPERIOR;

                            (     )EM CURSO;         (   )COMPLETO;                                (     ) INCOMPLETO;

     

    ...............................................................................................................................................


    Instituição:

    NOME: _________________________________________________________________

    ENDEREÇO: ____________________________________________ Nº ______COMPLEMENTO______

    BAIRRO: _____________________________ MUNICÍPIO: _______________________

    CEP: _________ - ______ CNPJ _________________________________________

    TELEFONES:_________________________________________________________

    SITE/E-MAIL: _______________________________________________________


    ...............................................................................................................................................

     

    Pelo presente TERMO DE ADESÃO AO TRABALHO VOLUNTÁRIO, as partes acima qualificadas, firmam o presente instrumento, com as seguintes condições e condições:

    Cláusula 1ª - O objeto do presente TERMO DE ADESÃO AO TRABALHO VOLUNTÁRIO é o estabelecimento de regras para a realização do Trabalho Voluntário.

    Cláusula 2ª - O Voluntário se compromete a auxiliar a Instituição no desenvolvimento/implementação ___________________________________________ (descrever as atividades que o voluntário se comprometer a ajudar/ desenvolver: projetos, trabalhos, etc.).

    Cláusula 3ª - O Voluntário declara que irá desenvolver seu trabalho, de forma gratuita, nos dias e horários que estiver disponível, de acordo com a sua agenda pessoal.

    Cláusula 4ª - Poderá o Voluntário ser aproveitado em quaisquer atividades da Instituição durante a vigência deste instrumento, desde que dentro de sua disponibilidade e aptidão, bem como conte com o seu consentimento e sejam os horários compatíveis.

    Cláusula 5ª - As despesas expressamente autorizadas pela Instituição e realizadas em benefício desta poderão ser reembolsadas ao Voluntário se este assim o desejar. O reembolso será feito mediante a apresentação de documentos comprobatórios hábeis.

    Cláusula 6ª - O presente instrumento particular tem prazo de duração de _____  (meses/anos), tendo início em _________________ e término em _________________, podendo, no entanto, ser rescindido antes do prazo mediante comunicação escrita de uma das partes a outra, com antecedência mínima de ________ (____________) dias, motivando a decisão.

    Parágrafo Único: Após o período acordado nesta cláusula, não havendo manifestação de nenhuma das partes no sentido de  cessar o Trabalho Voluntário firmado no  presente TERMO DE ADESÃO AO TRABALHO VOLUNTÁRIO, ficará o presente documento por prazo de validade indeterminada, ser rescindido a qualquer momento mediante comunicação escrita de uma das partes a outra, com antecedência mínima estabelecida nesta cláusula, motivando a decisão.

    Cláusula 7ª - Fica eleito de comum acordo o foro da Comarca de __________________________ com exceção de qualquer outro, por mais especial que seja, para dirimir qualquer dúvida ou litígio decorrente do cumprimento deste instrumento particular.

    Por fim, o Voluntário declara ter conhecimento que o Trabalho Voluntário, conforme Lei Federal nº 9.608/1998, não possui remuneração de quaisquer espécie, não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim, e que aceita atuar espontaneamente como Voluntário nos termos do presente TERMO DE ADESÃO AO TRABALHO VOLUNTÁRIO.


    Estando as partes plenamente de acordo com o acima exposto, subscrevem o presente em _____ (______) vias de igual teor e forma na presença das testemunhas abaixo.


    ________________, ____de ________________ de ________


    _________________________________                

    (INSTITUIÇÃO)


    _________________________________

    (VOLUNTÁRIO)


    TESTEMUNHAS:

    1. ______________________________

    Nome:

    RG:

    CPF:

    2. ______________________________

    Nome:

    RG:

    CPF:

     

     


     

    A M&M Assessoria Contábil possui uma área especializada no atendimento contábil para Igrejas de todo o Brasil. Conheça mais sobre esse serviço acessando mmCONTABILIDADEdeIGREJAS.com.br. 

    Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos na área de gestão eclesiástica?

    Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Igrejas: Boletim Informativo sobre Gestão Eclesiástica, clicando no link a seguir:http://www.MMcontabilidadeDEigrejas.com.br e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!



Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050