Institucional Consultoria Eletrônica

Consultoria Eletrônica

Área: Seção:

  • Como manter a segurança de informações e documentos na internet

    Publicado em 28/05/2020 às 16:00  


    Em meio ao distanciamento social imposto pela pandemia de COVID19, uma modalidade de trabalho foi bastante fortalecida: o home office. Empresas de vários segmentos precisaram se adaptar a este modelo e, em sua grande maioria, sem ter qualquer experiência. E uma das maiores preocupações de empresários é com relação à segurança de informações e documentos que passaram a circular pela internet.



    Troca de mensagens por aplicativos


    Não é de hoje que trocamos mensagens. Seja por carta, no século passado, ou através de aplicativos de celular, a dúvida é sempre a mesma: será que minhas informações estão seguras?


    Atualmente, os aplicativos de troca de mensagens (como WhatsApp, por exemplo) são protegidos por criptografia*, que é um conjunto de regras que visa a codificar a informação de forma que só o emissor e o receptor consigam decifrá-la.


    Sendo assim, a criptografia de ponta a ponta garante que apenas os envolvidos na conversa consigam ler e ter acesso às mensagens, pois partir do momento que são criptografadas, é necessário ter uma chave particular para acessar qualquer informação.



    Antivírus


    Proteger documentos e informações estratégicas é fundamental para as empresas, principalmente para aquelas que usam computadores. Este fato torna fundamental a utilização de um antivírus, para garantir que não haja infiltrações, roubos e invasões do sistema.


    As ameaças virtuais vêm de vários lugares: e-mails, websites suspeitos, pen drives e até mesmo de programas baixados ilegalmente (contendo malwares, worms, rootkits e Trojan Horse), que deixam o sistema da empresa totalmente vulnerável.


    Antivírus corporativos são os mais adequados para as suas necessidades empresariais a apresentam benefícios como: maior rapidez na detecção de vírus e de ameaças virtuais; ausência de sobrecarga dos computadores da empresa por serem mais leves, evitando a lentidão do sistema; gestão de processos mais simplificada, já que, a partir de uma mesma tela, é possível proteger todos os computadores, dispositivos móveis e servidores de uma só vez; avisos e atualizações automáticas dos programas usados na empresa; controle de sites suspeitos; restrição do uso de dispositivos móveis (como, por exemplo, pen drives); prevenção de fraudes bancárias.



    Armazenamento "nas nuvens"


    O armazenar documentos na nuvem significa salvar seus dados em um espaço virtual, possibilitando o acesso do usuário a qualquer hora e/ou em qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet.


    Em primeiro plano, é necessário verificar a confiabilidade. Tudo depende da demanda e objetivos de sua empresa, o que deixa várias possibilidades entre as modalidades ofertadas pelo mercado.


    Para manter a segurança no armazenamento em nuvens, é preciso tomar alguns cuidados como não utilizar senhas óbvias e fáceis de decifrar; colocar senhas em todos os arquivos; não utilizar a mesma senha para todos os serviços que acessar; não fornecer senhas para outra pessoa, em hipótese alguma; ao sair do ambiente virtual, utilizar as opções "Sair" e "logout"; alterar suas senhas periodicamente; não salvar senhas no navegador web.



    Use a tecnologia para favorecer sua empresa


    É fundamental, atualmente, contar com a tecnologia. Ela aproxima as pessoas e facilita os processos.


    O departamento contábil de uma empresa também necessita de soluções online para o seu dia a dia.


    Apostar em uma ferramenta que armazena seus documentos fiscais, arquivos de obrigações acessórias e resultados de auditorias realizadas, além de compartilhar o acesso com outros usuários, auxilia a vida dos contadores e possibilita, em conjunto com outras ferramentas, realizar a auditoria eletrônica de arquivos e o cruzamento entre obrigações acessórias distintas e, muito importante, se antecipar ao Fisco.



    Para contribuir, elaboramos um e-book sobre o tema. Para baixar gratuitamente, clique aqui.



    Fonte: E-Auditoria



    Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

    Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

    https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!





  • Concessão de crédito financeiro para as empresas de tecnologia e comunicação

    Publicado em 22/05/2020 às 16:00  

    O governo instituiu a política industrial para o setor de tecnologias da informação e comunicação, com diversos benefícios para o setor.

    Acesse o texto completo do Decreto que disciplina a matéria, no link:

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10356.htm


    Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

    Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

    https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!





  • As microempresas e os aplicativos digitais

    Publicado em 07/09/2016 às 11:00  

    O crescente uso da tecnologia pelos pequenos tem sido de suma importância

     

    A Constituição Federal traz como fundamentos a dignidade da pessoa humana, a cidadania e os valores sociais do trabalho, sendo que elenca os seguintes objetivos: constituir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

     

    Temos enormes diferenças sociais entre as regiões de nosso território, mas igualmente as diferenças são enormes dentro de um mesmo município, especialmente nos mais populosos.

     

    Diversos são os mecanismos para promover os desenvolvimentos regional e social, tais como o assistencial, a industrialização incentivada e políticas de infraestrutura, mas todos devem se assentar na valorização do trabalho, da cidadania e da dignidade da pessoa humana.

     

    Daí a pertinência de se promover o empreendedorismo de nosso povo, enfatizando e privilegiando o micro empreendimento, responsável pela maior valorização do trabalho, sendo determinante para o desenvolvimento regional e social do país. Sabedor disso o constituinte brasileiro fez constar expressamente em nossa Carta Magna tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte.

     

    Os pequenos e micro negócios já correspondem a mais de um quarto do Produto Interno Bruto brasileiro, sendo que no setor de serviços atinge aproximadamente 40% da produção nacional. Os pequenos negócios representam cerca de metade do trabalho formal no país e cerca de 40% da massa de rendimentos auferidos pelos trabalhadores brasileiros (Fonte: http://www.sebrae.com.br).

     

    Neste cenário o crescente uso da tecnologia pelos microempreendedores tem sido de suma importância, não sendo por acaso que quase a totalidade deles acreditam que a presença on-line lhes dá vantagem competitiva e cerca de metade dos que estão off-line afirmam estar em desvantagem (Pesquisa conduzida pela Redshift Research, por encomenda da empresa GoDaddy).

     

    O setor de moto fretes é exemplo mais eficaz de inclusão social por meio do uso de aplicativos digitais. Um destes aplicativos, conhecido como Loggi, cria um ambiente de negócios aproximando o tomador do serviço de transporte, consumidor, do prestador de serviços de transporte, motofretista, proporcionando a contratação direta entre eles por meio da plataforma digital. Tal aplicativo ainda contribui para a formalidade do setor, uma vez que só podem se cadastrar no aplicativo os motofretistas capacitados para exercerem a profissão conforme Lei Federal 12.009/2009 e Lei Municipal 14.491/2007.

     

    Em síntese, se um dos objetivos de nossa nação é reduzir a pobreza e a desigualdade, sendo a tecnologia um valor constitucional, o micro e pequeno negócio são o mais poderoso instrumento de inclusão social e os aplicativos digitais são parte desta inclusão.

     

    Fonte: DCI - SP/Juliana de F. Clemente Saulo V. de Alcântara são advogados


     



Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050