Morando em um vilarejo, um jovem sábio,
dedicava-se em ajudar sua comunidade e as pessoas que ali viviam. Sua liderança
mantinha as pessoas unidas e os trabalhos eram realizados com dedicação e
satisfação.
Esse jeito simples e humilde, começou a incomodar pessoas, que queriam
aproximar-se do vilarejo, visando interesses alheios, e em virtude de sua liderança
não obtinham êxito.
Certo dia, quando o jovem sábio estava dialogando com os membros da comunidade,
aproximou-se uma pessoa e cuspiu em seu rosto, as pessoas presentes quiseram
reagir, mas o mestre interveio e pediu para que ninguém fizesse nada e deixasse
ele continuar; então o indivíduo se sentindo o máximo, gritava todos insultos
conhecidos na redondeza, falava de forma a denegrir a imagem do sábio, querendo
desestabilizar sua relação com a comunidade. Mesmo sofrendo tamanha humilhação,
o jovem sábio não reagiu.
Mediante a inércia do jovem mestre, o indivíduo retirou-se do local totalmente
desnorteado, mas os membros do vilarejo ficaram desapontados com seu líder e
lhe perguntaram:
- Como pode ser tão humilhado, e nada fazer? O jovem mestre respondeu!
- Quando alguém lhe dá algo e vocês não aceitam o que acontece? Todos
responderam que ficava com quem tentou entregar, então o mestre disse:
"também vale para aquelas pessoas que: gostam de fazer mesquinharias, de
falar inverdades, que deixam de lado a moral e descem as raias da imbecilidade
com intuito de favorecer alguém ou um grupo de pessoas e também o seu interesse
próprio." Assim, quando não aceitamos o que nos foi dado, continuará a
pertencer a quem os carregava, que devolverá ao fiel mandatário.
Todos nós em nosso dia a dia passamos por situações semelhantes, e talvez nossa
reação seria partir para agressão, e se assim for nossa atitude, com certeza
teremos muitos problemas. Portanto, como diz um velho samurai: "A sua paz
interior depende exclusivamente de você. As pessoas só podem lhe tirar a calma
se você permitir..."
Por Mazenildo
Feliciano Pereira.