Institucional Consultoria Eletrônica

7 maneiras de lidar com concorrentes que vendem com o preço baixo


Publicada em 17/11/2013 às 17:00h 

Consumidores desejam a melhor qualidade pelo menor preço. Isso é um fato. Empresas buscam maximizar o retorno sobre seus investimentos na forma de rentabilidade (lucro). Isso é outro fato. Obviamente, preço, qualidade e lucro nem sempre andam de mãos dadas.

Na busca pela solução dessa equação, que agrade empresas e consumidores, apresentam-se diversas possibilidades. São estratégias que buscam encontrar um ponto de equilíbrio entre o preço sugerido e o valor percebido. Warren Buffet, lendário investidor do mercado financeiro e um dos homens mais respeitados do mundo, definiu muito bem a diferença entre valor e preço "Preço é o que você paga. Valor é o que você ganha". De acordo com Geoffrey James, especialista em vendas, existe sete maneiras básicas de se defender contra o preço baixo.

1. Características - Alguma coisa no seu produto ou serviço é claramente diferente em relação à concorrência.

2.  Marca - As pessoas pagam mais por marcas reconhecidas.

3.  Conveniência - Seu produto ou serviço é mais fácil de comprar, de usar, de instalar, de receber. Agilidade e assistência técnica também podem ser consideradas como conveniência.

4.  Qualidade - Seu produto ou serviço pode parecer igual aos demais, mas é mais resistente, dura mais, tem melhor acabamento, melhor design - ou seja, alguma característica técnica superior.

5.  Relacionamento - O cliente prefere fazer negócios com você porque seu atendimento é melhor ou porque vocês já fazem negócios juntos há anos.

6.  Integração - Seu produto ou serviço se encaixa melhor no que o cliente precisa.

7.  Parcerias Estratégicas - Você oferece soluções completas e integradas ao cliente.

Note que algumas dessas estratégias podem ser usadas mesmo quando você está vendendo exatamente a mesma coisa que seu concorrente, como nos itens 2,3 e 5.

Segundo Michael Porter, uma empresa só pode vencer seus concorrentes se ela estabelecer alguma diferença ou vantagem que possa ser sustentada. Uma estratégia de preço baixa só é válida quando tem em sua eficácia operacional, em seu volume de produção e em sua abrangência territorial um diferencial estratégico único. Se a sua empresa não tem esse alcance, essa envergadura, resta os demais diferenciais.

Todos nas empresas têm de entender isso, incluindo a equipe comercial. Senão, cai-se no que chamamos de "mata-burro", que são justamente as empresas que têm os custos de agregar valor via diferenciação, mas na hora de cobrar dos clientes trabalham com descontos demais e não conseguem valorizar o que vendem.

Fonte: www.vendamais.com.br


 







Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050