Planejamento e boa gestão das
empresas é o mínimo necessário para que se tenha certa proteção contra os
ambientes adversos.
O sucesso assim como nossa felicidade não pode ser delegado.
Todo empresário bem sucedido é um sujeito inquieto por natureza, que esta
sempre melhorando porque, com crise ou sem crise, assume o comando e a
responsabilidade por seu sucesso.
O varejo vive de promoções e requer dinamismo e criatividade.
O Dias das Mães é a segunda melhor data do ano para o varejo, ficando atrás
somente do Natal. Mas, como dizem os livros de auto-ajuda "sucesso só vem antes
do trabalho no dicionário", pois no dicionário o "s" vem antes do "t". Para
garantir boas vendas nesta data é necessário planejamento.
Como a data é essencialmente afetiva, os apelos emocionais
motivam e devem ser utilizados, uma vez que o coração está mais perto da
carteira do que o cérebro.
A área de vestuário é uma das que mais se beneficia. Uma
pesquisa realizada pela Fecomércio revelou que no mês de maio as vendas no
setor crescem cerca de 44% em relação ao mês anterior. Mas, se o produto que
você vende não for para as mães?
Os setores ligados à moda e utilidades femininas são
altamente favorecidos pelo Dia das Mães, onde o foco é a mulher. Isso não
significa que os outros segmentos também não se beneficiem. Pequenos detalhes
são importantes para aqueles que desejam promover maiores vendas de seus produtos
e serviços que não estão diretamente relacionados com a data.
Datas comemorativas sempre aquecem o comércio. Cabe ao
lojista perceber as oportunidades. Façamos uma análise:
1) O cliente sai de casa com a
intenção de realizar compras;
2) As pessoas quando presenteiam alguém, também gostam de
adquirir algo para si;
3) Todas as pessoas sempre precisam ou desejam algo como:
créditos para o seu celular, pilhas para o seu mp3, um bloco de notas, artigo
de cuidados pessoais, etc. Esse é o momento certo para expor seus produtos,
pois o consumidor está mais atento às vitrines;
4) Fazer a vitrine fisgar o consumidor. O cliente pode se
sentir motivado a comprar por impulso.
Público Alvo
O perfil do cliente define as estratégias a serem utilizadas
na gestão do negócio. Sem saber quem é o público-alvo, o empreendedor estará
dando tiros no escuro, sem saber quem e quando irá acertar. Entretanto, nesta
data, o grande freqüentador é principalmente o filho, filha ou marido.
Descobrir qual a necessidade específica deste comprador é um ponto muito
importante.
O que ele pretende além de presentear?
- Conquistar?
- Reconquistar?
- Demonstrar gratidão?
- Demonstrar amor?
- Aparentar status?
- Ajudar?
- Ser lembrado?
Lembre-se, que quem quer ser lembrado pelos seus clientes, precisa
fazer diferente dos seus concorrentes.
Promoção de Vendas
O lojista deve oferecer produtos interessantes para
presentear às mães. Deve oferecer benefícios adicionais como preço, prazo e
brindes e deixe claro que a promoção tem prazo e estoques limitado.
Parceria nas Promoções
É muito importante buscar parcerias para a elaboração de uma
promoção, principalmente quando a loja não possui produtos para as mães. O
lojista também pode articular parcerias para que seus clientes comprem na sua
loja um produto para eles e ganhem algum presente para suas mães. "Na compra de
um jogo de chaves de fenda, ganhe um vaso de flores". "Compre um par de sapatos
e concorra a uma jóia da joalheria (parceira)" É oportuno promover concursos e
sorteios nesta data, mas lembre-se de:
- Alavancar parceria com outras empresas para fornecer os
prêmios ou brindes em troca de divulgação da marca;
- Criar e divulgar amplamente o regulamento;
- Divulgar o ganhador.
Produtos e Atendentes
O lojista deve ter opções para todas as pretensões. Se a loja
possui opções de presentes para os mais variados estilos de mães, é fundamental
treinar a equipe de vendas para consultar junto ao consumidor qual o perfil da
mãe a ser presenteada.
A loja deve oferecer um mix de produtos e promoções de curto
prazo. No entanto, as promoções não devem ser de fim de estoque, mas de
produtos de lançamento, com alguma vantagem no preço ou na forma de pagamento.
Embalagens
Tenha e exponha opções de embalagens para presentes.
Embalagens são fundamentais quando o produto é para presente.
Muitas vezes valem mais do que o próprio produto e podem se tornar o principal
motivo de decisão de compra.
Preços e Condições de pagamento
Pesquisas demonstram que nesta época do ano o consumidor está
financeiramente comprometido e, por isso, fornecer diversas formas de pagamento
e descontos torna-se um excelente diferencial.
Relacionamento
Aproveite para se comunicar com seus clientes nesta data tão
importante. Envie um cartão via e-mail, quem sabe um buquê de flores virtual,
uma mensagem via SMS, um cartão via correio, são boas sugestões.
Ponto de Venda
Melhorar o layout e caracterizar o ambiente com a data gera
bons resultados. O consumidor compra com os olhos e a imagem da loja soma muito
na hora da escolha.
Como ferramenta de comunicação, pode-se dizer que a vitrine é
a que oferece retorno mais rápido, pois no momento em que é montada já começa a
vender.
Olhe para o Seu Negócio e Responda com Sinceridade
- Você sabe o que e quanto vendeu no ano passado nesta data e
quanto querem vender a mais neste ano?
- Você tem feito reuniões semanais com seus colaboradores
focando o aumento das vendas e os preparativos necessários?
- Já aumentou os estoques para o Dia das Mães?
- Você articulou alguma parceria com fornecedores, lojistas
ou prestadores de serviços? Estas parcerias incluem troca de cadastros também?
- Sua loja esta bonita, limpa, pintada, organizada, iluminada
e com a fachada chamativa?
- Definiu um slogan marcante para chamar a atenção para esta
data?
- O uniforme de seus colaboradores está chamativo e
convidativo à compra?
- Você planejou algo especial para seus clientes? Sua loja
desenvolveu uma nova embalagem, planejou algum sorteio, concurso ou brinde
surpresa para os seus clientes?
- Planejou um cartão especial para brinde ou venda adicional?
- Quais as facilidades de pagamento que você esta oferecendo?
- Sua loja (comunicação interna) e vitrines estão decoradas
com o tema do Dia das Mães?
- Você pensou em divulgar no seu web site, e-mail, SMS, mala
direta, rádio, carro de som, jornais, encartes, TV, faixas, outdoor?
- Você já mandou fazer panfletos e distribuir nas
residências, na porta de entrada de fábricas e escolas?
- Você tem cadastro de clientes que compraram no ano passado,
para convidá-los para conhecer as novidades deste ano? Aliás, você tem
novidades este ano?
- Seus colaboradores estão bem treinados para atuar como
consultores de vendas?
- Como vai premiar seus colaboradores que venderem mais?
O empreendedor que conseguir responder a pelo menos metade
destas perguntas, com toda certeza terá melhores resultados neste ano do que
nos anos anteriores.
Por Soeli de
Oliveira