Institucional Consultoria Eletrônica

RS dá benefício tributário para quem inova


Publicada em 27/11/2009 às 14:00h 

O secretário da Fazenda Ricardo Englert participou do 2º Congresso Internacional de Inovação, promovido pelo Sistema Fiergs. Logo depois da abertura feita pela governadora Yeda Crusius, na qual anunciou a regulamentação da Lei Estadual de Inovação, Englert participou do Painel "Perspectivas do Ambiente de Inovação diante do Desafio da Alternância de Poder".

Conforme o secretário da Fazenda, o Rio Grande do Sul inova ao apresentar uma Lei de Inovação que estabelece benefícios financeiros e tributários e que foi construída com o diálogo entre os setores envolvidos.

- É uma iniciativa do governo para apoiar empresas com projetos científicos e inovadores, que tenham altas taxas de crescimento – salientou Englert. O secretário também destacou a importância de não apenas as empresas, mas também o setor público, inovar nos processos e na forma de planejar.

 A Lei de Inovação gaúcha estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica e define mecanismos de gestão aplicáveis às instituições científicas e tecnológicas do Estado do Rio Grande do Sul. Foi sancionada em 13 de julho de 2009 e, nesta segunda-feira, foram regulamentados os capítulos referentes ao estímulo à inovação e aos incentivos financeiros e fiscais para empresas.

Também foi criado o Programa Pró-Inovação/RS, que reúne requisitos para o incentivo à inovação em produtos, processos e serviços, com a concessão de incentivos fiscais. A exemplo do Fundopen/RS, que garante apoio fiscal para ampliação de parques industriais, as empresas inovadoras terão incentivos para pesquisas científicas e tecnológicas que resultem em novos produtos. O programa será constituído por comitês - técnico, para análise e aprovação de projetos; e permanente, para definir políticas e diretrizes, entre outras prioridades.




Fonte: SEFAZ/RS.



Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050