Institucional Consultoria Eletrônica

Série Lucro Presumido - Percentuais de Presunção


Publicada em 26/10/2010 às 13:00h 

Os percentuais a serem aplicados sobre a receita bruta do trimestre são:

- BC Presumida 8,0%: Sobre a receita bruta dos serviços hospitalares, revenda de mercadorias, venda de produtos de fabricação própria, industrialização por encomenda (materiais fornecidos pelo encomendante), atividade rural, representação comercial por conta própria, loteamento de terrenos, incorporação imobiliária e venda de imóveis construídos ou adquiridos para revenda, execução de obras da construção civil com emprego de materiais, transporte de cargas, outras atividades não caracterizadas como prestação de serviços.

- BC Presumida 1,6%: Revenda de combustíveis derivados de petróleo e álcool, inclusive gás.

- BC Presumida 16%: Serviço de Transporte exceto o de cargas.

- BC Presumida 32,0%: Prestação de serviços relativos ao exercício de profissões legalmente regulamentadas.

BC Presumida até R$ 120.000,00  = 16,0%: Prestação de serviços em geral, Intermediação de negócios, inclusive corretagem (seguros, imóveis, dentre outros) e as de representação comercial, Administração, locação ou cessão de bens móveis e imóveis (exceto a receita de aluguéis, quando a pessoa jurídica não exercer a atividade de locação de inoveis), Administração de consórcios de bens duráveis, Cessão de diretos de qualquer natureza, Construção por administração ou por empreitada unicamente de mão-de-obra.

As pessoas jurídicas exclusivamente prestadoras de serviços em geral, cuja receita bruta anual seja de até R$ 120.000,00, poderão utilizar, para decisão da base de cálculo do Imposto de Renda mensal, o percentual de 16% .

- BC Presumida 8,0%: Prestação de serviços de gráfica, com ou sem fornecimento de material, em relação à receita bruta que não decorra de atividade comercial ou industrial. Venda de mercadorias, industrialização por encomenda, Prestação de serviços hospitalares, Transporte de cargas, Loteamento, incorporação, venda de imóveis construídos ou adquiridos para revenda, construção por administração ou por empreitada com fornecimento de materiais e mão-de-obra.

·       Atividades Diversificadas

No caso da pessoa jurídica ter várias atividades, será aplicado sobre a receita bruta de cada atividade o respectivo percentual de presunção do lucro.

 

Acesse aqui a série publicada até o momento

Autores:Deise Motta Diaz, Fabiane Zandonai da Silva e
Tielly Dlugokinski Peixoto, Acadêmicos de Ciências Contábeis na Faculdades Integradas São Judas Tadeu.






Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050