"Professor, o problema
não é de conhecimento. O que falta é berço", disse-me a empresária ao relatar
os problemas que estava enfrentando em relação às pessoas em suas empresas. "São
pequenas coisas que deveriam ter sido ensinadas em casa ou na pré-escola", desabafou.
Fizemos uma lista com algumas dicas simples que fariam uma enorme diferença
para melhorar o clima de uma empresa:
1.
Lembre-se sempre de dizer
"com licença"; "por favor" e "obrigado", mesmo que alguém esteja cumprindo sua
obrigação ou seja muito amigo;
2.
Fale baixo. Ria baixo.
Não seja inconveniente;
3.
Use o telefone e a
internet somente para assuntos de trabalho. Evite usar esses meios para
assuntos particulares;
4.
Ao tomar emprestada
alguma coisa, nunca se esqueça de devolver e agradecer;
5.
Ajude a manter limpo o
ambiente de trabalho. Mantenha limpo o sanitário após o uso. Cuidado com copos
e xícaras sujas. Jogue os copinhos de café no local apropriado. Arrume sua mesa
de trabalho;
6.
Respeite a fila. Mesmo
que ache desnecessário respeitá-la, porque vai pegar só uma coisa, etc. Não
queira parecer esperto;
7.
Não fale mal dos outros.
Não se envolva em fofocas;
8.
Cuidado com as anedotas e
brincadeiras pessoais, como apelidos, etc. Cuidado para não ofender as pessoas;
9.
Cuide de sua imagem.
Vista-se sobriamente. Afinal você está num ambiente de trabalho e não numa
festa ou diversão;
10.
Controle a sua
agressividade. Cuidado com a forma de falar e escrever. Não seja rude.
São coisas simples que
farão uma enorme diferença para que o clima de sua empresa favoreça a
produtividade e a excelência.
Pense nisso. Sucesso!
Por Luiz Marins