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Checklist das tarefas do vendedor


Publicada em 28/11/2017 às 09:00h 

A execução das tarefas do dia a dia do profissional de vendas podem e devem ser aprimoradas, desde que o mesmo saiba quais são elas e como efetivá-las. Segue abaixo as atividades típicas das funções de um vendedor:

Capacitar-se

Analisar o perfil dos clientes e suas necessidades


Estudar os produtos e serviços que vende


Exercitar argumentação sobre produtos e serviços


Conhecer técnicas de comunicação, vendas e negociação


Avaliar os produtos/serviços dos concorrentes e fazer comparações de modo a desenvolver argumentos de reforço para os seus produtos e serviços


Desenvolver opções de oferta de produtos e serviços para cada cliente


Prospectar Mercado

 

Pesquisar fontes para novos clientes e formas de atraí-los


Ler revistas/publicações do seu setor de atividade


Frequentar reuniões e eventos em que possa haver clientes potenciais


Listar clientes a serem contatados


Criar roteiros de visitas antes de sair a campo


Fazer ligações regulares para buscar novos clientes


Abrir Oportunidades


Preparar, estudar e treinar novas formas de abordagem


Buscar novos clientes por intermédio do telefone ou em campo


Fazer apresentações da empresa, demonstrar e explicar produtos


Treinar roteiros de apresentação


Exercitar a comunicação e formas de expressão


Desenvolver relações


Entrevistar os clientes para saber suas necessidades


Prestar orientação sobre produtos e serviços


Contatar ex-clientes ou clientes inativos


Respeitar os horários agendados para contatos


Retornar todas as ligações e chamadas recebidas


Dar feedback prontamente às solicitações de amostras/catálogos


Responder de imediato às cotações e tomadas de preços


Ajudar a escolher as melhores opções para o cliente


Manter Vínculos


Pesquisar as novas necessidades dos clientes atendidos

 

Procurar saber das mudanças internas dos clientes e suas formas de decisão de compra


Fazer visitas e realizar contatos regulares com os clientes atuais


Acompanhar o uso e o consumo adequado do que vende


Atualizar o cadastro de clientes e cadastrar novos


Manter organizados os materiais de trabalho


Acompanhar as propostas e orçamentos apresentados


Ter sempre consigo folhetos e cartões de visita atualizados


Elaborar relatórios de atividade que todos entendam


Colher informações sobre os problemas dos clientes


Fidelizar Clientes


Acompanhar o nível de satisfação dos clientes em relação aos produtos/serviços


Fazer questão de receber pessoalmente as reclamações de clientes


Acompanhar as providências relativas às reclamações


Dar retorno aos clientes mesmo quando os casos forem mais complexos


Manter os clientes informados para evitar que a frustração deles aumente a gravidade das reclamações.


A medida que o profissional perceber cada atividade que realiza como vendedor, compreenderá melhor em que precisa dedicar mais atenção e, mais que isso, terá maior possibilidade de tomar iniciativas para melhorar o seu desempenho.



Por Soeli de Oliveira






Sobre o(a) colunista:



Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de Varejo,Vendas, Motivação e Atendimento - E-mail: soeli@sinos.net - Fone: (51) 9674-8677 - Novo Hamburgo – RS.



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