A palavra de ordem para um ambiente saudável é
ouvir, ouvir e ouvir
Qualidade de vida no
ambiente de trabalho é um conceito em pauta desde os anos 70/80. Mas só muito
recentemente é que se chegou a uma conclusão com a qual eu, particularmente,
concordo: que o chamado "balance" pertence ao indivíduo.
A qualidade de vida
é, portanto, algo muito pessoal. Afinal, é preciso compreender que existem
pessoas que não veem o menor problema em trabalhar mais horas por dia, por
exemplo. A qualidade de vida desse profissional não tem a ver com a quantidade
de tempo que ele dedica à empresa.
Não há, portanto,
como homogeneizar o conceito de qualidade de vida, porque ela depende do
histórico de cada um, do momento de vida profissional e pessoal. E está mais do
que provado que forçar as pessoas a aceitarem um "balance"
pré-definido pela empresa leva à insatisfação.
Pessoalmente,
prefiro o conceito de "wellness", bem-estar. Ou seja, cada
colaborador/funcionário é responsável por seu "balance". E os
amigos/colegas são responsáveis pelo "balance" coletivo - para que
ninguém se sinta intimidado em seu espaço, mas também para que o ambiente não
seja afetado por uma individualidade mais exacerbada.
O fato de um
colaborador precisar sair mais cedo para buscar os filhos no colégio, por
exemplo, precisa ser visto por seus companheiros como algo natural - pois faz
parte do "balance" desse profissional em especial.
Em mais de duas
décadas exercitando minha capacidade de gerenciar equipes (e aprendendo a cada
ano fiscal), me convenci de que algumas atitudes fazem toda a diferença para
alcançar o melhor ambiente de trabalho possível.
A palavra de ordem
para um ambiente saudável é ouvir, ouvir e ouvir. Portanto, mantenha-se próximo
de seus colaboradores. Se for possível, abra espaço, semanalmente, para
recebê-los e deixe-os falarem sobre o trabalho, o dia a dia, as necessidades
pessoais e da equipe.
Outro ponto
importante: além de diminuir as paredes entre seus colaboradores, ofereça
serviços que os tirem da frente do computador por alguns minutos - como
manicure, massagem relaxante e videogame, por exemplo.
Reforçar o espírito
de equipe é sempre uma boa ideia - até para que os profissionais aprendam a
respeitar os "balances" uns dos outros. Portanto, faça com que seus
funcionários pensem fora da caixa.
Uma maneira
interessante de conseguir isso é criar pequenos eventos sociais, como almoços,
happy hours, jantares. Ah, sim: a participação dos gestores é igualmente
importante. Mas claro que nada disso é possível se o escritório for um lugar
considerado insalubre. Aqui estou falando de um sistema de refrigeração/aquecimento
bem ajustado, mesas e cadeiras ergonômicas, computadores novos, iluminação de
qualidade e limpeza impecável. E tenha certeza de que cada funcionário possa
decorar sua estação de trabalho conforme lhe convier.
Para terminar, o
essencial precisa ser explicitado: recompense quem deve ser recompensado.
Ambientes calcados na meritocracia funcionam melhor do que quaisquer outros.
Por isso, crie um sistema de recompensas bem definido e 100% conhecido por
todos. Estimule uma saudável competitividade, com premiações individuais ou
coletivas, sejam elas financeiras ou de "day off", por exemplo.
O reconhecimento é
muito importante.
mariomellocommunications@paypal.com
Fonte: DCI - SP
Autor: Mario Mello, diretor-geral do PayPal para a
América Latina