É possível identificar padrões que ajudam a entender motivos de negócio
às vezes não ir para a frente; confira a lista feita pelo especialista Carlos
Mazzei
Muitas pessoas
desejam empreender, mas acabam enfrentando obstáculos ao longo do caminho. É
importante sempre estar preparado para superar cada um deles e viabilizar o
sucesso do seu negócio.
Pensando nisso, o
presidente e fundador da Associação Nacional dos Inventores (ANI), Carlos
Mazzei, aprendeu a identificar padrões que ajudam a entender motivos de
um negócio às vezes não ir para a frente. Confira:
1) Pouca pesquisa
Você pode achar sua
ideia genial de início. Segundo Mazzei, o passo seguinte a esta cena comum a
empreendedores deve ser fazer uma pesquisa para descobrir se a tal "ideia
genial" é, de fato, nova. "Há casos em que chegam a tentar colocar
projetos de negócios e produtos no mercado como se fossem inovadores quando há
alternativas semelhantes disponíveis há anos", diz ele.
2) Descaso com propriedade intelectual
O ideal é que os
novos conceitos dos negócios estejam legalmente resguardados antes de
divulgá-los. "Tem sido um caso recorrente com aplicativos: os criadores
levam a feiras em busca de parceiros e, meses depois, surgem várias
cópias", explica o presidente da ANI. Ainda que a lei brasileira não permita
registrar a ideia de um app, uma alternativa é fazer isso na agência americana
de propriedade intelectual, a Copyright Office. "Já fizemos esse
procedimento com pelo menos 300 aplicativos na Associação", conta Carlos.
3) Falta de timing e
target
A hora de expandir
ou concretizar uma empresa por meio de aporte externo é
crucial e isso não pode ser feito de forma afobada. Pelo contrário, é essencial
ser consciente do atual estágio de desenvolvimento da ideia e das suas
perspectivas no mercado e buscar funding apenas quando esse cenário for
promissor. Também é imprescindível garantir que os parceiros prospectados para
participar do empreendimento estejam alinhados com seus valores e o futuro
almejado, assim como saber com precisão o montante desejado para o
investimento.
4) Direção indefinida
Se você não souber
onde quer chegar com uma ideia, dificilmente saberá o caminho a percorrer. O
ideal é lançar o negócio já pensando em expansão , em
franqueá-lo, atrair investidores ou mesmo em vendê-lo após atingida certa
maturidade. "E é preciso renovar constantemente esse propósito. Cansei de ver
ideias maravilhosas que não decolam porque seus criadores não têm tino para a
parte comercial. Se não encontrou o sócio ideal que complemente essa
característica, passar adiante é uma boa opção", comenta Mazzei.
Fonte: IG - Economia