Ter um controle rígido do caixa é essencial para o sucesso de um negócio,
mas esse ainda é o ponto fraco de boa parte das micro e pequenas empresas
1. Separe as despesas: um erro comum é retirar o dinheiro da empresa para uso próprio ou
remanejar a verba pessoal para dentro do negócio. Para garantir a sobrevivência
da organização, é preciso saber conservar o patrimônio do empreendimento
separado dos bens do empreendedor.
2. Administre seu
fluxo de caixa: é imprescindível acompanhar todas as entradas e
saídas de dinheiro, as datas de pagamento e, principalmente, avaliar
constantemente se as contas podem ser reduzidas. A falta de controle do caixa é
um dos maiores vilões das empresas.
3. Cuidado com gastos
desnecessários: quando a empresa passa a dar lucro e se
consolida no mercado, é comum que se pense em expansão e em melhorias que
facilitem o trabalho diário. Essas questões são importantes, mas é preciso
mantê-las alinhadas com o planejamento financeiro. Além de investir no
crescimento, é conveniente reservar uma parte dos lucros para emergências e
outras despesas previsíveis.
4. Evite gastos
exorbitantes com folhas de pagamento: essa despesa
não pode representar mais do que 30% a 40% do faturamento. Sendo assim, é
fundamental avaliar quantos funcionários são, de fato, necessários para as
tarefas e, também, rever suas funções. Utilize um sistema de gestão para
otimizar resultados e automatizar alguns trabalhos. Nesse sentido, os sistemas
de gestão empresarial tornam a atualização e o acompanhamento de informações
muito mais fáceis, rápidos e precisos.
Fonte: Contas em Revista