O maior desafio de uma
empresa é transformar o seu cliente em seu
vendedor
ativo
sem ter,
é
claro
que pagar a ele comissão de vendas ou salário.
Quanto vale para um
banco, um de seus clientes ficar falando a seus amigos o quanto ele (cliente)
admira o banco e todas as razões que o fazem cliente? Quanto vale para uma
marca de automóvel um de seus clientes passar horas a fio falando bem de seu
carro e criticando o carro do amigo no qual esteja passeando? Quanto vale para
um hotel ou companhia de aviação, no retorno de uma viagem, os seus clientes
ficarem falando e contando maravilhas sobre o hotel, o avião, a agência de
viagens, etc.?
Por mais e melhores
vendedores que as empresas tenham, elas precisam que seus clientes sejam
seus vendedores ativos. E esse é o desafio de qualquer
empresa, de qualquer tamanho, de qualquer ramo.
E qual é o grande
problema para transformar nossos clientes em nossos vendedores ativos?
O problema é que o
cliente só vende o que ele "não espera"!
Pergunte a alguém que
tenha visitado a Disney sobre a sua experiência. Ninguém falará:
"- Vi o Mickey!" - É claro
que viu o Mickey. Você tropeça em "mickeys" na
Disney. Com certeza a pessoa falará de coisas que não havia esperado ter visto
na Disney.
Assim, na pesquisa que
fizemos sobre a Disney, as pessoas falaram de fontes luminosas, de banheiros
limpos, de atendimento rápido, de coisas, enfim, que as surpreenderam e
encantaram e não de coisas que já esperavam e sabiam existir.
Da mesma forma ninguém
fala sobre um supermercado dizendo as coisas óbvias: tem produtos nas gôndolas,
carrinhos emperrados, caixas demorados... Isso é o que todo mundo espera de um
supermercado.
As pessoas só vendem o
que elas "não esperam".
Ninguém fala sobre uma
companhia de aviação que os aviões "decolam, voam, aterrissam..." Irão
sempre dizer de coisas que não esperavam e que,
muitas vezes, nada têm a ver diretamente com a aviação como
um piano tocando na sala de embarque, um sorteio no vôo, etc.
Assim, a pergunta que
temos que fazer é: "O que o cliente 'NÃO
ESPERA' de nossa empresa? " E não - como todos fazem -
perguntar o que o cliente espera. O que o cliente espera ele está
dizendo a todo mundo e principalmente a nossos concorrentes. Por isso está essa
"mesmice" no mercado. Todas as empresas iguais. Todas fazem as mesmas coisas
que os clientes esperam.
É preciso surpreender o
cliente fazendo o que ele não espera!
Assim, reúna seu pessoal
e tente descobrir o que o seu cliente "não
espera" de sua empresa. Tente pensar além das
coisas óbvias que um cliente deseja de sua empresa.
Em seguida dê a ele essa surpresa e com certeza. Só assim
você o tornará um
seu vendedor ativo.
Pense nisso. Sucesso!
Por Luiz Marins