O bom profissional de vendas preocupa-se com a
realização do sonho do cliente, mas também com o consumo consciente. A maior
pergunta que qualquer profissional de vendas deve responder é: - Qual a real necessidade
ou desejo do meu cliente?
Essa descoberta é à base de todo o processo de
abordagem. Lidar com as objeções e facilitar o fechamento do negócio.
O cliente compra basicamente por dois motivos:
1. Por que precisa, ou;
2. Por que deseja.
Sua geladeira quebrou? Você precisa comprar outra,
não há como ficar sem a cervejinha gelada, correto? A NECESSIDADE é mãe do
consumo.
Nessa hora o cliente estará mais disposto a
pesquisar e demonstra interesse em conhecer melhor os benefícios e real
desempenho de determinado produto. Por isso fuja da pergunta - "Posso ajudar?"
para - "Qual a sua real NECESSIDADE?"
Será que a antiga geladeira já comportava o tamanho
da família? Quais os hábitos alimentares, frequência de compra, que tipo de
alimento que ele consome que necessita de cuidados especiais. Na verdade, você
não está vendendo uma geladeira, mas sim uma NECESSIDADE de conservação de
produtos para uma determinada realidade familiar.
Agora quando o cliente deseja e quer porque quer a
abordagem pode e deve ser diferente. Se a NECESIDADE é a mãe do consumo, o
DESEJO é a sua fada madrinha. Seu objetivo é descobrir qual o SONHO DE CONSUMO
daquela pessoa, mas seja ético e não o faça gastar mais do que pode.
O SONHO NÃO DEVE VIRAR PESADELO!
O bom profissional de vendas preocupa-se com a
realização do sonho do cliente, mas também com o consumo consciente. Perceba os
sinais de compra. O quanto ele já sabe e quais as reais razões pelo desejo
daquele produto especificamente.
Foque o valor do investimento e não foque só o
preço como fator de diferenciação, demonstre o valor agregado do produto, seus
benefícios e resultado final. Ninguém compra uma máquina fotográfica. Compramos
o registro de momentos incríveis seja com a família, amigos em momentos de
viagem, lazer ou confraternização.
Com vimos PRECISAR é uma coisa, DESEJAR é outra.
Descubra qual a real motivação de compra do seu
cliente e na fase da ABORDAGEM conduza toda a negociação considerando esses
fatores. Com o tempo e a prática você aprenderá que o importante não é só
vender, mas sim vender com lucratividade para você e sua empresa e satisfação
para o seu cliente.
Outro ponto importante é fazer as perguntas certas.
Esse é o único modo para fazer um bom levantamento de necessidades dos
clientes. Somos treinados a fazer belíssimas exposições dos nossos produtos e
serviços, apresentar nossa empresa como uma das melhores do mercado, nosso
incrível preço e condições de pagamento e só no final, só no final perguntar o
que o cliente acha de tudo isso. No final o seu discurso já cansou.
Faça perguntas que cultive o interesse do cliente
por seus produtos. Sugiro que você pergunte qual a necessidade do cliente e
qual solução ele espera antes de gastar tempo e saliva descrevendo o quão é
maravilhoso comprar de você.
Só se faz um bom levantamento de necessidades com
um diálogo e não com um monólogo. Isso significa direcionar a sua conversa não
a um roteiro padronizado e fechado, mas sim a perguntas abertas onde o cliente
pode expor seus anseios e visualizar na sua pessoa alguém que tem interesse
genuíno em ajudar e não a tirar um pedido.
A abordagem é um momento único onde o cliente está
disposto e lhe dar informações valiosas para que você consiga montar seu plano
de ação e melhor estratégia para atendê-lo. A fase da abordagem é a alma da
venda, onde se cria uma relação de confiança entre vendedor e comprador. É o
chamado momento da verdade.
E a verdade como sabemos sempre tem dois lados!
Por Paulo Araújo