É uma autorização dada pelo Município,
por um prazo de até 90 dias para as seguintes atividades:
- Venda de
frutas da época, lenha, mudas e galhos de pinheiro.
- Feiras e
eventos, parques de diversões, circos, espetáculos pirotécnicos e shows
nacionais e internacionais. Fale conosco
por meio dos nossos contatos: (51) 3289-7327 ou pelo e-mail:
escritoriodeeventos@portoalegre.rs.gov.br
O interessado em solicitar o documento
deverá se dirigir à Seção de Licenciamento de Ambulantes da Coordenação de
Promoção Econômica (CPE) com o Formulário para Requerer
Autorização preenchido e documentação solicitada.
Seção de
Licenciamento de Ambulantes da Diretoria de Promoção Econômica
Endereço: Travessa do Carmo, 84
Dias e Horários de atendimento: segundas,
terças, quintas e sextas-feiras, das 9h às 16h
Telefone: (51) 3289-6710
E-mail: ambulantes@smic.prefpoa.com.br
Para imprimir o formulário para pedir a Licença ou Autorização Especial (com
instruções de preenchimento e relação de documentos necessários): Clique aqui
Informações e
Documentos Necessários para Solicitar Autorização Especial:
1. Nome do evento;
2. Nome completo ou Razão Social de
quem realizará (promoverá) o evento;
3. Número do CNPJ da empresa que
realiza ou promove o evento; ou nº do CPF, se pessoa física;
4. Nome completo da pessoa responsável
legal pelo evento;
5. Número do CPF do responsável legal
pelo evento;
6. Número do R.G (Carteira de
identidade) do responsável legal pela empresa promotora do evento;
7. E-mail para contato e envio de
documentos;
8. Fone para contato com a empresa ou o
responsável;
9. Marcar se o evento ocupará área
pública, privada ou as duas. E, no caso de ocupar área pública, informar se
haverá comércio de bebida alcoólica; Ainda nesse item, deverá ser indicada a
área total utilizada no evento. Nesse campo deve ser considerada toda a área
destinada e ocupada pelo evento e o público que irá participar, transitar e
consumir no interior da área destinada ao evento e não apenas a área ocupada pelos
equipamentos e estruturas físicas,
10. Descreva o tipo de evento ou
atividade a ser desenvolvida; E, indique a previsão, em números, de público;
11. Descreva a estrutura do evento
mencionando os equipamentos que serão utilizados, como estandes, máquinas
mecânicas, elétricas ou eletrônicas, tablados, palcos, geradores,... que serão
utilizados para realização do evento/atividade;
12. Indicar o endereço onde se
realizará o evento;
13. Indicar a data do início e do
término do evento;
14. Explicitar o horário de realização
do evento;
15. Nome de uma pessoa que trabalhará
como representante do responsável pelo evento no local do evento;
16. Número do CPF da pessoa que
trabalhará como representante do responsável no local do evento;
17. Data da solicitação e entrega do
requerimento, que, para a SLAA deve ser de no mínimo 15 dias úteis;
18. Assinatura do responsável;
19. Anexar documentos conforme
instruções de acordo com o tipo de Evento:
EVENTOS
TIPO EXPOSIÇÕES E FEIRAS:
a) Cópia do CNPJ;
b) Cópia do contrato social ou registro
de firma individual;
c) Cópia do RG e CPF do representante
legal da empresa;
d) Cópia do RG e CPF da pessoa
autorizada no local do evento;
e) Relação de expositores com o Nome /
CNPJ / Produtos;
f) Contrato de locação ou autorização
firmada pelo proprietário da área / local onde ocorrerá o evento, com firma
reconhecida;
g) Anotação de Responsabilidade Técnica
(ART) do responsável técnico pela montagem da estrutura do evento e, se
necessário,
da parte elétrica, acompanhados dos
devidos Laudos Técnicos;
h) Alvará válido do Corpo de Bombeiros
do local onde se realizará o evento e protocolo de solicitação do Alvará dos
Bombeiros específico do evento caso o alvará do local não esteja atualizado ou
não seja compatível com o tipo de evento;
i) No caso do evento possuir alguma
operação de alimentação, é necessário apresentar os documentos relativos à empresas/pessoas
que produzirão a alimentação para serem analisados, principalmente àqueles que
não têm alvará válido para a atividade alimentícia, pela Secretaria Municipal
de Saúde.
EVENTOS TIPO ESPETÁCULOS CIRCENSES OU
SIMILARES:
a) Contrato de locação ou autorização
firmada pelo proprietário da área / local onde ocorrerá o evento, com firma
reconhecida;
b) Autorização de uso ou documento
equivalente, quando se tratar de utilização da área pública, a ser emitida pelo
órgão responsável pela área;
c) Laudo técnico firmado por engenheiro
devidamente habilitado no CREA, versando sobre a estrutura geral do circo e das
condições de segurança aos assistentes do espetáculo circense, com o respectivo
prazo de validade, acompanhado da Anotação de Responsabilidade Técnica -
ART/CREA;
d) Laudo de prevenção e segurança
contra incêndio com a respectiva ART/CREA, devidamente liberado pela Divisão de
controle da Secretaria Municipal de Urbanismo - DCON/SMURB;
e) Protocolo de solicitação do Alvará
do Corpo de Bombeiros específico para o evento;
f) Liberação, mediante documental
hábil, do Departamento Municipal de Água e Esgotos- DMAE;
g) Cópia do CNPJ;
h) Cópia do RG e CPF do representante
legal da empresa;
i) Cópia do contrato social.
EVENTOS
TIPO PARQUES DE DIVERSÕES E SIMILARES:
a) Contrato de locação ou autorização
firmada pelo proprietário do imóvel no qual será instalada a atividade, com
firma reconhecida;
b) Autorização de uso ou documento
equivalente, quando se tratar de utilização de área pública, a ser emitida pelo
órgão responsável pela área;
c) Laudo técnico firmado por engenheiro
devidamente habilitado no CREA, versando sobre as condições de segurança e
prazo de validade por equipamento, com a respectiva especificação técnica de
cada equipamento, respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica - ART/CREA e
capacidade máxima de cada equipamento;
d) Laudo de estabilidade Estrutural
junto com a Anotação de Responsabilidade Técnica ART/CREA liberada pela Divisão
de Controle da Secretaria Municipal de Urbanismo - DCON/SMURB;
e) Laudo de prevenção e segurança
contra incêndio com a respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica ART/CREA,
devidamente liberado pela Divisão de Controle da Secretaria Municipal de
Urbanismo DCON/SMURB;
f) Para parques fixos, Alvará do corpo
de bombeiros. Para os temporários, o protocolo de solicitação do alvará dos
bombeiros;
g) Cópia do CNPJ;
h) Cópia do contrato social ou registro
de firma individual;
i) Cópia do RG e CPF do representante
legal da empresa;
j) Alvará de folha corrida judicial e
atestado de antecedentes dos dirigentes e dos responsáveis legais;
k) Comprovante de pagamento do IPTU
(para áreas privadas), ou termo de anuência (para áreas públicas);
l) Croqui de localização e logística
dos equipamentos;
m) Declaração de equipamentos
sanitários a serem disponibilizados;
n) Comprovante de acessibilidade a
pessoas portadoras de deficiência;
o) Comprovante de disponibilização de
brigada de incêndio;
p) Comprovante de permissão da
Secretaria Municipal de Saúde - Equipe de Vigilância de Alimentos - SMS/EVA no
caso de haver equipamento para preparação de alimentos;
q) Comprovante de Comunicação com a
EPTC e Brigada Militar informando do evento.
EVENTOS TIPO ESPETÁCULO PIROTÉCNICO:
a) Alvará concedido pela Delegacia de
Armas e Munições - DAME/RS (Delegacia de Armas e Munições) à empresa
realizadora do show pirotécnico;
b) Licença da DAME/RS para a realização
do show pirotécnico para o qual está sendo solicitada a autorização especial;
c) Cópia do contrato entre a empresa
realizadora do show pirotécnico e o contratante, com firma reconhecida;
d) Cópia do contrato social (ou
declaração de firma individual ou estatuto) da empresa realizadora do show
pirotécnico e da contratante;
e) Cópia do CNPJ da empresa realizadora
do show pirotécnico e da contratante;
f) Cópia do RG e CPF do representante
legal da empresa realizadora do show pirotécnico e da contratante;
g) Relatório técnico da empresa
responsável pelo show, constando dados quanto ao material a ser utilizado,
equipamento de segurança, etc;
h) Blaster pirotécnico do profissional
responsável pelo serviço;
i) Quando a solicitação para realização
do espetáculo pirotécnico versar sobre a utilização de área pública, como
parques e praças, deverá ser apresentada autorização prévia da Secretaria ou
órgão público correspondente;
j) Cópia do alvará de localização da
empresa do show pirotécnico, quando se tratar de empresa de fora do município
de Porto Alegre.
k) Alvará de Prevenção e Proteção do
Corpo de Bombeiros (APPCI) válido.
EVENTO TIPO OUTROS ESPETÁCULOS OU QUE NÃO
SE ENQUADRAM NA CLASSIFICAÇÃO ACIMA:
a) Cópia do CNPJ do organizador;
b) Cópia do contrato social ou registro
de firma individual;
c) Cópia do RG e CPF do representante
legal da empresa;
d) Cópia do RG e CPF da pessoa
autorizada no local do evento;
e) Relação de expositores com o Nome /
CNPJ (ou CPF, se pessoa física) / Produtos;
f) Contrato de locação ou autorização
firmada pelo proprietário da área / local onde ocorrerá o evento, com firma
reconhecida;
g) Anotação de Responsabilidade Técnica
(ART) do responsável técnico pela montagem da estrutura do evento e, se
necessário, da parte elétrica, sonorização, iluminação, capacidade de público,
etc., acompanhado dos devidos Laudos;
h) Alvará válido do Corpo de Bombeiros
do local onde se realizará o evento;
i) Protocolo de solicitação do Alvará
do Corpo de Bombeiros específico para o evento;
j) Croqui de localização e logística
dos equipamentos;
k) Declaração de equipamentos
sanitários a serem disponibilizados;
l) Comprovante de acessibilidade a
pessoas portadoras de deficiência;
m) Comprovante de disponibilização de
brigada de incêndio;
n) Comprovante de comunicação com EPTC
e Brigada Militar informando do evento.
OBSERVAÇÕES:
1. Encaminhar o formulário preenchido e
todos os documentos válidos que devem acompanhá-lo, conforme a classificação,
no mínimo 15 (quinze) dias úteis antes do Evento.
2. Para Parques de Diversões, a
antecedência mínima deverá ser de 30 (trinta) dias.
3. O Alvará de Localização e
Funcionamento do local solicitado, quando em área não pública, deve ser válido e
deve permitir atividade comercial no local
4. Após análise do pedido, conforme o
caso e para garantir a viabilidade e segurança na realização do Evento, poderão
ser exigidos outros documentos além dos listados, assim como esclarecimentos
sobre detalhes do Evento.
Para acessar as declarações,
requerimentos e formulários - clique AQUI
Outros casos:
Seção de Licenciamento de Ambulantes da Coordenação de promoção Econômica
(CPE)
Seção de Licenciamento de Ambulantes da CPE
Endereço: Travessa do Carmo, 84
Dias e Horários de atendimento: segundas, terças, quintas e
sextas-feiras, das 9h às 16h
Telefone: (51) 3289-6710
E-mail: ambulantes@smic.prefpoa.com.br
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre
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