Institucional Consultoria Eletrônica

Dois empreendimentos abrirão mais de mil empregos perto de Porto Alegre


Publicada em 04/08/2019 às 16:00h 

Preparação do terreno da antiga Mu-Mu para erguer loja Atacadão já começou às margens da RS-040

Dois novos empreendimentos vão abrir mais de 1,1 mil novas vagas de emprego ainda em 2019. Serão filiais das redes Atacadão (grupo Carrefour) e Havan (do empresário catarinense Luciano Hang) em Viamão, próximo a Porto Alegre.

Somente o hipermercado da rede francesa deve movimentar cerca de 950 vagas, sendo 650 novos postos (diretos e indiretos) e outras 300 vagas temporárias, segundo o grupo. A empresa já deu início às obras na área da antiga fábrica da Mu-Mu, fechada desde 2014, localizada na parada 42, na RS-040. O investimento na filial do Atacadão é de R$ 70 milhões. O projeto prevê área construída de 16 mil metros quadrados, totalizando cerca de 30 mil m² com estacionamento para 350 veículos em vagas cobertas e descobertas, além das docas para embarque e desembarque de produtos. 

O local já está sendo preparado para a construção do canteiro de obras e a retirada da estrutura já existente no terreno. A obras devem durar cerca de 150 dias, com inauguração prevista para o fim do ano. Duas outras matrículas do terreno devem abrigar, futuramente, um centro comercial com lojas e cinema e um condomínio residencial.


Filial da Havan fica pronta em novembro/2019

A Havan vai construir sua unidade às margens da rodovia, em terreno de mais de 8 mil m², localizado em frente a um seminário religioso. O investimento da rede de Luciano Hang é de R$ 25 milhões, com promessa de gerar 180 empregos diretos e outros 150 indiretos. O empreendimento deve ficar pronto até novembro.

O projeto ainda prevê um estacionamento no subsolo para 650 vagas. A construção ocorre em trecho com grande fluxo de motoristas, seguindo o mesmo modelo da filial anunciada para Esteio, também na Região Metropolitana e às margens da BR-116.

O prefeito de Viamão, André Pacheco, comenta a rapidez com que foram realizados os trâmites para a abertura da rede catarinense. "Em 42 dias, todas as certidões e documentos necessários foram emitidos, tempo que a própria Havan considerou um recorde", afirmou Pacheco.

A empresa, de acordo com o prefeito, não fez exigências sobre a área escolhida, mas pediu que a prefeitura negociasse com os sindicatos de comerciários e lojistas locais para assegurar a abertura das lojas em feriados. O acordo deliberado em assembleia manteve o fechamento das lojas em somente três datas: Natal, Ano-novo e 1° de Maio, como já previsto na convenção dos comerciários.

A abertura das duas grandes redes "traz expectativa otimista para a geração de renda e emprego em um momento ruim para a economia no País inteiro", avalia Pacheco. De acordo com o prefeito, Viamão registrou aumento de 16% em um ano no número de CNPJs emitidos - os dados são do site Empresômetro.

"É uma cidade com muito potencial, sobretudo pela localização", comenta Pacheco, citando que o município está entre as 10 cidades gaúchas que mais crescem na área da construção civil e que a produção agrícola local coloca Viamão entre as cidades que mais abastecem a Ceasa. O município concentra a maior produção de folheosos e de alimentos orgânicos do Estado.

Fonte: Jornal do Comércio do RS



Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050