Na história comercial, a mudança
do comportamento do consumidor, de uma ação centrada nos vendedores para uma
atuação centrada nos compradores, gestores dos mais variados segmentos
comerciais passaram a perceber esta mudança e, intensificaram seus esforços
para compreender como o cliente poderia ser conquistado. Com o fortalecimento
de ações de marketing, envolvimento de outras áreas da empresa e reflexões
sobre o perfil comercial, gradativamente, o cliente passou a receber atenção
especial na pauta de reuniões e, no ano de 2003, a data de 15 de setembro
passou a integrar o calendário comemorativo como Dia do Cliente.
Idealizado pelo consultor gaúcho João Carlos
Rego, esta data representa o compromisso de avaliar como o consumidor é
valorizado em todos os setores. Perceba o quanto cada cliente é fundamental
para a continuidade do seu negócio e responda: quantos recomendariam seus
serviços e produtos para outras pessoas? Quantos são multiplicadores do
atendimento que sua equipe oferece? Qual será o comentário do cliente ao
desligar o telefone após falar com sua equipe de trabalho? Para contribuir com
as respostas para estas perguntas, realize a leitura e aplique as quatro
sugestões para valorizar ainda mais o Dia do Cliente.
Objeto de compra - Você retornaria para um
restaurante, onde embora o atendimento tenha sido perfeito, mas a comida além
de uma aparência horrível também não atendeu suas expectativas? Qual será sua
resposta? E qual o motivo desta resposta? Observe que você não retornaria ao
restaurante em decorrência do produto, ou seja, do objeto de compra. Desta
maneira é importante observar que de acordo com cada desejo de compra, sejam
bens tangíveis, armazenáveis, transportáveis, duráveis ou bens de uso especial,
a operação será distinta, pois a compra de uma calça jeans é diferente, por
exemplo, da aquisição de um perfume. Quanto mais você conhecer o objeto de
compra, maior a oportunidade de demonstrar conhecimento ao cliente.
Objetivos de compra - Conhecer o comportamento
do consumidor é um processo que está em evolução e permite refletir que os
objetivos de compra possibilitam exercitar a abordagem com o cliente, além de
gerar importante aprendizado sobre o perfil do consumidor. Perceba que alguns
clientes apresentam como objetivo de compra, a aquisição de um automóvel por
necessidade de deslocamento, entretanto, outras pessoas realizam a compra de um
automóvel por status. Reconhecer os objetivos de compra permite compreender que
o ser humano possui atenção seletiva para reter aquilo que interessa e cria uma
defesa para aquilo que não interessa. Seu cliente demonstra atenção para sua
abordagem comercial e atenção a sua apresentação?
Observar quem participa da compra - Em toda
família há uma pessoa que exerce o papel de iniciação da compra. Porém, em
muitas ocasiões, a pessoa não é o responsável diretamente pela aquisição do
produto ou serviço. Observar quem participa, interfere e apresenta influência
na decisão da compra é um importante diferencial para compreender que este
processo ocorre por estágio do ciclo de vida da família, autonomia dos filhos,
antecedentes culturais e classe social.
Operações necessárias para compra - Note que o
sentimento de pós-compra pode provocar uma redução no valor da marca, gerada
pela insatisfação com o uso do produto ou do serviço. Com atenção para este
item, perceba que as operações de compra envolvem decisões sobre a marca,
forma, quantidade e prazo de entrega. Observe que para algumas pessoas, o cliente
é um chato, entretanto, para outros profissionais o cliente é exigente, pois
alguns fatores negativos no atendimento ou no produto ao serem constatados pelo
consumidor geram enorme insatisfação.
Certa vez, ouvi de um empresário lojista uma
excelente definição: "o meu desafio como membro ativo do movimento lojista
é o de jamais levar stress para o cliente". Observe que interessante
definição para valorizar ainda mais o Dia do Cliente. Quantas pessoas ao
contrário de encantar, assustam com o péssimo atendimento telefônico. Você
conhece alguma empresa assim? As quatro sugestões acima apresentadas são
aplicadas por profissionais que querem tomar o dia 15 de setembro um momento
especial para demonstrar como a organização está preocupada com a satisfação de
seus clientes. Empresas com esta preocupação buscam através da missão, visão e
valores, demonstrar na prática, compromisso com a comodidade do cliente e a
facilidade.
Por Dalmir Sant'Anna