Institucional Consultoria Eletrônica

Quem é o dono das abóboras?


Publicada em 11/09/2019 às 14:00h 


Conta-se uma estória que há muitos anos João e Pedro, que moravam no interior, eram vizinhos, grandes amigos e pequenos agricultores que viviam do que plantavam.

Suas propriedades tinham as divisas demarcadas por cercas de arame, bem precárias.

Certo dia, João que tinha plantado alguns pés de abóboras em seu terreno, porém próximo à divisa com o terreno de Pedro, observou que os ramos foram crescendo e invadiram a propriedade de Pedro.

João entendia que as abóboras eram suas, pois foi ele quem plantou e os pés de abóboras estavam em seu terreno.

Pedro entendia que as abóboras que estavam em seu terreno eram suas.

Depois de muita discussão o assunto foi para a justiça, que decidiu que cada um era dono das abóboras que estavam em seu terreno.

João, não conformado com a sentença judicial, resolveu arrancar todas as raízes que estavam em seu terreno. Resultado, João e Pedro ficaram sem as abóboras.

Lições: contextualizando, em nosso dia-a-dia, muitas vezes em nosso trabalho não compartilhamos algum conhecimento específico com o nosso colega. Nosso egoísmo "não permite" auxiliar o nosso colega de labuta. Logo, quem perde é o nosso setor, o nosso departamento, a nossa empresa. E mais, assim como na estória das abóboras, a tendência é de você e seu colega perderem.

Semelhantemente, pode ocorrer com as empresas. Não dividem conhecimento, equipamentos, etc., com a empresa vizinha "por ser seu concorrente" e ambos podem perder.

Onde moramos, como temos agido com nossos vizinhos? De forma colaborativa?!

Quando somos egoístas e não repartimos o nosso conhecimento, a nossa ferramenta, etc., o que podemos esperar do nosso colega? Certamente, que ele guardará para si o conhecimento e não repartirá conosco. Logo, o que num curtíssimo prazo possamos imaginar que saímos ganhando por não dividir, certamente, em médio e longo prazo iremos constatar que ambos saímos perdendo.

Em resumo, estamos vivendo em um tempo que cada vez mais não podemos ser egoístas, exclusivistas. A palavra de ordem é PARCERIA.

Vamos ser menos egoístas e mais parceiros?!!!



Marcone Hahan de Souza

Contador e Administrador - Professor Universitário

Sócio da M&M Assessoria Contábil






Sobre o(a) colunista:



Marcone Hahan de Souza

Administrador e Contador. Sócio da M&M Assessoria Contábil.



Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050