Institucional Consultoria Eletrônica

Desmistificando a Motivação


Publicada em 26/11/2019 às 09:00h 

Um fantasma que sempre ronda as empresas é a falta de motivação, tanto dos funcionários, como dos próprios empresários. Mas, afinal, o que é motivação? Como conseguir empregados motivados?


Motivar é ter motivos. Ter motivos para trabalhar, para se dedicar, para se comprometer, para querer vencer e aprender.
É a própria pessoa que se motiva – uma pessoa desmotivada é uma pessoa sem objetivos próprios, que será dirigida pelos motivos alheios. O que a empresa deve e pode fazer é criar condições necessárias à motivação, ou seja, criar um clima em que as pessoas se sintam motivadas a empreender e fazer o necessário.


Estou lançando um livro com esse título. "Desmistificando a Motivação - no trabalho e na vida" onde apresento 90 temas para pensar e se motivar pela razão.


A discussão hoje é saber o que é motivação, os desafios de estar motivado em tempos difíceis, motivação e a definição de objetivos e metas, além de motivação e reconhecimento. Como e por que motivar pessoas é hoje um enorme desafio. Motivação não é emoção. Muitas pessoas  dizem ter assistido a uma palestra de motivação, ficado uma semana motivadas e em seguida voltarem a ser o que sempre foram. O problema é que elas ficam emocionadas e não motivadas. Motivação são motivos
” que eu tenho que compreender pela razão. 


E uma pessoa, para vencer os desafios do mundo em que vivemos, precisa aprender a perder, a livrar-se da influ
ência do mau humor e das pessoas negativas, saber distinguir entre desejo e necessidade.

Assim, empresas motivadoras têm pessoas motivadas e só pessoas motivadas poderão vencer, pois elas sabem os "motivos" para sua ação e não ficam esperando para ver o que acontece.


Pense nisso. Sucesso.

Por Luiz Marins






Sobre o(a) colunista:



Autor: Luiz Marins - Antropólogo. Estudou Antropologia na Austrália (Macquarie University) sob a orientação do renomado Prof. Dr. Chandra Jayawardena (Sri Lanka) e na Universidade de São Paulo (USP) sob a orientação da Profa.Dra. Thekla Hartamann, autor de mais de 13 livros.
E-mail:
anthropos@anthropos.com.br



Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050