Institucional Consultoria Eletrônica

Canoas (RS) - Primeiro município a aderir ao Cidade Empreendedora


Publicada em 12/12/2019 às 16:00h 

Programa tem foco na melhoria do ambiente de negócios nos municípios gaúchos

Canoas é o primeiro município do Rio Grande do Sul a assinar o contrato de adesão ao Projeto Cidade Empreendedora, junto ao Sebrae RS.

"Nos preocupamos muito em dar condições para que os empresários e todos cidadãos possam empreender e desenvolver a cidade como um todo. Quando conhecemos o Cidade Empreendedora, identificamos rapidamente muitas soluções que toda Prefeitura necessita. Tenho certeza de que esta parceria com o Sebrae RS colocará Canoas em outro patamar de desenvolvimento, facilitando a vida dos empresários e fortalecendo a cultura empreendedora do canoense", destaca o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato.

A vice-prefeita do município, Gisele Uequed, também destacou a importância do projeto como forma de impulsionar o empreendedorismo da região. Para ela, "o Cidade Empreendedora vem ao encontro da visão estratégica que temos para a cidade, desde a educação financeira e empreendedora de nossos jovens já na escola até a desburocratização dos processos legais. Temos certeza de será importantíssimo para o desenvolvimento de Canoas".

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, a gestão pública é fundamental para o crescimento econômico regional. "Vamos colaborar para que os entes públicos sejam mais produtivos e eficazes em suas ações junto às comunidades. O Cidade Empreendedora cria uma estratégia de atuação e sua implementação serve como uma importante ferramenta para o incentivo ao empreendedorismo local", destaca o Godoy.

Com um investimento de R$ 5 milhões, a iniciativa promove a implantação de políticas de desenvolvimento por meio de 10 eixos: os Priorizados, que são Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora; e os Personalizados, que tratam dos temas, Plano de Desenvolvimento Econômico, Valorização das Empresas Locais, Fomento ao Crédito, Inovação, Turismo e Inspeção Municipal. 

A força dos pequenos negócios

Os pequenos negócios têm uma importância fundamental no desenvolvimento econômico. Eles representam 98,3% das empresas do Estado, 32,6% do PIB e 48,6% dos empregos formais gerados, segundo dados da Receita Federal de 2019.

Já a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM RS) de 2018 mostra que os empreendedores representam 31,6% da população de 18 a 64 anos, correspondendo a mais de 2,4 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul. A mesma pesquisa aponta as políticas governamentais e o apoio financeiro como um empecilho para seus negócios. Dessa forma, o Programa Cidade Empreendedora está fundamentado na atual necessidade dos empreendedores gaúchos.

Fonte: Sebrae/RS


Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050