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Checklist das tarefas do vendedor


Publicada em 03/02/2020 às 09:00h 

A execução das tarefas do dia a dia do profissional de vendas podem e devem ser aprimoradas, desde que o mesmo saiba quais são elas e como efetivá-las. Segue abaixo as atividades típicas das funções de um vendedor:

·  Capacitar-se

·  Analisar o perfil dos clientes e suas necessidades

·  Estudar os produtos e serviços que vende

·  Exercitar argumentação sobre produtos e serviços

·  Conhecer técnicas de comunicação, vendas e negociação

·  Avaliar os produtos/serviços dos concorrentes e fazer comparações de modo a desenvolver argumentos de reforço para os seus produtos e serviços

·  Desenvolver opções de oferta de produtos e serviços para cada cliente

·  Prospectar Mercado

·  Pesquisar fontes para novos clientes e formas de atraí-los

·  Ler revistas/publicações do seu setor de atividade

·  Frequentar reuniões e eventos em que possa haver clientes potenciais

·  Listar clientes a serem contatados

·  Criar roteiros de visitas antes de sair a campo

·  Fazer ligações regulares para buscar novos clientes

·  Abrir Oportunidades

·  Preparar, estudar e treinar novas formas de abordagem

·  Buscar novos clientes por intermédio do telefone ou em campo

·  Fazer apresentações da empresa, demonstrar e explicar produtos

·  Treinar roteiros de apresentação

·  Exercitar a comunicação e formas de expressão

·  Desenvolver relações

·  Entrevistar os clientes para saber suas necessidades

·  Prestar orientação sobre produtos e serviços

·  Contatar ex-clientes ou clientes inativos

·  Respeitar os horários agendados para contatos

·  Retornar todas as ligações e chamadas recebidas

·  Dar feedback prontamente às solicitações de amostras/catálogos

·  Responder de imediato às cotações e tomadas de preços

·  Ajudar a escolher as melhores opções para o cliente

·  Manter Vínculos

·  Pesquisar as novas necessidades dos clientes atendidos

·  Procurar saber das mudanças internas dos clientes e suas formas de decisão de compra

·  Fazer visitas e realizar contatos regulares com os clientes atuais

·  Acompanhar o uso e o consumo adequado do que vende

·  Atualizar o cadastro de clientes e cadastrar novos

·  Manter organizados os materiais de trabalho

·  Acompanhar as propostas e orçamentos apresentados

·  Ter sempre consigo folhetos e cartões de visita atualizados

·  Elaborar relatórios de atividade que todos entendam

·  Colher informações sobre os problemas dos clientes

·  Fidelizar Clientes

·  Acompanhar o nível de satisfação dos clientes em relação aos produtos/serviços

·  Fazer questão de receber pessoalmente as reclamações de clientes

·  Acompanhar as providências relativas às reclamações

·  Dar retorno aos clientes mesmo quando os casos forem mais complexos

·  Manter os clientes informados para evitar que a frustração deles aumente a gravidade das reclamações.


A medida que o profissional perceber cada atividade que realiza como vendedor, compreenderá melhor em que precisa dedicar mais atenção e, mais que isso, terá maior possibilidade de tomar iniciativas para melhorar o seu desempenho.

Por Soeli de Oliveira






Sobre o(a) colunista:



Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de Varejo,Vendas, Motivação e Atendimento - E-mail: soeli@sinos.net - Fone: (51) 9674-8677 - Novo Hamburgo – RS.



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