Institucional Consultoria Eletrônica

Uva torna região de Altos Montes um celeiro de empreendedores no RS


Publicada em 08/03/2020 às 16:00h 

União de vinícolas de Flores da Cunha e de Nova Pádua coloca as cidades na rota do enoturismo

A serra gaúcha vive, entre janeiro e março, um período de muita demanda de trabalho. Isso se deve à vindima, como é chamada a época de colheita da uva. E a região de Altos Montes, que compreende Flores da Cunha e Nova Pádua, é uma das que mais registra fluxo de caminhões com as frutas - já que concentra uma das maiores produções do Brasil.

Os vinhos finos de Altos Montes, aliás, a partir deste ano, ganharão um selo de Indicação de Procedência (IP) - solicitação feita em 2012. Isso dará credenciais à bebida, cujo processo passa pela plantação de espaldeiras, erguidas de forma que não façam sombra, entre 600 m e 800 m de altitude. "Essa característica (de insolação) deixa o vinho com mais estrutura, mais potente", explica Giovani Fabian, 30 anos, sócio da Vinícola Fabian.

Altos Montes quer virar destino turístico alternativo ao Vale dos Vinhedos. Foi criada, inclusive, a Associação das Vinícolas de Vinhos Finos de Altos Montes, com 10 marcas participantes. "A nossa união gera fortalecimento. E a relação entre os empreendedores foi melhorando ao longo das gerações. Trocamos muita ideia", afirma Débora Molinari Viapiana, 28, sucessora na Vinícola Viapiana.

Para os turistas que querem ver de perto toda a função ao redor da uva, começou na última sexta-feira e segue até 1º de março a Fenavindima, no Parque da Vindima Eloy Kunz, em Flores da Cunha. Giovani e Débora participarão de algumas edições da Prova dos Dez, evento promovido aos sábados para que o público deguste os rótulos originais da terra.

A fruta, para a dupla, dá sentido à vida de suas famílias. Ambos cresceram e se desenvolveram em torno dos cachos. A Fabian surgiu em 1985 e produz, anualmente, 70 mil garrafas de espumantes e vinhos. A Viapiana veio um pouco mais tarde, em 1986, e sua produção atinge 120 mil garrafas ao ano. Eles não herdaram apenas as técnicas do modo de fazer as receitas de seus pais e avós. O brilho nos olhos é tão forte quanto o de fundadores de negócios.

Quando o negócio cresce exponencialmente

Filipe é da quarta geração da Panizzon, negócio que adquiriu características de indústria

Quem passa pela rua da Vinícola Panizzon, em Flores da Cunha, já tem uma ideia da dimensão do negócio. O número de caminhões carregados com uva provoca congestionamento nesta época de vindima. A marca tem capacidade para produzir 40 milhões de garrafas por ano, entre todas as bebidas.

Filipe Panizzon, 31 anos, da quarta geração do negócio, narra com orgulho a trajetória da família. Ao passar pela casa que pertencia a seus antepassados, conta que os Panizzon começaram como agricultores, vendendo a colheita para uma cooperativa.

Até que, certo dia, a entidade não pôde pagar pela uva, e eles fizeram o próprio vinho. Foi a virada de jogo. Agora, a empresa tem 53 mil metros quadrados de área construída, vende para todo o Brasil e deve começar a exportar para o Paraguai.

"Não temos mais para onde expandir", orgulha-se. O jeito foi adquirir, recentemente, a antiga fábrica dos refrigerantes Bonanza. A linha da Panizzon é quase toda automatizada. Entra a garrafa vazia de um lado e sai encaixotada do outro.

Em um espaço especial da vinícola, um memorial guarda itens marcantes dos últimos 60 anos. Ali, Filipe expõe como é sua relação com a empresa. "Vejo que não é um trabalho que venho para fazer minhas tarefas, ir para casa e esquecer. Trabalho pelos produtores, por mim, por todo mundo que está aqui dentro", diz.

A Panizzon também faz parte da Associação das Vinícolas de Vinhos Finos de Altos Montes, da qual Filipe é o atual presidente.

 

Cuidado que garante a qualidade da bebida servida na garrafa

Roberta Boscato faz somente controle biológico em seu vinhedo.

O vinhedo de sete hectares na região de Nova Pádua e as 335 mil garrafas produzidas por ano são a realização do sonho de Inês e Clóvis Boscato, fundadores da vinícola que leva o sobrenome do casal. Especialista em vinhos finos, a empresa, hoje, é administrada pela segunda geração da família. "O sonho da minha mãe era fazer o próprio vinho, e meu pai era técnico em enologia, dava assistência para outras vinícolas. Depois que eles se casaram, ela viu que ele realmente tinha o dom de fazer vinho", conta Roberta Boscato, 44 anos, filha do casal e sucessora na administração da empresa.

A relação da agrônoma com a fruta começou ainda na infância com o avô, que comercializa uvas na região. "Trabalhava com ele desde os seis anos de idade, praticamente nasci agrônoma", conta Roberta, que também é graduada em Enologia, sommelier e professora.

Há 37 anos no mercado, o objetivo da Boscato, garante Roberta, não é produzir grandes volumes, mas sim manter a qualidade dos vinhos finos que são fabricados a partir do vinhedo da família e de produtores parceiros supervisionados. O diferencial da marca é garantido, segundo ela, pelos atributos geográficos da região. "A nossa produção é toda de vinhos finos, mais tintos que brancos, justamente para aproveitar a potencialidade do terroir", explica.

A colheita é feita manualmente, sem uso de máquinas. Nesse processo, Roberta diz que é realizada uma seleção dos frutos para assegurar o melhor resultado final. "Não trabalhamos com nenhuma esteira, nem caminhão. As caixas, individualmente, são lavadas e esterilizadas. A colheita acontece cacho a cacho e há uma análise prévia de maturação e mais 15 pontos de qualidade. Esses cuidados fazem com que a gente consiga um ponto de maturação e uma cor diferenciada dos vinhos", explica. E a Boscato, segundo ela, não usa pesticidas na plantação nem esterco para manter os nutrientes do solo. O controle de pragas é feito por meio de controle biológico, e a adubação é verde, ou seja, acontece com o plantio de flores e leguminosas. "Isso resulta em uma produção menor, mas, em compensação, mantém esse equilíbrio." 

Plantado há 20 anos com mudas certificadas vindas da Itália, o vinhedo da Boscato é, de acordo com Roberta, uma prova da aptidão da região para o plantio da uva. "É uma relação muito íntima que a planta tem que ter com o solo e com o clima para chegar nesse equilíbrio. Não é só a planta, não é só o solo, não é só o clima. É o terroir, o conjunto dessas três bases, associadas ao manejo", pondera.

O local pode ser visitado em eventos especiais organizados pela empresa, como os sunsets - celebrações ao pôr do sol -, de onde é possível ver as cidades vizinhas da Serra.

A sede da vinícola, que fica a dois quilômetros do vinhedo, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h45min. A visitação, nos fins de semanas, acontece mediante agendamento prévio. Além dos pontos em Nova Pádua, a empresa tem uma sede em Caxias do Sul, a Adega Boscato.

Siga o nosso roteiro

Comece fazendo a Prova dos Dez vinhos da Associação das Vinícolas de Vinhos Finos de Altos Montes, na Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e depois as visite. São elas:

·   Casa Venturini

·   Mioranza

·   Fabian

·   Valdemiz

·   Luiz Argenta (não deixe de almoçar no restaurante Clô)

·   Terrasul

·   Boscato

·   Fante

·   Panizzon

·   Viapiana 

Fonte: Jornal do Comércio do RS/GeraçãoE.com/Isadora Jacoby e Mauro Belo Schneider

Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050