Institucional Consultoria Eletrônica

RLP (Retail Liquidity Provider): o que é e como funciona?


Publicada em 22/12/2020 às 12:00h 


A oferta RLP é uma forma relativamente recente de negociação na bolsa de valores. Ela começou a ser realizada no Brasil em agosto de 2019 e passa por um período de teste de um ano, no qual são avaliados os efeitos dela para os investidores e instituições.

Por ser algo recente e não tão popular, muitos investidores e especuladores ainda não conhecem a ferramenta e não sabem como ela funciona. Apesar de ser nova no Brasil, o RLP já é presente em outros países - a bolsa de Nova Iorque, por exemplo, o utiliza desde 2012.

Que tal conhecer as vantagens que o RLP pode trazer para as suas movimentações na renda variável? Continue a leitura e descubra o que é e como funciona o RLP!


O que é RLP?

Como você notou no título deste artigo, a sigla RLP se refere a um termo em inglês: Retail Liquidity Provider. Em português, ele pode ser entendido como provedor de liquidez para o varejo - fazendo referência a uma de suas características principais.

A novidade gerada por ele é a possibilidade dos bancos de investimentos atuarem como contraparte em negociações de compra e venda na bolsa. Ou seja, eles podem realizar a compra ou a venda na renda variável, trazendo mais liquidez para os clientes.

No período de teste, o RLP é aplicado apenas para derivativos. Mais especificamente, minicontratos futuros de índice e de dólar. Antes de virar uma possibilidade real, o tema passou por uma consulta pública realizada pela B3 no mês de dezembro de 2018.

O cliente que solicita a oferta RLP permite que o banco de investimento garanta ordens de execução a preços iguais ou melhores do que os apresentados pelo book de ofertas. O valor não fica disponível no mercado antes da negociação.

A ideia é facilitar que as ordens a mercado sejam executadas em melhores condições, trazendo mais liquidez para os clientes e evitando também o fracionamento. Ou seja, pode ficar mais fácil e rápido realizar negociações a preços competitivos.


Como funciona o RLP?

Como mostrado, o objetivo do Retail Liquidity Provider ou RLP é dinamizar o mercado - aumentando ainda mais a liquidez com a qual os investidores e especuladores podem contar. Em outros países, ele já se aplica a diversos ativos e derivativos.

Então, embora tenha começado de forma restrita em minicontratos futuros, pode haver a possibilidade de o RLP ser ampliado no Brasil. O funcionamento dela visa agregar à rotina das pessoas que enfrentam dificuldades para negociar derivativos a um preço único.

Quando dependem do book de ofertas, muitas vezes acontece de precisar fracionar a liquidação da sua ordem de compra ou venda. Assim, uma quantidade é negociada a determinado preço e outra parte tem valor diferente.

Com o RLP o próprio banco de investimentos pode participar da negociação. Logo, é possível que ele faça uma oferta de preço único, evitando fracionar sua ordem e trazendo liquidez para os clientes a partir da própria carteira do banco.

Nesse contexto, a instituição financeira atua como agente ofertante no mercado - podendo estar tanto na compra quanto na venda dos contratos. Para isso, é preciso sempre garantir um valor igual ou melhor do que o do topo do book de ofertas.

Assim, o cliente não corre risco de fechar negócio com o banco de investimentos a partir de um valor menos vantajoso. O RLP só pode ser utilizado para ordens emitidas no tipo preço a mercado. Ele se torna público depois da negociação finalizada.


Quais são as vantagens de ter RLP ativo?

O uso do RLP deve ser autorizado pelo cliente para que o banco de investimento possa atuar como contraparte da negociação. Então, será que é vantajoso fazer essa escolha?

A modalidade pode trazer alguns benefícios. Confira algumas destas vantagens a seguir!

Regras para organização

Uma das vantagens do RLP é que sua utilização se dá de forma muito organizada no Brasil. Há uma série de regras que visam manter a segurança do sistema financeiro e proteger os investidores ou especuladores.

Uma das regras é que a oferta RLP é usada apenas para pessoas físicas, ou seja, clientes de varejo. Além disso, a instituição bancária só atua como compradora ou vendedora quando o próprio cliente autoriza esse tipo de transação.

Também há um limite de volume para contratos negociados por RLP. Durante o período de teste, a limitação considerou o percentual de 15%, mas ele pode ser modificado ao longo do tempo a depender das avaliações feitas.


Liquidez

A liquidez está entre as principais vantagens do RLP no mercado financeiro. Afinal, aumentar a agilidade nas negociações é exatamente um de seus objetivos centrais. Logo, é um benefício para investidores e especuladores que desejam mais rapidez na liquidação das ordens na renda variável.


Melhores preços

Outro benefício de utilizar a oferta RLP é ter mais confiança em relação a conseguir o melhor preço a mercado. Como você viu, a instituição bancária deve oferecer um preço igual ou melhor do que a condição mais vantajosa do book de ofertas.

Esta é uma importante vantagem para o cliente, que conta com liquidez e consegue um preço único nas suas negociações. Desse modo, evita-se fracionar a ordem em várias negociações e encontrar um preço médio diferente.


O RLP vale a pena?

Considerando as possibilidades e os benefícios do RLP, ele pode ser bastante vantajoso - especialmente em instituições que não apresentam cobranças específicas para o serviço.




Fonte: BTG Pactual




Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050