Institucional Consultoria Eletrônica

Quais as profissões têm direito a Aposentadoria Especial?


Publicada em 26/04/2021 às 09:00h 


Inicialmente, precisamos entender o que é a Aposentadoria Especial?


A Aposentadoria Especial é um benefício previdenciário concedido ao profissional que exerce atividades laborais exposto à agentes nocivos que, ao longo do tempo, podem causar prejuízo à saúde.


Atualmente, para ter direito à aposentadoria especial, o trabalhador precisa comprovar a efetiva exposição aos agentes nocivos, mas nem sempre foi assim e é por isso que é tão importante examinar a vida pregressa do trabalhador, analisando cada vínculo de emprego em conformidade com a legislação de cada período de trabalho.


Até 28/04/1995, bastava comprovar o exercício de algumas profissões que eram previamente enquadradas como especiais. As profissões constavam de uma lista e eram presumidamente especiais.


Hoje em dia não é mais assim, mas ainda podemos utilizar a legislação anterior quando o trabalho foi exercido sob a vigência da lei antiga.


Para os trabalhos exercidos na legislação atual, faz-se necessário comprovar a efetiva exposição ao agente nocivo.


Algumas profissões costumam ser mais propensas ao contato com agentes nocivos. Podemos citar, exemplificativamente, as profissões de médicos, dentistas, enfermeiros, profissionais ligados a área da saúde em geral, veterinários, aeroviários, engenheiros químicos, metalúrgicos, dentre outros que demonstrem a efetiva exposição a agentes nocivos nos contratos de trabalho posteriores a 28/04/1995.


Importante destacar que o contribuinte individual também pode ter direito a aposentadoria especial.


Em um próximo artigo falaremos sobre as provas que podem ser utilizadas para demonstrar o exercício da atividade que dá direito a aposentadoria especial.





Por Cristiane Martins - Advogada Especialista em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho

Proprietária do Escritório Cristiane Martins Advocacia

Site www.cristianeadv.com.br

Instagram @cristianemartinsadvocacia






Sobre o(a) colunista:





Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050