Institucional Consultoria Eletrônica

15 de outubro - Dia do Professor


Publicada em 15/10/2021 às 08:00h 


Neste dia - 15 de outubro - comemoramos o Dia do Professor.


Se formos olhar num ângulo que professor é uma profissão, quanto ao aspecto financeiro, constatamos que é bem menos remunerada que outras profissões como médicos, dentistas, advogados, engenheiros, etc.


Porém, lembre-se que para formação deste profissional (médicos, dentistas, etc.) foram necessários, professores. Muitos professores.


Para mim, professor vai além de uma profissão. É uma espécie de missão. De fazer a diferença na vida dos alunos. De ir além de ensinar, ou seja, com a missão de inspirar. De ir mais adiante de compartilhar conhecimentos. É com a missão de fazer com que o aluno seja capaz de ir muito mais longe.


Há mais de 19 anos entrei para o magistério. Para esse nobre ofício de professor. Atuando na área universitária, além de procurar dividir os conhecimentos nas áreas contábeis e tributária, procuro, na medida do possível, repartir princípios. Num mundo com tanta "picaretagem", reforço, a cada dia, valores como o da ética.


Um dos aspectos que nos dá muita satisfação é quando encontramos ex-alunos que hoje são profissionais de destaque. Alguns são empresários; outros, ocupando posições relevantes nas entidades da sua profissão.


Enfim, ser professor pode não dar muito dinheiro, mas dá satisfação.


Parabéns a todos os professores.


*** Um pouco da história sobre o Dia do Professor ***


De acordo com o site Calendarr.com, as comemorações no dia 15 de outubro como Dia do Professor no Brasil tem sua origem há quase 200 anos. Pois, no distante 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, o então
Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial com a criação do Ensino Elementar no Brasil, onde, através daquela legislação, todas as cidades do país deveriam ter suas escolas de primeiro grau. O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.


As comemorações começaram em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data e também traçar novos rumos para o próximo ano.


A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar por meio do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definiu a razão do feriado como sendo: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".


A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.


Marcone Hahan de Souza

Professor Universitário na Faculdade São Judas Tadeu. Contador e Administrador, Sócio da M&M Assessoria Contábil.


Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!






Sobre o(a) colunista:



Marcone Hahan de Souza

Administrador e Contador. Sócio da M&M Assessoria Contábil.



Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050