Institucional Consultoria Eletrônica

20 de novembro é o Dia do Técnico em Contabilidade


Publicada em 20/11/2021 às 14:00h 

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia do Técnico em Contabilidade.


As origens primitivas da contabilidade datam do início da vida organizada do homem. Mas, em 1494 a contabilidade tem o seu grande marco, com a publicação do "Tractatus de Computis e Scripturis", pelo Frei Luca Pacioli, em Veneza, Itália. Neste tratado, foi explicado o método das partidas dobradas, utilizado até hoje pelos profissionais contábeis.


No Brasil, em 1850, o Imperador D. Pedro II, ao instruir o Código Comercial (que vigorou até poucos anos atrás), citou o guarda-livros como profissional da contabilidade.


Em 1870 houve a primeira regulamentação da profissão contábil, através do reconhecimento oficial da Associação dos Guarda-Livros da Corte, pelo Decreto Imperial nº 4.475, configurando-se, assim, a primeira profissão liberal regulamentada do Brasil.


A primeira escola a estudar contabilidade no Brasil foi a Escola de Comércio Álvares Penteado, de São Paulo, criada em 1902.


Em 1905, a Escola de Comércio do Rio de Janeiro teve o reconhecimento, através do Decreto 1339, de 9 de janeiro, do primeiro curso de guarda-livros no Brasil.


Em 20 de novembro de 1945, portanto há 76 anos, através do Decreto nº 8.191, foi alterada a denominação profissional, passando de guarda-livros para Técnico em Contabilidade.


E agora para comemorar esta data, por solicitação do Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre (entidade na qual fui Vice-Presidente por 9 anos), o município de Porto Alegre, através da Lei 8.766/2001, e o Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei nº 12.278/2005, instituíram o dia 20 de novembro como o dia do Técnico em Contabilidade.


Os técnicos são os profissionais egressos dos cursos profissionalizantes, que têm contribuído fortemente para a contabilidade brasileira.


Sua atuação tem sido marcada como de suma importância para a transparência no mundo dos negócios, com funções em praticamente todas as áreas de contabilidade, exceto algumas poucas atribuições privativas dos profissionais contadores.


Hoje no Brasil temos 155.637 Técnicos em Contabilidade. Destes 12.629 atuam no Rio Grande do Sul, sendo 7.123 homens e 5.506 mulheres. No Rio Grande do Sul, 33,3% dos profissionais contábeis são Técnicos em Contabilidade.


Desde junho de 2015 os Técnicos em Contabilidade não mais puderam obter registro profissional junto aos Conselhos de Contabilidade (CRCs), sendo garantido os direitos de exercício da profissão quanto aos Técnicos já registrados até aquela data.


Parabéns a todos os Técnicos em Contabilidade pelo seu dia.


Marcone Hahan de Souza
Técnico em Contabilidade. Contador. Mestre em Economia, com ênfase em Controladoria. Professor Universitário nas Faculdades Integradas São Judas Tadeu. Sócio da M&M Assessoria Contábil.



Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!






Sobre o(a) colunista:



Marcone Hahan de Souza

Administrador e Contador. Sócio da M&M Assessoria Contábil.



Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050