Institucional Consultoria Eletrônica

Simples Nacional: tratamento das receitas sujeitas a substituição tributária de ICMS


Publicada em 06/05/2022 às 16:00h 


Na condição de substituído tributário do ICMS:


O contribuinte deverá informar essas receitas destacadamente de modo que o aplicativo de cálculo as desconsidere da base de cálculo dos tributos objeto de substituição.


Ressalte-se, porém, que essas receitas continuam fazendo parte da base de cálculo dos demais tributos abrangidos pelo Simples Nacional.




Comércio


As receitas correspondentes à revenda de mercadorias sujeitas à substituição tributária deverão ser informadas no aplicativo de cálculo como "revenda de mercadorias COM substituição tributária", selecionando no list box do tributo ICMS a opção "substituição tributária".




Observações:



· Neste caso não haverá valor a recolher de ICMS próprio referente às receitas que se enquadrem nesta condição.



· Contribuinte substituído é aquele que não é responsável pela retenção do imposto devido que já foi destacado em etapa anterior.




Exemplo: Um comércio adquire produto da indústria para revenda sujeito à substituição tributária de ICMS. O ICMS devido nas operações de saída de mercadorias deste comércio já foi recolhido em etapa anterior pela indústria ou empresa atacadista que está na condição de substituto tributário. No aplicativo de cálculo o comércio informará revenda de mercadorias COM substituição tributária. Desta forma, o aplicativo de cálculo não gerará valor a recolher referente ao ICMS naquelas saídas.




Na condição de substituto tributário do ICMS:



Comércio Atacadista


As receitas correspondentes à revenda de mercadorias sujeitas à substituição tributária deverão ser informadas no aplicativo de cálculo como "revenda de mercadorias SEM substituição tributária".



Indústria


As receitas correspondentes à venda de mercadorias por ela industrializadas sujeitas à substituição tributária deverão ser informadas no aplicativo de cálculo como "venda de mercadorias industrializadas SEM substituição tributária".



Observações:



· Neste caso haverá valor a recolher de ICMS próprio referente às receitas que se enquadrem nesta condição.



· Contribuinte substituto é aquele que é responsável pelo pagamento do imposto devido nas etapas subsequentes. O contribuinte substituto deverá recolher o imposto de responsabilidade própria "por dentro do SN", sendo que o imposto devido de responsabilidade por substituição tributária será calculado nos termos das demais empresas não optantes do SN e recolhido em guia própria.








Fonte: Receita Federal do Brasil






Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!




Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050