É permitida a utilização de até 15% da estrutura para publicidade
institucional
Empresas que queiram instalar parklets em
Porto Alegre podem receber a licença de forma expressa. A Secretaria Municipal
de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) disponibiliza, no site da
prefeitura, um espaço para que a solicitação seja feita de forma on-line. Parklet é o nome da
extensão temporária de passeio público para uso dos clientes.
Desde o decreto nº 21.505/2022 a SMDET ficou
responsável pela regulamentação do processo de instalação e licenciamento dos
equipamentos. Visando facilitar as solicitações das empresas e agilizar o
atendimento, foi criado um formulário on-line para que os interessados
preencham os dados necessários e enviem documentos solicitados para o
e-mail parklets.smdet@portoalegre.rs.gov.br.
"A ocupação de espaços públicos é uma demanda da sociedade, reforçada no
período de pandemia na busca por ambientes abertos. Agrega para os
estabelecimentos, para a cidade, para as pessoas", afirma o secretário Vicente
Perrone.
O processo
é enviado para avaliação de mobilidade da EPTC, que tem prazo de dez dias
úteis para informar sobre a viabilidade. Se favorável, o trâmite segue
para a instalação pela empresa em até 90 dias.
Responsabilidades - É permitida a utilização de até 15% da
estrutura para publicidade institucional. Cabe ao responsável pelo parklet
todos os custos de instalação, sinalização, retirada e remanejamento da
estrutura e dos equipamentos, bem como os danos eventualmente causados a terceiros,
que serão de responsabilidade exclusiva do requerente autorizado. Para
atendimento presencial, o interessado pode ir à Sala do Empreendedor, na av.
Júlio de Castilhos, 120, no centro de Porto Alegre, das 10h às 16h.
Fonte:
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, com edição do texto pela M&M
Assessoria Contábil.
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