O seu negócio está preparado para 2023?
O ano de 2023 está batendo à porta e
desafiando negócios a atuarem em um cenário econômico adverso, com um consumidor
criterioso e novidades que trarão práticas, tecnologias e novas formas de
realizar antigos processos.
Separamos algumas tendências e dicas para
que você possa preparar o seu negócio para o ano que está chegando.
Vamos a elas?
CENÁRIO ECONÔMICO 2023
Ainda
em recuperação após a pandemia de Covid-19 e enfrentando os impactos da guerra
da Ucrânia, a economia mundial deve passar por 2023 com restrições. Fatores
como a alta da inflação e dos juros em países europeus e nos Estados Unidos e a
perspectiva de desaceleração ao redor do globo terão impactos no Brasil. Por
aqui, espera-se que 2023 seja marcado pela reversão do ciclo de aperto
monetário do Banco Central. Na prática, isso significa que a taxa Selic pode
voltar a cair e, assim, levar a uma redução no custo do crédito, favorável aos
empréstimos e financiamentos, por exemplo.
PIB: a projeção de alta para o Produto
Interno Bruto é de 1,6% em 2023.
Inflação: em 2023 a inflação oficial é projetada em 4,7%.
Dólar: a moeda dos Estados Unidos deve se manter em R$ 5,20 em 2023.
O
CONSUMIDOR DE 2023
Em 2023, os sentimentos deverão ter muito impacto no mercado, mas de que
sentimentos estamos falando?
Percepção do tempo
Apatia
Esperança
Motivação cautelosa
E o perfil dos consumidores?
Antecipadores: avessos às incertezas, os antecipadores buscam estabilidade.
Novos românticos: buscam fortalecer laços afetivos, reavaliando prioridades.
Inconformados: questionam problemas sociais e são movidos por valores.
Condutores: criaram novos hábitos a partir da pandemia e buscam novas
experiências.
DIGITALIZAÇÃO CONTÍNUA: EIXOS EM DESTAQUE
Por meio do estudo global "Top Strategic IoT Trends and Technologies Through
2023" da Gartner, novas tecnologias e o aprimoramento de algumas já existentes
irão impulsionar a inovação digital em diversos setores. Algumas das principais
tendências para 2023 são:
Tendência: Digital First
Tendência: tudo conectado, a disseminação da IoT
Tendência: realidade virtual e aumentada para pequenas empresas
Tendência: desafios e oportunidades com avanço da IA
Tendência: possibilidades abertas com o 5G
Tendência: privacidade e acesso a dados
A
ERA DA EXPERIÊNCIA
Uma pesquisa da Zendesk indica que 75% dos
consumidores estão dispostos a pagar mais em produtos e serviços que
proporcionem boas experiências. Essa é uma tendência que traz resultados e
demanda constantes novas ações dos negócios.
Tendência: experiências híbridas e fluidas
Tendência: humanização e personalização do atendimento
Tendência: UX, a experiência do usuário no centro das estratégias
GESTÃO
DO FUTURO: DESAFIOS DE 2023
Os novos comportamentos, tecnologias e
experiências projetadas para 2023 devem ter impactos na gestão e trazer
desafios. Entre eles, está o maior foco nas pessoas, sejam consumidores ou
colaboradores, o que irá demandar novas estratégias para oferecer o que eles
realmente precisam em termos de produtos, serviços, ambiente de trabalho e
cultura dos negócios. Sua gestão está preparada?
Confira a seguir!
Tendência: foco no cliente
Tendência: experiência dos colaboradores
Tendência: adaptabilidade da cultura do negócio
Tendência: comunidade e comunicação
Fonte: Sebrae
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