Institucional Consultoria Eletrônica

Tendências para preparar o seu negócio para 2023


Publicada em 29/12/2022 às 10:00h 

O seu negócio está preparado para 2023?


O ano de 2023 está batendo à porta e desafiando negócios a atuarem em um cenário econômico adverso, com um consumidor criterioso e novidades que trarão práticas, tecnologias e novas formas de realizar antigos processos.


Separamos algumas tendências e dicas para que você possa preparar o seu negócio para o ano que está chegando.


Vamos a elas?


CENÁRIO ECONÔMICO 2023



Ainda em recuperação após a pandemia de Covid-19 e enfrentando os impactos da guerra da Ucrânia, a economia mundial deve passar por 2023 com restrições. Fatores como a alta da inflação e dos juros em países europeus e nos Estados Unidos e a perspectiva de desaceleração ao redor do globo terão impactos no Brasil. Por aqui, espera-se que 2023 seja marcado pela reversão do ciclo de aperto monetário do Banco Central. Na prática, isso significa que a taxa Selic pode voltar a cair e, assim, levar a uma redução no custo do crédito, favorável aos empréstimos e financiamentos, por exemplo.


PIB: a projeção de alta para o Produto Interno Bruto é de 1,6% em 2023.



Inflação: em 2023 a inflação oficial é projetada em 4,7%.



Dólar: a moeda dos Estados Unidos deve se manter em R$ 5,20 em 2023.



O CONSUMIDOR DE 2023



Em 2023, os sentimentos deverão ter muito impacto no mercado, mas de que sentimentos estamos falando?



Percepção do tempo



Apatia



Esperança



Motivação cautelosa



E o perfil dos consumidores?



Antecipadores: avessos às incertezas, os antecipadores buscam estabilidade.



Novos românticos: buscam fortalecer laços afetivos, reavaliando prioridades.



Inconformados: questionam problemas sociais e são movidos por valores.



Condutores: criaram novos hábitos a partir da pandemia e buscam novas experiências.


DIGITALIZAÇÃO CONTÍNUA: EIXOS EM DESTAQUE



Por meio do estudo global "Top Strategic IoT Trends and Technologies Through 2023" da Gartner, novas tecnologias e o aprimoramento de algumas já existentes irão impulsionar a inovação digital em diversos setores. Algumas das principais tendências para 2023 são:



Tendência: Digital First



Tendência: tudo conectado, a disseminação da IoT



Tendência: realidade virtual e aumentada para pequenas empresas



Tendência: desafios e oportunidades com avanço da IA



Tendência: possibilidades abertas com o 5G



Tendência: privacidade e acesso a dados



A ERA DA EXPERIÊNCIA


Uma pesquisa da Zendesk indica que 75% dos consumidores estão dispostos a pagar mais em produtos e serviços que proporcionem boas experiências. Essa é uma tendência que traz resultados e demanda constantes novas ações dos negócios.



Tendência: experiências híbridas e fluidas



Tendência: humanização e personalização do atendimento



Tendência: UX, a experiência do usuário no centro das estratégias



GESTÃO DO FUTURO: DESAFIOS DE 2023


Os novos comportamentos, tecnologias e experiências projetadas para 2023 devem ter impactos na gestão e trazer desafios. Entre eles, está o maior foco nas pessoas, sejam consumidores ou colaboradores, o que irá demandar novas estratégias para oferecer o que eles realmente precisam em termos de produtos, serviços, ambiente de trabalho e cultura dos negócios. Sua gestão está preparada?


Confira a seguir!



Tendência: foco no cliente



Tendência: experiência dos colaboradores



Tendência: adaptabilidade da cultura do negócio



Tendência: comunidade e comunicação








Fonte: Sebrae





Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!




Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050