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O golpe tá aí... Cai quem quer?


Publicada em 21/08/2023 às 16:00h 

A Apesar dos esforços das instituições financeiras e de pagamentos na implementação de mecanismos para combater a atuação de golpistas nos seus canais, os métodos de fraudar as operações também se desenvolvem, exigindo atenção redobrada da população. O primeiro passo para se proteger é conhecer os golpes mais praticados. Por isso, o Expresso MEI traz uma lista das fraudes mais comuns, com dicas para diminuir eventuais chances de sucesso dos criminosos. Confira a seguir.


MAQUININHA DE CARTÃO



Este é um dos golpes mais conhecidos de quem utiliza cartão de débito ou crédito no comércio. Ao passar o cartão, é importante conferir o valor da compra antes de digitar a senha. Confira também se o dispositivo não está danificado. Em casos de delivery, se o portador da maquininha pedir para passar o cartão novamente, confirme se a transação não foi realizada antes de devolver o dispositivo. Também é importante se atentar a eventuais cobranças de taxas que não foram informadas anteriormente.


FALSO PRESENTE



Neste caso, o golpista se passa por uma empresa e comunica, por telefone, mensagem ou pessoalmente, a entrega de um presente. No entanto, para receber o mimo, o usuário terá que pagar uma taxa de entrega com cartão de crédito. Geralmente, esse tipo de golpe acontece perto do aniversário da vítima ou em datas comemorativas. Não pague taxas de entregas daquilo que não comprou ou de pacotes cujo remetente você não saiba quem seja!


GOLPE DO MOTOBOY



Geralmente, o golpista alega trabalhar em uma instituição financeira ou de pagamento e faz alertas sobre compras e clonagem, solicitando a senha e a retirada do cartão do usuário - ou ainda o envio deste pelos correios. É importante ressaltar que as instituições financeiras não retiram cartões na residência, nem recebem pelos correios, tampouco solicitam senhas, exceto nos canais oficiais. Dessa forma, não entregue o cartão a terceiros e jamais informe ou digite senhas no telefone. Caso descarte o cartão, corte o chip.


ROUBO DE DADOS (PHISHING)



Neste golpe, os criminosos fingem ser funcionários das instituições e pedem para que o usuário acesse links enviados por mensagens de texto, WhatsApp ou e-mail para resolver irregularidades da conta. A melhor maneira de se proteger contra essa tentativa de fraude é não clicar em nenhum link de mensagens suspeitas e instalar um bom antivírus em todos os dispositivos. Outro hábito recomendado é atualizar com regularidade suas senhas de apps, e-mails e sites. Evite usar a mesma senha e acessar os sistemas e aplicativos que exigem senhas em computadores ou Wi-fi públicos.


TROCA DE CARTÃO



O golpista observa o usuário digitando a senha, alega que a compra foi recusada, pede para que passe novamente o cartão e faz a sua troca de forma quase que imperceptível. A dica é sempre conferir os dados do cartão e observar se não há ninguém vendo a digitação da senha. Indica-se também que o próprio titular passe o cartão na maquinha e nunca o perca de vista. Ao perceber que houve a troca do cartão, entre em contato imediatamente com a instituição.


FALSA CENTRAL DE ATENDIMENTO



Por telefone, golpistas simulam uma falsa central de atendimento da instituição para descobrir informações dos clientes, declarando que teve uma tentativa de clonagem do cartão ou que precisa confirmar uma determinada compra. Ao receber ou fazer ligações, nunca informe senha, código de segurança, validade e número de cartão. Também não compartilhe códigos de acesso recebidos por SMS, e-mail ou WhatsApp.


ROUBO/FURTO DE CELULAR


Com o celular em mãos, os golpistas conseguem acessar todas as informações dos usuários. Para evitar dor de cabeça, habilite o WhatsApp para validação via Face ID (reconhecimento facial), assim, você evita autenticações de terceiros. Inclua também senha na tela de bloqueio e ative a biometria facial (ou digital) no celular. Ative também a autenticação de dois fatores em apps/e-mails e não salve ou anote senhas no aparelho.


GOLPE DO WHATSAPP



Os golpistas tentam solicitar informações do cartão via WhatsApp. Nunca passe informações ou clique em links e sempre entre em contato com os canais oficiais da instituição para identificar a veracidade das informações.


BOLETO FALSO



Outro golpe comum é o envio de boleto falso por e-mail ou pelo correio. Por isso, antes de fazer o pagamento, confira o nome do beneficiário e as demais informações do boleto. Em caso de dúvidas, entre em contato com o canal oficial do beneficiário. Por fim, a última dica para se proteger dos golpistas é sempre se manter atualizado sobre as possíveis abordagens criminosas.






Fonte: Fecomércio SP





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