Institucional Consultoria Eletrônica

Empreendedorismo: plano de negócios e capacitação são essenciais para montar a própria empresa


Publicada em 14/02/2024 às 10:00h 

Com a chegada de um novo ano, os sonhos que não saíram do papel no passado, ressurgem. E abrir o próprio negócio está na lista de vários brasileiros

De acordo com o economista e professor da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP) da Universidade de Pernambuco (UPE), Sandro Prado, o primeiro passo é preparar um plano de negócios.

"O empreendedor vai planejar o que vai abrir, transformar isso num plano e colocar de forma esmiuçada todas as estratégias de marketing que vai utilizar, todo o seu plano financeiro de quanto vai gastar, e todos os fornecedores", destacou.  

O plano de negócios, ressaltou Sandro, nada mais é do que pensar o seu negócio antes de abri-lo e colocar no papel os detalhes para que sejam analisados os pontos fortes e fracos do empreendimento.  

Ele destacou, também, que apesar da redução significativa do número de desempregados em 2023, existe uma grande parcela da população que está sem trabalho e que busca empreender por necessidade.


"Essas pessoas acabam fazendo pequenos empreendimentos. Só que hoje, diferente do passado, muitas pessoas optam por fazer isso de forma eletrônica, ou seja, no e-commerce. O comércio eletrônico proporcionou que muitas pessoas empreendessem, mas em meios digitais, onde se tem um capital inicial para começar muito menor", mencionou.

Sazonalidade do mercado

Segundo o analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE), Senyr Arruda, para abrir um empreendimentoé importante observar a sazonalidade do mercado.

"Isso quer dizer que existem produtos e serviços que têm vendas intensificadas no início de ano ou conforme datas comemorativas (dia das mães, mês das noivas e assim por diante). Então, o empreendedor deve ficar atento a essa sazonalidade e observar o comportamento de seu consumidor para abrir o negócio de forma estratégica, na época do ano certa e com o planejamento mais assertivo possível", disse.

Para capacitar o pequeno negócio, o Sebrae disponibiliza uma série de cursos, palestras e oficinas, além de consultorias personalizadas subsidiadas. "O empreendedor que se capacita, realiza consultorias e reestrutura o negócio apresenta mais chances de ter um negócio saudável e lucrativo", acrescentou.


Segundo a instituição, as áreas de saúde e bem-estar; tecnologias inovadoras; alimentação saudável e sustentável; e negócios digitais, são os melhores setores para empreender em 2024.

Realização de um sonho

A empreendedora e psicólogaYane Merik, viu seu sonho se tornar realidade ao abrir a loja de roupas Merik, no bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Além das vendas presenciais, o estabelecimento também atende via instagram e WhatsApp.

Inaugurado em setembro de 2023, o local comercializa blusas, saias, calças e vestidos voltados, principalmente, para o público evangélico. O foco da loja é no segmento "moda modesta", estilo que valoriza peças que cobrem o corpo e são mais compostas.


Segundo Yane, o planejamento para a abertura da loja começou em junho/2023. "Em 2023 a gente realmente bateu o martelo e disse 'vamos abrir a loja'. Eu trabalhava antes em outras empresas, porque eu sou psicóloga de formação e trabalhava em RH. Terminei uma pós-graduação esse ano para atender também na área clínica, mas o sonho daqui da loja sempre foi muito gritante em mim", comentou.

De acordo com Yane, empreender é achar uma solução para um problema. "Essa questão de empreender é dor de cabeça, não é fácil, mas o que faz meus olhos brilharem é quando as clientes saem daqui felizes e satisfeitas. Para mim não tem dinheiro no mundo que pague isso, essa sensação de eu ver que meu objetivo está sendo cumprido", disse.

Em 2024, Yane pretende expandir as vendas on-line e fazer outros cursos voltados à área de empreendedorismo, inclusive no Sebrae.  

Capital para começar

Em muitos casos, problemas financeiros impossibilitam a realização do sonho de abrir o próprio negócio. Com isso, instituições financeiras realizam empréstimos de capital de giro e pessoal para aqueles que pretendem abrir ou ampliar o empreendimento.

Fonte: Folha de Pernambuco, com edição do texto pela M&M Assessoria Contábil





Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!




Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050