Durante o processo,
é preciso avaliar os riscos envolvidos, a sinergia entre diferentes operações
e, acima de tudo, a valorização de mercado da empresa à venda
Alguns empreendedores sonham desde o dia
número um com a venda ou junção de seu pequeno empreendimento a grandes
corporações ou investidores interessados.
A prática, muito comum ao mercado, é
descrita pela sigla M&A (Mergers & Acquisitions, ou fusões e
aquisições, em tradução livre), e descreve um movimento que é, muitas vezes,
estratégico do ponto de vista competitivo.
O processo envolvendo uma fusão ou
aquisição, porém, não é algo trivial. É preciso avaliar os riscos envolvidos, a
sinergia entre diferentes operações e, acima de tudo, a valorização de mercado
da empresa à venda, de modo que o empreendedor não saia no prejuízo ao assinar
um contrato de compra e venda que desvalorize sua empresa.
A importância de um passo a passo
estruturado é ainda maior entre as pequenas e médias empresas e startups, que
muitas vezes carecem de documentação e organização fiscal ou de uma assistência
profissional durante o processo, dada a natureza de suas operações mais enxutas
e sem aparato regulatório ou estruturas a que muitos investidores esperam ter
acesso.
Pensando nisso, Judith Piza Varandas, sócia
da Setter, consultoria especializada em M&As, detalhou os principais pontos
de atenção para empreendedores e proprietários de micro e pequenas empresas e
startups que buscam vender seus negócios, da seleção de documentos e
organização fiscal aos detalhes envolvendo os novos sócios e donos.
O passo a passo para uma fusão e aquisição
Organize as contas
Para a especialista, o primeiro passo está
na organização financeira do negócio. "É preciso que a empresa tenha suas
informações financeiras organizadas, assertivas, completas e de fácil acesso,
começando pelo histórico até aqui", recomenda.
Além disso, é importante ter dados sobre o
momento atual, incluindo, por exemplo, qual é a rentabilidade do negócio, e
entender quais são as alavancas de crescimento para o futuro.
"Esses três pilares são essenciais para um
processo de M&A: histórico, momento atual e projeção futura", diz.
Entenda o seu objetivo
No caso de uma fusão ou aquisição, a pressa
pode ser a grande inimiga da negociação. De acordo com Judith, é comum que
empreendedores acelerem o processo em busca de encurtar caminhos para obter
recursos externos para o negócio.
Contudo, a falta de clareza em relação aos
objetivos e a pressa para a venda prejudica o acordo e, muitas vezes, leva o
empreendedor a firmar detalhes que não trazem qualquer vantagem.
"Entrar em um M&A com urgência,
precisando de capital no curtíssimo prazo, não é saudável para o processo
e pode fazer com que detalhes importantes sejam ignorados - prejudicando
o resultado da transação", afirma.
Sendo assim, a fórmula para um M&A
bem-sucedido, ela afirma, começa com o empreendedor tendo clareza sobre seus
objetivos, seja ele a venda total da empresa, a captação recursos para crescer,
ou fazer uma fusão.
Além disso, é importante que haja um
alinhamento entre os sócios sobre os objetivos da venda, definindo ainda o
papel que almejam após a transação - se todos querem sair, ou se algum sócio
deseja permanecer - nesse último caso, a definição de papéis após a
conclusão do M&A é fundamental.
Tenha clareza sobre o valor da empresa
Uma organização financeira eficiente
permite uma avaliação fiel da empresa. Por essa razão, o arranjo contábil
pré-operação se faz necessário.
Com uma auditoria rigorosa, é possível
avaliar/valorar os ativos da empresa, para que o valor de mercado durante um
M&A seja o mais próximo da realidade.
No caso das PMEs, que sofrem com problemas
como a mistura de finanças pessoais e empresariais e ausência de indicadores
claros para mensuração de resultados, uma pesquisa de mercado e concorrência
também podem auxiliar no processo - e cooperar para que o valor estabelecido seja
justo.
Conheça bem seu comprador
A especialista recomenda uma análise
cuidadosa dos investidores e possíveis compradores da empresa ou, ainda, dos
novos sócios envolvidos em uma fusão.
Avaliar com cautela o histórico dos novos
sócios e compradores pode determinar a confiabilidade da transação, além de
detalhes como eficiência, trabalho em equipe e reputação.
"Uma dica importante é conversar com outras
empresas que já foram compradas por esse investidor, caso haja esse histórico,
para entender se ele cumpre o que promete na fase de negociação", diz.
Dimensione os riscos
É crucial que empreendedores envolvidos em
operações de M&A sejam capazes de olhar não apenas para as oportunidades,
mas também para os riscos da transação. Alguns deles incluem a possível
desvalorização da empresa durante um M&A, especialmente se o empreendedor
deixar de lado a gestão do negócio para focar só na negociação.
Problemas culturais e de gestão,
especialmente em operações de fusão, também são comuns, já que é preciso
definir uma nova estruturação envolvendo equipe, atribuições e valores
corporativos.
"Empresas que não conseguem se integrar
adequadamente, acabam perdendo valor ou espaço no mercado - seja por um choque
de culturas ou pela falta de alinhamento claro em relação aos objetivos dos
sócios", pontua Judith, que também destaca o vazamento de informações sigilosas
como um risco potencial.
Paciência e flexibilidade
Fusões e aquisições são processos
tipicamente demorados e que exigem adaptações constantes. Por isso, é preciso
que o empreendedor seja flexível e esteja disposto a negociar com cautela e
paciência os termos do acordo.
"O processo de M&A pode ser longo e
desgastante, e envolver momentos de ânimos exaltados de ambas as partes, em
função de interesses opostos na mesa de negociação", afirma.
Nesse cenário, Judith recomenda sempre a
contratação de um assessor financeiro, responsável por conduzir todas as etapas
do processo. Desse modo, ela afirma, o empreendedor reduz os riscos de perder
importantes detalhes envolvendo a gestão do negócio por estar concentrado na
negociação em andamento.
"Além disso, a assessoria jurídica ajuda o
empreendedor a amarrar as pontas do contrato para garantir que não haverá
surpresas no futuro", acrescenta.
Preze pela transparência
Um dos principais riscos envolvendo
operações de M&A está no vazamento de informações sigilosas, algo que pode
prejudicar - ou até mesmo impedir - a conclusão de uma
transação.
Algumas ações podem prevenir episódios como
esse. Entre elas, a criação de termos de confidencialidade estabelecidos desde
o início das negociação, assim como estabelecer um único canal para divulgação
de informações a todos os envolvidos, de sócios a clientes e colaboradores.
Fonte: CNN