A
fidelização de clientes é fundamental para o crescimento de pequenos negócios.
Mas como criar uma relação de confiança que leve os clientes a preferirem seus
produtos e serviços em vez dos da concorrência?
Pensando
em te ajudar nessa jornada, separamos algumas estratégias práticas e orientações
voltadas para a retenção e fidelização dos clientes.
Vamos a
elas?
Oferecer
produtos e serviços de qualidade é o primeiro passo para atrair consumidores,
mas é fundamental desenvolver estratégias para conquistar esses clientes e
fazer com que retornem.
CONHECER
O PERFIL DO CLIENTE
Procurar
compreender quais são as suas necessidades e expectativas em relação aos
produtos e serviços, quais diferenciais eles enxergam na empresa, o quanto eles
estão dispostos a gastar, entre outros.
É possível
traçar esse perfil a partir do cadastro do cliente já na primeira compra,
aplicando um questionário via redes sociais ou enviado por e-mail.
INVESTIR
EM COMUNICAÇÃO
É
importante manter a comunicação com os clientes, atualizando-os sobre as
novidades de produtos e serviços, dando espaço para darem feedbacks,
manifestarem dúvidas e eventuais problemas. Isso pode ser feito via WhatsApp,
redes sociais, bate-papos ao vivo, newsletters ou chatbots.
Uma vez
que a empresa conhece o perfil do seu cliente, deve se conectar a ele de forma
humanizada e personalizada, utilizando uma linguagem com a qual ele se
identifique.
ATENDIMENTO
DE QUALIDADE
Oferecer
treinamentos aos colaboradores para que desempenhem um atendimento de
excelência. Cada cliente deve se sentir único e especial e, para isso, é
preciso ter um time de colaboradores estimulados e criativos.
Isso
fideliza clientes, gera propaganda boca a boca positiva e ajuda a empresa a se
destacar da concorrência.
DIVERSIFICAR
OS MEIOS DE PAGAMENTOS
Em meio a
era da informatização, é inadmissível para uma empresa deixar de fazer uma
venda e até mesmo perder um cliente por não aceitar determinado meio de
pagamento. Deve-se tornar a rotina de cobranças mais acessível, ágil e simples
para os consumidores.
O Pix e os
cartões de crédito e débito são as formas mais comuns de pagamento pela rapidez
na confirmação da transação e a possibilidade de parcelamento.
OFERECER
MOTIVOS PARA RETORNO
Desde o
primeiro contato com a marca, todas as experiências dos clientes devem ser
positivas, favorecendo seu retorno. Como estratégias de apoio, é possível
oferecer incentivos para as próximas compras como descontos, frete grátis,
mimos ou brindes etc.
OFERECER
PROGRAMAS DE FIDELIDADE
Programas
de fidelidade baseados em recompensas são uma tática empregada por inúmeras
empresas. Pode-se utilizar cartões ou aplicativos que permitem aos clientes
obter benefícios exclusivos caso continuem comprando.
SURPREENDER
O CLIENTE
É importante
ir além das expectativas do cliente, surpreendendo-o em todas as etapas de
contato e lembrando-o da marca da empresa. Como exemplos de ações, temos o
oferecimento de brindes ou descontos no mês de aniversário, o envio de brindes
ou cupons de desconto junto a entrega da mercadoria, a entrega com embalagens
personalizadas etc.
Outra
forma de surpreender o cliente é antever suas necessidades, e aqui é necessária
a análise de perfil do cliente, oferecendo soluções que favorecem sua
experiência de compra.
Fonte: Sebrae RS