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Fidelização de Clientes


Publicada em 01/03/2025 às 10:00h 

A fidelização de clientes é fundamental para o crescimento de pequenos negócios. Mas como criar uma relação de confiança que leve os clientes a preferirem seus produtos e serviços em vez dos da concorrência?

Pensando em te ajudar nessa jornada, separamos algumas estratégias práticas e orientações voltadas para a retenção e fidelização dos clientes.

Vamos a elas?

Oferecer produtos e serviços de qualidade é o primeiro passo para atrair consumidores, mas é fundamental desenvolver estratégias para conquistar esses clientes e fazer com que retornem.

CONHECER O PERFIL DO CLIENTE

Procurar compreender quais são as suas necessidades e expectativas em relação aos produtos e serviços, quais diferenciais eles enxergam na empresa, o quanto eles estão dispostos a gastar, entre outros.

É possível traçar esse perfil a partir do cadastro do cliente já na primeira compra, aplicando um questionário via redes sociais ou enviado por e-mail.

INVESTIR EM COMUNICAÇÃO

É importante manter a comunicação com os clientes, atualizando-os sobre as novidades de produtos e serviços, dando espaço para darem feedbacks, manifestarem dúvidas e eventuais problemas. Isso pode ser feito via WhatsApp, redes sociais, bate-papos ao vivo, newsletters ou chatbots.

Uma vez que a empresa conhece o perfil do seu cliente, deve se conectar a ele de forma humanizada e personalizada, utilizando uma linguagem com a qual ele se identifique.

ATENDIMENTO DE QUALIDADE

Oferecer treinamentos aos colaboradores para que desempenhem um atendimento de excelência. Cada cliente deve se sentir único e especial e, para isso, é preciso ter um time de colaboradores estimulados e criativos.

Isso fideliza clientes, gera propaganda boca a boca positiva e ajuda a empresa a se destacar da concorrência.

DIVERSIFICAR OS MEIOS DE PAGAMENTOS

Em meio a era da informatização, é inadmissível para uma empresa deixar de fazer uma venda e até mesmo perder um cliente por não aceitar determinado meio de pagamento. Deve-se tornar a rotina de cobranças mais acessível, ágil e simples para os consumidores.

O Pix e os cartões de crédito e débito são as formas mais comuns de pagamento pela rapidez na confirmação da transação e a possibilidade de parcelamento.

OFERECER MOTIVOS PARA RETORNO

Desde o primeiro contato com a marca, todas as experiências dos clientes devem ser positivas, favorecendo seu retorno. Como estratégias de apoio, é possível oferecer incentivos para as próximas compras como descontos, frete grátis, mimos ou brindes etc.

OFERECER PROGRAMAS DE FIDELIDADE

Programas de fidelidade baseados em recompensas são uma tática empregada por inúmeras empresas. Pode-se utilizar cartões ou aplicativos que permitem aos clientes obter benefícios exclusivos caso continuem comprando.

SURPREENDER O CLIENTE

É importante ir além das expectativas do cliente, surpreendendo-o em todas as etapas de contato e lembrando-o da marca da empresa. Como exemplos de ações, temos o oferecimento de brindes ou descontos no mês de aniversário, o envio de brindes ou cupons de desconto junto a entrega da mercadoria, a entrega com embalagens personalizadas etc.

Outra forma de surpreender o cliente é antever suas necessidades, e aqui é necessária a análise de perfil do cliente, oferecendo soluções que favorecem sua experiência de compra.

Fonte: Sebrae RS








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