A partir de 30/05/2025, agências dos Correios em
todo o país estarão habilitadas para receber os segurados e identificarem se
houve descontos associativos indevidos em seus benefícios
A Previdência Social
e os Correios anunciaram uma parceria para ampliar o atendimento aos
aposentados e pensionistas que ainda não consultaram o INSS para identificar se
houve descontos associativos indevidos em seus benefícios. A partir de 30 de
maio de 2025, 4.730 agências dos Correios em todo o país estarão habilitadas
para receber os segurados, oferecendo um atendimento presencial acolhedor e de
confiança.
O que levar para o atendimento?
O
presidente do INSS, Gilberto Waller, explicou que, para ser atendido nas
agências, o aposentado ou pensionista deve comparecer pessoalmente, levando
apenas um documento de identificação oficial. "Não é necessário levar
contracheque ou comprovante de inscrição. Basta comprovar que é ele mesmo",
reforçou.
Nos
casos em que o beneficiário esteja impossibilitado, o atendimento poderá ser
realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração
devidamente autenticada. Nesses casos, o acesso será restrito à consulta, sem
possibilidade de alterações cadastrais.
Como será o atendimento?
O
atendimento presencial será realizado em uma plataforma específica,
independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total
segurança das informações.
Nas
agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:
-Consultar sobre existência de desconto
-Requerer a contestação de descontos não
autorizados
-Reconhecer a autorização de algum desconto
-Consultar sobre resultado da contestação (15
dias após a entrada)
-Analisar e contestar a documentação
apresentada pela associação
-Imprimir o protocolo, com orientações para
acesso pelo 135 e Meu INSS
Quem deve procurar as agências?
O atendimento
presencial é para quem tem dificuldade ou não consegue usar os canais digitais,
como o aplicativo Meu INSS, ou mesmo ligar para a Central 135. Atualmente, 98%
dos atendimentos do INSS são realizados por esses canais remotos. O
público-alvo do atendimento presencial são cerca de dois milhões de segurados
que procuram as agências.
Os
canais preferenciais para o atendimento aos aposentados continuam sendo o
aplicativo Meu INSS, o site do Meu INSS e a central 135.
O
presidente do INSS reforçou que aqueles que já fizeram o pedido pelo Meu INSS
ou pelo 135 não precisam ir aos Correios e que não há necessidade de correr
para as agências no primeiro dia do atendimento. "Se você for no dia 30 (de aio
de 2025), no dia primeiro, no dia 2, no dia 3, no dia 4 (de junho de 2025), vai
ser atendido da mesma forma", ressaltou Gilberto Waller. "Não há prazo
final para buscar o ressarcimento."
Correios: estrutura pronta para acolher
As
agências dos Correios já contam com estrutura e equipes treinadas, inclusive
com experiência em outras parcerias com o INSS. Cerca de 20 mil atendentes vão
passar por uma capacitação específica para garantir que o atendimento seja
feito com qualidade, respeito e acolhimento.
"A
nossa missão é estar onde muitos não estão, com a porta sempre aberta para
acolher quem precisa", afirmou Juliana Agatte, diretora dos Correios. Segundo
ela, essa parceria reforça o compromisso social da empresa, que está presente
em todo o Brasil.
Nas
agências que já possuem sistema de gestão de filas, haverá uma senha exclusiva
para quem busca os serviços do INSS. Nas demais, será disponibilizado um caixa
exclusivo para esse atendimento, garantindo mais conforto e agilidade.
Onde encontrar as agências habilitadas?
A
lista completa das agências preparadas para esse atendimento estará disponível
nos sites dos Correios e do INSS, além da Central 135.
E quem mora longe de uma agência?
A
Previdência Social e os Correios também estão estudando formas de levar esse
serviço até as localidades mais distantes, por meio de ações itinerantes e
busca ativa. O compromisso é que ninguém fique de fora!
Fique atento!
O
presidente do INSS alertou que ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado
hoje a buscar os beneficiários. "Se alguém bater na sua porta agora é
golpe", disse ele. O beneficiário é quem deve procurar os canais de
atendimento.
Por: Instituto Nacional do Seguro Social, com
edição do texto pela M&M Assessoria Contábil