Mensagens alertam
sobre informações de interesse dos contribuintes, como débitos e programas
disponíveis, entre outras
A Receita
Estadual do RS (RE), vinculada à Secretaria da Fazenda (Sefaz), agora usa
o WhatsApp para se comunicar com empresas e cidadãos do
Rio Grande do Sul. As mensagens buscam enviar alertas aos contribuintes sobre
pendências ou avisá-los sobre oportunidades. O uso do aplicativo foi
oficializado pela Instrução Normativa RE 037/25.
A normativa
oficializa o telefone (51) 3214-5556 como o número oficial da Receita Estadual
do RS. Por meio dele, poderão ser encaminhadas informações sobre novos débitos,
atrasos de pagamentos, programas de autorregularização disponíveis, existência
de mensagens no Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), conclusão de serviços
solicitados ou outras informações necessárias para o cumprimento de obrigações
tributárias e para o esclarecimento de pendências.
"Esse é mais um
instrumento que oferecemos para apoiar as ações de conformidade tributária, na
linha do que tem sido trabalhado pela Receita. Tem um efeito muito importante
para buscar a regularização fiscal, pois comunica os contribuintes sobre
obrigações ainda não resolvidas e oferece a chance de eles ficarem em dia com o
fisco. É uma forma de estarmos mais próximos das empresas e da sociedade e de
oferecermos oportunidades de se regularizarem", explica o subsecretário da
Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.
As mensagens não
substituem canais oficiais, tendo caráter meramente informativo. Os envios
respeitam o sigilo fiscal e a proteção de dados pessoais, de forma que as
orientações encaminhadas são suficientes para que os contribuintes acessem os
canais oficiais.
"Já tivemos uma
primeira experiência enviando avisos sobre o programa de regularização de
débitos, o Refaz Reconstrução, e agora estamos expandindo o conteúdo das
mensagens para outras áreas. Usamos dados do próprio cadastro da Receita e
também do Domicílio Tributário Eletrônico; por isso, é importante que os
contribuintes mantenham seus dados atualizados", detalha a chefe da Divisão de
Relacionamento e Serviços da Receita Estadual, Rachel Krug Einsfeld.
Neste primeiro
momento, o foco são os avisos referentes a ICMS, mas a iniciativa contemplará
os demais impostos estaduais (IPVA e ITCD). A RE pede para que, assim que
receberem as comunicações, os contribuintes verifiquem o nome e o número de
telefone, para confirmar de que se trata de algo verídico. Em breve o perfil
deverá ter o selo de verificação.
Por enquanto, o
número de WhatsApp da Receita Estadual do RS faz apenas envios.
As equipes já planejam para os próximos meses um autoatendimento automatizado,
permitindo que os usuários escolham dentre as opções disponíveis e recebam
respostas sobre dúvidas. Para outro momento, está sendo estudada a
possibilidade também de atendimento humano. Atualmente o canal disponível para
quem precisa enviar questionamentos é o Plantão Fiscal Virtual.
Fonte: Ascom
Sefaz RS