Como identificar o que você não vê e transformar
limitações ocultas em força para liderar melhor.
Na
prática, o ponto cego nada mais é do que a faixa
onde o campo de visão é obstruído ou tem baixa visibilidade. Na liderança é o
que você ignora, são aspectos relevantes que você desconhece, não quer ver ou
precisa ter consciência das suas limitações quando o assunto são as pessoas.
O profissional, por
mais experiente e consciente que seja de sua liderança, não tem absoluto
controle ou visão integral de suas próprias falhas. Por exemplo, você pode
ser uma pessoa muito mais chata e desmotivada do que imagina, ou quem sabe,
poderia obter resultados melhores se soubesse se posicionar diferente junto ao
time. Já pensou nisso? Estes podem ser seus pontos cegos, na verdade,
ponto cego é tudo que outras pessoas enxergam em você, mas que você mesmo não
consegue enxergar.
Trago alguns insights para ajudar a desvendar seus pontos
cegos.
·
Não seja do tipo
"sabe-tudo" e
nem use de taxativas afirmações, sempre predisposto a julgar os outros e impor
suas opiniões como a última palavra sobre qualquer assunto. Não existe erro
maior que estar sempre certo e não estar disponível para ouvir ou mesmo
aprender. O seu jeito de fazer as coisas não é o único jeito e talvez, nem o
melhor jeito de fazer as coisas.
·
Não tape seus ouvidos aos
ruídos.
As críticas são mais que um poderoso antídoto contra a vaidade, são bússolas
para encontrarmos eventuais pontos cegos. Afinal, há uma grande diferença
entre: como queremos ser vistos; como pensamos que somos vistos; e como somos
de fato vistos pelos outros. Portanto, absorver e considerar
as perspectivas de outras pessoas nos ajuda a expandir as possibilidades de
autoconsciência e autoavaliação.
·
Humildade e autoconhecimento. Tenha sabedoria
para pedir conselhos de pessoas competentes. Isso é tão importante quanto
possuir uma visão própria das coisas. Aliás, uma coisa não anula a outra, não
tem relação com inferioridade ou subalternidade, mas com inteligência
e determinação para encontrar as respostas ao desenvolvimento da verdadeira
liderança.
·
Considere a possibilidade de
estar errado.
Se várias pessoas confiáveis apontam um erro seu e você é o único que não acha
que errou, você deve admitir que seu ponto de vista é, no mínimo, tendencioso.
É claro que é possível que você esteja certo e os outros errados, mas ainda
assim é prudente ser aberto às possibilidades.
·
Manter o foco na qualidade dos
seus relacionamentos e não na quantidade. É difícil cuidar de uma rede
exageradamente grande de relacionamentos. Ter clareza
de quem é quem em sua jornada profissional é essencial para
a descoberta dos pontos cegos, há a relação de confiança nisso. compreende?!?!
·
Comunicar com assertividade
investigando quanto à compreensão da sua mensagem, diga aos liderados
que precisa da ajuda deles para mapear seus pontos cegos. Há pessoas dispostas
a ajudar, acredite, mas, podem estar esperando que você se manifeste, pois não
querem desrespeitá-lo oferecendo ajuda. Facilite as coisas para você mesmo.
Como tudo está em
constante movimento, é essencial que você mantenha um processo contínuo de
revisão quanto aos pontos cegos da sua liderança. Oportunize o trabalho em
equipe para compreender e discernir erros, valores, propósitos e metas
individuais e coletivas, obtendo um diferencial competitivo e destacando-se
como um verdadeiro líder. Não passe longos períodos sem ouvir ou dar atenção as
críticas. Entenda que seus liderados e parceiros profissionais não têm como ler
sua mente e somente colaborarão se a iniciativa for sua.
Por fim, lembre-se
que toda carreira profissional é estritamente pessoal, assim, tome as rédeas e
busque o autodesenvolvimento, ninguém pode construi-la em seu lugar: a sua
carreira é indelegável e intrasferível. Empregos vem e vão, mas sua carreira
pertence tão somente a você.
Abraços e
sucesso.
Autora:
Daisy
Blanco CEO
da Escola Corporativa & Coaching, advogada e consultora especialista em
gestão de risco e recuperação de crédito. Mentora para profissionais na área de
cobrança e facilitadora em cursos de negociação, liderança e comunicação.
Mediadora e conciliadora certificada pelo Instituto dos Advogados de
São Paulo (IASP).