Métrica avalia o risco de inadimplência do consumidor com base em seu
histórico financeiro
Refletindo o
histórico e comportamento financeiro, a pontuação de crédito vai de 0 a
1.000. O cálculo considera não só a pontualidade de pagamento de bancos,
mas também de empresas de telefonia, cartão de crédito, água, energia elétrica
e de contas de consumo em geral. Muitos bancos e lojas olham essa pontuação
antes de conceder crédito. Um score alto, por exemplo, facilita o
financiamento de carros e até mesmo a negociação de um aluguel.
"Quando o score
é baixo, as instituições financeiras entendem que existe maior risco de
inadimplência, o que pode gerar dificuldade na aprovação de empréstimos,
financiamentos, abertura de crediários e até na obtenção de cartões de crédito.
Mesmo quando o crédito é aprovado, em muitos casos os juros podem ser mais
altos justamente por causa do risco percebido", Bruna Kusumoto,
especialista em direito do consumidor.
Wesley Brandão,
especialista da Serasa em score, aponta que não existe uma faixa por idade
ou gênero. Esses dados são considerados apenas nas informações cadastrais
do consumidor. Entretanto, o cálculo considera o tempo de relacionamento
com o mercado e, por isso, vemos uma tendência de acordo com a faixa-etária,
já que consumidores mais jovens ainda estão construindo seu histórico de
crédito.
"De modo geral,
a pontuação é calculada a partir de informações do Cadastro Positivo,
histórico de crédito e pagamentos, dívidas em aberto, consultas ao CPF e
dados cadastrais", disse.
A pontuação de crédito é baseada em diversos fatores que
refletem o comportamento financeiro do consumidor. Na Serasa, cada um dos seis
pilares principais conta com um peso específico na composição da
pontuação.
- Hábitos de pagamento de contratos (como empréstimos, parcelamentos, crédito
de crédito e contas de consumo oriundos do Cadastro Positivo): 29%
- Experiência de mercado: 24%
- Dívidas em aberto: 21%
- Busca por crédito e consultas ao CPF: 12%
- Informações cadastrais: 8%
- Quantidade e tempo de contratos de crédito ativos: 6%
Como são divididos os
scores?
Bruna Kusumoto
explica que cada "birô de crédito" possui critérios próprios de
cálculo e bancos de dados distintos, ainda que muitas informações sejam
semelhantes.
"Isso faz com
que um mesmo consumidor possa ter pontuações diferentes em cada serviço. Na
prática, o impacto vai depender de qual birô a instituição financeira consulta
no momento da análise de crédito. Entre os mais utilizados, a Serasa costuma
ser o mais consultado, mas todos têm relevância", apontou.
SPC Brasil e a Boa
Vista são organizações diferentes que prestam serviços semelhantes de proteção
ao crédito. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) é mantido pelas
Associações Comerciais, enquanto a Boa Vista opera o Serviço Central de
Proteção ao Crédito (SCPC), que também é um banco de dados de informações sobre
inadimplentes.
Já a Serasa
Experian é uma empresa brasileira de análises e informações para decisões de
crédito e apoio a negócios. Faz parte do grupo Experian. Ela atua por meio de
acordos com empresas de informações de todos os continentes.
- Serasa
Dentro da pontuação do Serasa, que vai de 0 a mil,
existem quatro categorias de pontuação:
- 0 a 300 - baixa
- 301 a 500 - regular
- 501 a 700 - boa
- 701 a 1000 - muito boa
- SCPC
Já a Boa Vista tem três categorias:
- 0 a 550 - baixo
- 550 - 700 - médio
- 700 a 1000 - alto
Segundo dados divulgados pela Serasa, a média nacional
do Score está em 548 pontos. Esse valor se enquadra na faixa "bom",
que abrange pontuações entre 501 e 700. Já o Estado do Rio de Janeiro possui
média de 540 pontos, também dentro da faixa "bom".
"Um perfil considerado positivo, é dentro da baixa
"bom", que considera 500 a 700 pontos. Em linha
com a média nacional, em geral, os fluminenses contam com boas chances de
cumprir compromissos
financeiros nos próximos seis meses", aponta Wesley Brandão, especialista
da Serasa em Score.
As faixas etárias revelam diferenças significativas no
comportamento de crédito. No Brasil, a população com mais de 65 anos possui a
maior média nacional, com 609 pontos, seguida pelo grupo de 51 a 65 anos, que
registra 584 pontos. Os jovens de 18 a 25 anos possuem a menor média, com 505
pontos.
No Rio, os fluminenses com idade de 18 a 25 anos
também têm a menor média de pontuação de Score, com 472 pontos. A população com
mais de 65 anos possui a maior média, 601 pontos, seguida pelo grupo de 51 a 65
anos, que registra 572 pontos.
Ainda de acordo com a pesquisa da Serasa, 84%
dos brasileiros já consultaram a pontuação de crédito. Entre esse público,
3% dizem consultar o Score na Serasa todos os dias e 35%, uma vez ao mês.
Paguei a minha dívida, o score realmente
aumenta?
Os brasileiros ficaram mais endividados e mais
inadimplentes em agosto, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo (CNC). A proporção de consumidores com contas em atraso
subiu de 30,0% em julho para 30,4% em agosto, maior nível de inadimplência da
série histórica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor
(Peic), iniciada em janeiro de 2010. Há um ano, a proporção de famílias
inadimplentes era de 28,8%.
A fatia de consumidores que afirmaram não ter condições
de pagar suas dívidas vencidas, ou seja, que permanecerão inadimplentes, subiu
para 12,8%. A pesquisa considera como dívidas as contas a vencer nas
modalidades cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito
consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa.
Manter o pagamento das contas em dia é o fator de maior
peso no cálculo do score. Especialista em direito do consumidor, Bruna
Kusumoto explica que sair da lista de inadimplentes é só o começo, a
reconstrução da confiança leva tempo e depende de hábitos financeiros
saudáveis.
"O score, ele não aumenta automaticamente, mas
tende a melhorar ao longo do tempo. Isso porque o histórico de inadimplência
deixa de pesar negativamente, e o comportamento financeiro positivo (como pagar
contas em dia e manter dívidas sob controle) começa a ter mais peso no cálculo
da pontuação. Ou seja, o aumento é gradual e depende dos próximos passos do
consumidor", disse. Ela ainda acrescentou que o nome é retirado
da restrição em até cinco dias úteis após a quitação ou negociação da dívida.
Já Wesley Brandão afirma que depende do método de
pagamento:
"Neste começo de ano, a Serasa lançou a atualização
da ferramenta com o "Score em Tempo Real". Na nova dinâmica,
ficou ainda mais prático regularizar o status financeiro dos consumidores
após a negociação de dívidas: em questão de segundos, quem paga sua dívida
via app da Serasa, por Pix, tem a baixa da negativação na hora e o Score atualiza automaticamente",
explica.
"Já via boleto ou cartão, a baixa da negativação
deve ser informada pelo credor a Serasa em até cinco dias úteis,
possibilitando a movimentação do Score após esse período. Vale dizer que,
a disponibilização da proposta para pagamento das dívidas negativadas via
Pix depende exclusivamente da política do credor, assim como a informação
sobre a baixa da negativação, já que a Serasa atua como banco de dados das
comunicações enviadas pelas instituições parceiras", acrescenta.
Jailson Ribeiro, de 45 anos, conta que já tentou
realizar a compra de um carro duas vezes, mas com o score baixo, ainda não
conseguiu fazer a retirada do veículo.
"Eu sempre sonhei em ter um carro. Já tentei juntar
dinheiro para pagar uma boa quantia na entrada, mas a vida nem sempre foi fácil
comigo. Minha mãe ficou doente, tive que pegar um empréstimo, porque não
podíamos esperar o SUS nos exames. Acabei me enrolando, ficando endividados e
com juros altos rolando", desabafa o montador de móveis.
Ele relata que não fazia ideia do que era o
score e que só se deu conta da importância do indicador quando recebeu o
primeiro não.
"O vendedor chegou falando sobre essa ferramenta.
Disse que estava baixo e que eu não ia conseguir fazer a compra enquanto não
aumentasse. Pedi para me explicar como funciona. Desde então, tento me
reorganizar financeiramente. Está difícil, mas vou conseguir realizar o meu
grande sonho do carrinho", afirmou.
Como ver seu score
- Serasa: pelo site ou aplicativo no celular;
- SPC: no aplicativo no celular ou ou
acessando o Portal do Consumidor;
- Boa Vista: pelo site Consumidor Positivo.
Dicas para manter o nome
limpo
Para Bruna Kusumoto,
bons hábitos criam um histórico financeiro positivo e aumentam a chance de
aprovação em financiamentos e cartões de crédito. A especialista em direito do
consumidor deu algumas dicas de como manter o nome limpo e não ter problemas na
hora de tentar contratar um crédito.
- Pagar as contas em dia: atrasos, mesmo pequenos, podem
impactar o score;
- Evitar o acúmulo de dívidas: manter um bom equilíbrio entre renda e despesas
mostra responsabilidade financeira;
- Negociar débitos antigos: limpar o nome reduz restrições e melhora a
avaliação de crédito;
- Manter dados atualizados nos cadastros: isso aumenta a confiabilidade das
informações;
- Usar crédito de forma consciente: contratar apenas quando necessário e evitar
comprometer grande parte da renda com parcelas.
A reportagem entrou
em contato com o Boa Vista e SPC, mas não obteve retorno. O espaço segue
aberto.
Fonte:
O DIA