Se sua dúvida é em que tipo de negócio ou ramo de atividade abrir uma
empresa, confira nossas dicas e veja qual opção encaixa-se melhor ao seu
perfil.
São vários os tipos
de negócio ou ramos de atividade existentes para montar o seu negócio. Você
pode optar por uma franquia, um escritório em casa, uma empresa familiar, uma
cooperativa ou associação e até mesmo por um comércio eletrônico. Seja como
for, é preciso conhecer a fundo cada tipo de negócio. Entenda, agora, um pouco
mais sobre cada um deles:
Franquia
Antes de decidir por
uma franquia, é preciso verificar se ela atende aos objetivos definidos, uma
vez que escolher o negócio certo aumenta as chances de sucesso. Ser um
franqueado é ser um empreendedor que detém o direito de uso de uma marca já
estabelecida, por meio de contrato firmado com o franqueador (aquele que
desenvolveu o negócio e o transformou em franquia).
Antes de tomar a
decisão de obter uma franquia, é preciso analisar a saúde econômico-financeira
da rede e suas finanças pessoais. Não basta escolher as franquias mais
lucrativas ou conhecidas, é preciso fazer uma análise do negócio para verificar
a compatibilidade com o perfil do empreendedor.
Alguns itens
importantes a serem considerados:
-A sua capacidade de
investimento.
-As habilitações
exigidas.
-A quantidade de
tempo que terá disponível para se dedicar.
-A disponibilidade
na sua região.
-A sua afinidade com
o ramo do negócio e com a marca.
-Pontos que
considere importantes, como o reconhecimento da marca.
Escritório em casa
Começar o negócio em
casa é uma boa alternativa para quem tem poucos recursos para iniciar ou atuar
em uma atividade que pode ser exercida de qualquer lugar. O escritório em casa,
ou home office, permite que o profissional venda ou prepare seus produtos e
serviços em um endereço residencial, o que reduz os custos de manutenção da
empresa e de transporte.
Antes de optar pelo
escritório doméstico, o empreendedor deve verificar se a legislação permite a
realização da atividade em questão no ambiente residencial.
Atuando em casa ou
em um endereço comercial, o novo empreendedor deve ter em mente que o seu êxito
dependerá de muito esforço, planejamento e definição concreta de metas,
objetivos e lucros. Um escritório doméstico permite mais autonomia
profissional, com menores custos, mas também apresenta desvantagens, como o
preconceito do mercado formal.
Empresa
familiar
Empresas familiares
são empreendimentos geridos por uma ou mais famílias, onde a sucessão do poder
decisório é hereditária. Esse tipo de organização tem as suas vantagens, como a
continuidade das diretrizes administrativas e as relações comunitárias e
comerciais decorrentes de um nome respeitado. Por outro lado, mesmo quando a
formação empresarial dos sócios é consistente, podem ocorrer situações que
afetam negativamente a sobrevivência do empreendimento.
Comércio eletrônico
Como estamos vivendo
um momento de migração de compras do mundo físico para o digital, uma loja
virtual pode ser um ótimo negócio. Mas o empreendedor deve ter em mente que a
gestão de um e-commerce é bem diferente da de uma loja física, por isso é muito
importante contar com ajuda profissional para não errar no início.
Fazem falta no
e-commerce um plano de marketing com pesquisas fundamentadas, o investimento em
plataformas de tecnologia de melhor qualidade, a ênfase no atendimento e o
conhecimento do ambiente virtual. Sem preparo, diversos pequenos varejistas
desistem cedo, normalmente por falta de planejamento e conhecimento das
especificidades desse ramo.
Itens a considerar:
-Proteção dos dados
dos clientes.
-Meios de pagamento.
-Logística e tempo
de entrega dos produtos.
-Canal de
atendimento ao cliente.
-Plataforma rápida e
segura.
Cooperativa e Associação
Cooperativas
A cooperativa é uma
sociedade cujo objetivo principal consiste na prestação de serviços ou no
desenvolvimento de produtos. A sua finalidade é colocar os produtos e serviços
de seus cooperados no mercado em condições mais vantajosas do que eles teriam
isoladamente. Desse modo, a cooperativa pode ser entendida como uma "empresa"
que presta serviços aos seus cooperados.
A cooperativa pode
ser dirigida e controlada pelos próprios associados, que participam do
planejamento e têm vantagens na obtenção de crédito, com menor custo
operacional em relação aos bancos. Identificação do público-alvo e parcerias,
avaliação de viabilidade econômico-financeira e filiação à cooperativa central
são algumas fases do processo.
Associações
A associação reúne
pessoas físicas ou jurídicas com objetivos comuns e que, juntos, podem superar
dificuldades e gerar benefícios para si. A união aumenta as oportunidades e
amplia as condições para o grupo alcançar aquilo que deseja.

O grupo interessado
em criar uma associação deve estar ciente das responsabilidades individuais e
coletivas.
Fonte: Sebrae, com edição do texto pela M&M
Assessoria Contábil