Institucional Consultoria Eletrônica

Nota Fiscal de Serviços - Eletrônica (NFS-e) - Por que ocorrem "pulos" na numeração da notas fiscais na Plataforma Nacional?


Publicada em 28/01/2026 às 16:00h 

Na Plataforma Nacional da Nota Fiscal de Serviços - Eletrônica (NFS-e), quando a nota é autorizada no ambiente nacional, a numeração da nota fiscal não é gerada pelo contribuinte ou pelo sistema municipal, mas sim pela SEFIN Nacional, no momento em que uma DPS (Declaração de Prestação de Serviços) é recebida e convertida em NFS-e.

Esse processo, embora padronizado, pode gerar situações em que alguns números são consumidos (reservados) pela plataforma, mas nenhuma nota correspondente é registrada no Ambiente de Dados Nacional (ADN). É isso que causa os "pulos" na numeração.

Como funciona a dinâmica da numeração?

O contribuinte envia uma ou várias DPS simultaneamente (frequente em sistemas que usam múltiplas threads).

Para cada DPS recebida, a plataforma:

1) reserva um número sequencial de NFS-e;

2) gera o XML da NFS-e com todas as suas informações, inclusive com o seu número sequencial, assina e encapsula o documento fiscal;

3) e grava a nota correspondente no ADN.

Se a gravação falha, aquele número de NFS-e já reservado não pode ser reutilizado, pois foi vinculado ao processo de geração daquela nota.

Por que podem ocorrer falhas na gravação da NFS-e?

A nota pode deixar de ser gravada no ADN por diversos motivos:

- Timeout de banco de dados;

- Erros internos não catalogados;

- Indisponibilidades temporárias dos serviços da Plataforma Nacional;

- Concorrência elevada quando há múltiplas threads tentando gerar notas simultaneamente.



Quando qualquer desses problemas ocorre, a NFS-e não chega a ser gravada, mas o número já foi consumido pelo mecanismo de sequenciamento. Isso resulta em lacunas na numeração, mesmo sem existir uma nota correspondente para aquele número.

Fonte: Receita Federal de Caxias do Sul (RS)








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050