Institucional Consultoria Eletrônica

Dicionário Empresarial

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Através de pesquisas na internet reunimos 5530 termos e seus significados utilizados no mundo empresarial.

Mas mesmo assim, caso você não encontre o termo específico, sugira-nos que verificaremos a viabilidade, pesquisaremos e tão logo obtenhamos o significado publicaremos e lhe enviaremos um e-mail informando da disponibilidade do termo. Assim, você participa do crescimento do Dicionário Empresarial.

Pesquisa por termo:

Termo:

Não encontrou o termo que procurava? Você pode sugerir este termo, preenchendo o formulário a seguir. Entraremos em contato quando o termo estiver em nossa base de dados.

Termo sugerido: (Apenas um termo por cadastro)
Email:


Termo Significado
m minuto ( símbolos tecnicos não recebem ponto).
m 2 metro ( símbolos técnicos não recebem ponto).
M II Em vídeo significa, sistema de gravação desenvolvido pela Panasonic que utiliza fita de meia polegada com qualidade profissional.
M-COMMERCE Comércio móvel realizado através de celular.
m.a mesma, minha.
m.p meses de prazo ( comércio).
m/ meu (s), minha (s) (comércio)
m/c minha carta, minha conta ( comércio).
m/d meses da data ( comércio).
M/E Moeda Estrangeira.
MA Em vídeo signfica, Maranhão.
Macroeconomia É a análise que procura garantir a manutenção do pleno emprego dos recursos disponíveis dos sistemas econômicos. Ocupa-se ainda das condições necessárias ao desenvolvimento econômico bem como de seus significados, custos e benefícios. Procura também determinar as causas e os efeitos da inflação e das elevações gerais dos níveis de preços como um todo.
Macrovision Em vídeo significa, Dispositivo para proteção anticópia inserido junto com o sinal de vídeo. O macrovision é uma tecnologia proprietária utilizada principalmente por estúdios e empresas de home vídeo. Os vídeos e DVDS protegidos pelo Macrovision, causam distorção de luminância no momento da cópia.
MAD Mean Absolute Deviation.
Mag Magistrado ( tradição no foro não abreviar).
Magnetoscópio Em vídeo significa, Ver em VTR.
MAI Maio
MAIL BOX Caixa de correio.
Mailbox É a área que armazena as mensagens eletrônicas recebidas.
Mailing Lista de nomes de possíveis clientes; cadastro de clientes.
MAILING LIST Lista de distribuição de endereços eletrônicos na internet.
Mailing list ou lista de discussão Sistema de distribuição que permite o envio de e-mails a grupos pré-determinados de usuários.
MAILTO O protocolo Internet usado para enviar mensagens de Correio Eletrônico
Mais-valia Consiste no valor do trabalho não-pago ao trabalhador, isto é, na exploração exercida pelos capitalistas sobre seus assalariados.
MAJOR TREND Termo estrangeiro que significa tendência básica dos preços de ações por um determinado período de tempo, apesar de oscilações temporárias.
MAJORITY STOCKHOLDERS Termo estrangeiro que significa acionistas majoritários
MAKING A LINE Termo estrangeiro que significa preço estável (pouca variação)
MAKING A MARKET Termo estrangeiro que significa criar um mercado. Criar interesse por um título, através de publicidade. Quando um corretor anuncia os preços a que se dispõe a comprar e vender, está criando um mercado. - Também fazer um mercado.
Malha Fina Termo usado para denominar as declarações de Imposto de Renda que foram entregues com erros nas informações prestadas, ou que não forem checadas devido ao aumento no volume de declarações. Tambem pode ser vista como a fila de espera para o recebimento das restrições.
MALONEY ACT OF 1938 Termo estrangeiro que significa lei permitindo a regulamentação do Over-The-Counter-Market. (Mercado de Balcão).
Malware Neologismo, em inglês, montado com as palavras malicious software. O termo designa programas nocivos como vírus e cavalos-de-tróia.
Man-in-the-middle Tática de ataque que cria uma VPN falsa para roubar nomes de usuários e senhas.
MANIFESTO DE CARGA Documento que contém uma lista das mercadorias que constituem o carregamento do navio, aeronave e demais veículos de transporte, no momento de sua chegada ou saída ao/ou do território aduaneiro.
MANIFESTO DE CARGA (Transporte por rodovia) Documento de controle aduaneiro que ampara as mercadorias transportadas por rodovia, do lugar onde são carregadas a bordo de um veículo ou unidade de carga até o lugar onde são descarregadas para sua entrega ao destinatário. Neste documento, o portador internacional declara perante a alfândega de saída ou de chegada o detalhe das mercadorias transportadas, identificando o número do conhecimento ou guia, o dos volumes e a natureza da mercadoria, seu peso, o consignatário e seu endereço.
MANIPULATION Termo estrangeiro que significa operação ilegal. Compra ou venda de títulos para criar situação falsa no mercado.
MANUTENÇÃO DE RECEITAS OU DE PREÇOS A estabilidade permanente das receitas dos produtores nacionais ou dos preços de alguns produtos básicos de exportação.
MAPA DE CONTROLE DO MOVIMENTO DE AÇÕES Proporciona ao investidor o controle do movimento de ações de empresas que integram sua carteira. Deverão ser utilizados tantos mapas quantas forem as empresas componentes da carteira.
MAPA DE LEVANTAMENTO DE POSIÇÃO DA CARTEIRA DE AÇÕES Tem a finalidade de apurar, em dado momento, o valor da carteira de ações do investidor, assim como o resultado que ele está tendo no conjunto de suas ações.
MAR Março
MARCA Nome do produto veiculado em campanhas publicitárias. Pode ou não conter uma sub marca ou um complemento de marca.
MARGEM É o montante, em dinheiro e em títulos, que um cliente precisa depositar na sociedade corretora para efetuar uma compra ou uma venda a termo ou a futuro.
MARGEM ADICIONAL Reforço de garantia, exigível quando as condições de mercado o recomendarem.
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO Diferença entre preço de venda e custo variável.
MARGEM DE DUMPING Montante no qual o valor normal supera o preço de exportação de um produto.
MARGEM DE POSIÇÃO A FUTURO Depósito mantido pelo cliente perante a sociedade corretora e por esta perante a Bolsa de Valores, para garantir o cumprimento de suas obrigações a futuro.
MARGIN CALL Termo estrangeiro que significa pedido do corretor para que o cliente dê cobertura, seja em dinheiro ou títulos, para as operações com margem.
MARGIN, ACCOUNT Termo estrangeiro que significa conta-margem. Conta mantida com margem.
Mark-up É a margem da receita de vendas (faturamento) sobre os custos diretos de produção. Essa margem deve ser tal que permita à empresa cobrir os custos diretos (ou variáveis), os custos fixos e a parcela desejada de lucro da empresa.
MARKET LEADERS Termo estrangeiro que significa líderes do mercado (ações que lideram o mercado).
MARKET LETTER Termo estrangeiro que significa publicações distribuidas pelas firmas corretoras dando suas opiniões com relação o mercado e aconselhando a compra ou venda de ações de determinadas companhias.
MARKET ORDER Termo estrangeiro que significa ordem de compra ou venda de ações ou melhor preço do mercado.
MARKET QUOTATION Termo estrangeiro que significa cotação de mercado.
MARKET REPORT Termo estrangeiro que significa relatório emitido pelo operador da Bolsa informando a execução de uma ordem.
MARKET SHARE Expressão em inglês que significa participação no mercado. É a fatia das vendas de um produto que cada fabricante detém. Um exmeplo: se o mercado brasileiro de biscoitos é de 5 bilhões de unidades vendidas e um dos fabricantes participa com 3 bilhões de unidades, então ele tem um market share de 60% e é líder deste mercado
MARKET VALUE Termo estrangeiro que significa valor de mercado.
MARKET, BUYER'S Termo estrangeiro que significa mercado de comprador.
MARKET, FUTURE DELIVERY Termo estrangeiro que significa mercado de entrega futura, a termo.
MARKET, SELLER'S Termo estrangeiro que significa mercado vendedor (bom para a venda).
MARKETING Market, em inglês, significa mercado. Marketing nada mais é do que o mercado em movimento. Fazer marketing é acompanhar esse movimento, as oscilações, um novo concorrente que aparece, uma alta de preços, uma nova moda. O mercado não pára, e estamos sempre nos transformando e nos adaptando a ele.
Marketing Administração Mercadológica, propaganda, publicidade.
Marketing Social Atividade de criar, executar e controlar programas que visam mudança social; usa diversas técnicas de marketing de empresas, tais como identificação de audiências, desenvolvimento de produtos e medição de resultados.
MASSA CRÍTICA Conceito: Quantidade de clientes ou usuários necessários para viabilizar um produto, empreendimento ou mercado. É a meta fundamental de toda empresa ponto-com.
Master Em vídeo saignifica, Ver em Matriz.
MASTER FRANQUIA Direito concedido pelo franqueador a determinado franqueado de revender (sub-franquear) a marca/método de trabalho a outros franqueados em uma determinada região.
Matemática Financeira Dentre várias definições, "é a ciência que estuda o dinheiro no tempo" (Lawrence J.Gitman). O conhecimento de matemática financeira é indispensável para compreender e operar nos mercados financeiro e de capitais, e atuar em administração financeira com baixos tempo e custo de decisão.
Matrix Em vídeo significa, processo eletrônico de codificação de sons multicanais nos formatos digital e analógico. Numa codificação matrix, quatro canais são combinados em dois. Decodificação é a extração dos quatro canais de uma trilha codificada.
Matriz insumo-produto ou de relações intersetoriai Sistema de contabilidade social criado por Leontief, que mostra todas as transações agregadas de bens intermediários e de bens finais da economia, em determinado período.
Matte ou matting Em vídeo significa, Inserção ou mascaramento. Ver em key-color e chrma-key.
MATURITY DATE Termo estrangeiro que significa data de vencimento.
MAXIDESVALORIZAÇÃO Desvalorização drástica de uma moeda
Maximização do lucro total Corresponde à produção em que Receita Marginal (RMg) = Custo Marginal (GMg), com CMg crescente
Máxi(desvalorização) É uma desvalorização drástica de qualquer moeda. A expressão se tornou corrente no Brasil depois das desvalorizações promovidas pelo governo em 1979 e em 1983, ambas superiores a 30%.
Mão-de-Obra Trabalho realizado em alguma coisa por alguém.
MBA Gestão Estratégica avançada de Negócio.
Mbps (Megabits por segundo) Em vídeo significa, Medida de velocidade de transferência de dados. Equivale a um milhão de bps.
MC Margem de Contribuição
MCAR Medida cautelar em ação recisória.
MCF Lei da Medida Cautelar Fiscal.
MD. Muito Digno.
ME Micro Empresa
MEC Ministério da Educação e Cultura
Med. Prov. Medidas Provisórias.
MEDIA Termo em Inglês para Mídia, significa meios de comunicação, veículos.
Medidas de Achatamento Medidas que procuram caracterizar a forma de distribuição quanto a seu achatamento. O termo médio de comparação é dado pela distribuição normal.
MEDIDAS PARATARIFÁRIAS Medidas que aumentam o custo das importações de forma análoga à das medidas tarifárias, ou seja, em uma determinada percentagem ou quantia, calculadas, respectivamente, com base no valor ou na quantidade. Existem, basicamente, 4 grupos: encargos aduaneiros, gravames adicionais, gravames internos sobre produtos importados e aforamento aduaneiro, baseado em um preço administrativo.
MEDIDAS TARIFÁRIAS Gravames aplicados à importação de mercadorias, objetivando modificar os preços a fim de proteger as atividades nacionais, influir na alocação de recursos, na distribuição do ingresso e incrementar a arrecadação impositiva. A arrecadação impositiva, por razões fiscais, na atualidade perdeu importância, devido a que os gravames tarifários foram substituídos por impostos de diferente natureza, por exemplo, os impostos ao consumo. Os gravames tarifários, geralmente, são aplicados na data do registro do respectivo pedido de destinação de importação para consumo.
MEETING OF STOCKHOLDERS (Regular, Special) Termo estrangeiro que significa assembléia de acionistas: geral ordinária
MEI Microempreendedor Individual
Meio circulante É o conjunto de cédulas e moedas em circulação em um país, ou seja, o conjunto de cédulas e moedas com poder liberatório (inclusive comemorativas) de posse do público e dos bancos.
MEIO DE COMUNICAÇÃO Um conjunto de veículos, canal, uma mídia. Exemplo: televisão, rádio, jornal, revista, outdoor etc.
Meio de Pagamentos São os recursos considerados imediatamente disponíveis para a população. É medido através do dinheiro em poder do público, mais os depósitos à vista nos bancos comerciais, inclusive o Banco do Brasil.
MEIO DE TRANSPORTE Navio, aeronave, vagão ferroviário, caminhão, container ou qualquer outro veículo utilizado para o transporte de mercadorias por determinada via.
Meios de pagamento É o estoque de moeda disponível para uso do setor privado não bancário, a qualquer momento (ou seja, de liquidez imediata). E composto pela moeda em poder do público (moeda manual) e pelos depósitos a vista nos bancos comerciais (moeda escritural). Também chamado de Haveres Monetários. Esse é o conceito mais utilizado e é chamado de Ml, que é o total de moeda que não rende juros e é de liquidez imediata. Dependendo do objetivo, são utilizados os conceitos de: M2 = Ml + títulos públicos em poder do público e fundos do mercado monetário M3 = M2 + depósitos em caderneta de poupança M4 = M3 + depósitos a prazo e títulos privados que incluem ativos que rendem juros e são de alta liquidez.
MEMBER CORPORATION Termo estrangeiro que significa cia. de corretagem com, pelo menos, um sócio pertencente à Bolsa de N.Y.
MEMBER FIRM Termo estrangeiro veja Member Corporation
MEMBER OF STOCK EXCHANGE Termo estrangeiro que significa pessoa física ou jurídica aceita como membro de uma Bolsa de Valores.
Memética A Memética é o estudo formal dos modelos evolutivos da transferência de informação. A memética aplica conceitos da teoria da evolução (especialmente da genética populacional) à cultura humana. Ela tenta explicar vários assuntos controversos, como religião e sistemas políticos, usando modelos matemáticos.
Mens legis termo estrangeiro que significa: o espírito da lei.
Menu On-screen Em vídeo significa, Recurso de televisores, receivers e videocassete, que permite exibir informações na tela.
MERCADO A TERMO É o mercado onde as liquidações com ações se processam a prazos determinados, conforme o termo do contrato (30, 60, 90, 120 e 180 dias de prazo). Vide operações a termo.
MERCADO ABERTO Mercado de compra e venda de títulos públicos e privados sob a orientação do Banco Central; atuam no mercado aberto as instituições financeiras que negociam entre si sempre por telefone, sem necessidade de estarem presentes no mesmo local (como as Bolsas de Valores), para realizarem seus negócios.
MERCADO ACIONÁRIO É um subsistema do mercado de capitais, onde se realizam as operações de compra e venda de ações. Suas funções principais são: a avaliação dos valores transacionados, liquidez e capitalização das empresas.
Mercado atomizado É aquele com infinitos vendedores e compradores (como `átomos`), de forma que um agente isolado não tem condições de afetar o preço de mercado. Assim, o preço de mercado é um dado fixado para empresas e consumidores.
MERCADO À VISTA É o mercado onde as liquidações com ações se processam até cinco dias úteis após a data de realização de uma operação com ações.
Mercado de ações Conjunto de transações de uma praça efetuado sobre títulos de valores que representam partes proporcionais de capital, atribuindo à condição de sócio.
Mercado de ações em alta Situação em que, na média, as cotações do dia estão mais altas do que as cotações de fechamento do dia anterior.
Mercado de ações em baixa Situação em que, na média, as cotações do dia estão mais baixas do que as cotações de fechamento do dia anterior.
Mercado de ações estável Situação em que, na média, as cotações do dia estão estáveis em relação às cotações de fechamento do dia anterior.
MERCADO DE BALCÃO Mercado de títulos sem lugar fixo para o desenrolar das negociações. Os negócios são fechados via telefone, entre instituições financeiras. São negociadas ações de empresas não registradas em Bolsa de Valores e outras espécies de títulos.
Mercado de balcão organizado Sistemas organizados de negociação de título e valores mobiliários de renda variável, adiministrado por entidades autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários.
MERCADO DE CAPITAIS Rede formada pelas Bolsas de Valores e instituições financeiras (bancos, corretoras e seguradoras) que negociam papéis (ações e títulos) a longo prazo. Sua função é direcionar recursos para financiamentos ao comércio, indústria e até para o governo. Está, portanto, relacionado ao crescimento econômico do País.
MERCADO DE CÂMBIO Realiza operações que envolvem a necessidade de conversão de moedas estrangeiras em moeda nacional e vice-versa. Basicamente, são operações de curto prazo e as instituições que nele atuam são os bancos comerciais e as firmas autorizadas pelo governo, com a intermediação das sociedades corretoras.
Mercado de futuros Mercado no qual são comprados e vendidos contratos para o envio de commodities ou instrumentos em data futura. Termo que significa a forma mais perfeita de negociação de produtos dentro dos mercados organizados. Consiste em Bolsas de Bens de Consumo formadas de acordo com as especializações dos produtores. Por intermédio de tais Bolsas, os executivos, profissionais, produtores, trabalhadores, etc., compram e vendem Contratos a Futuro de numerosos bens de consumo. É um mercado no qual há uma promessa de comprar ou vender valores ou produtos em alguma data futura a preços que foram fixados na negociação de compra e venda. Os contratos a futuro são fixos ou padronizados, no que diz respeito a unidades de quantidade, pré-requisitos de qualidade, data de vencimento e outras características.
MERCADO DE OPÇÕES Instrumento de investimento no mercado de capitais. A opção de compra de ações é um contrato que confere ao comprador o direito de adquirir, durante a sua vigência, um lote de ações de determinada empresa a um preço prefixado. Isto significa, por exemplo, que alguém paga uma determinada quantia ao proprietário de um lote de ações para que ele garanta um preço de venda determinado (fixo) durante algum tempo. Durante a vigência deste contrato, o comprador poderá, a qualquer tempo, concretizar o negócio, pagando o preço combinado, ainda que as ações estejam sendo negociadas a preço superior. Deste modo, a diferença entre o preço combinado e o preço de mercado das ações é que vai representar o lucro do comprador.
Mercado Derivativos São aqueles cujas cotações dependem de um outro mercado mais básico. Exemplo mais comuns de derivativos é o mercado de swap.
Mercado Eficiente É aquele em que o preço de mercado é uma estimativa não-tendenciosa do valor real do investimento". Na sua conceituação, os preços de mercado não tem que necessariamente espelhar o preço justo das ações a todo momento, ou seja, podem existir ações subavaliadas ou superavaliadas.
MERCADO FINANCEIRO É o conjunto de mecanismos voltados para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro são efetuadas transações com títulos de prazos médio longo e indeterminado, geralmente voltados para o financiamento de capital de giro permanente e de capital fixo.
MERCADO FIRME Fase do mercado de capitais em que as cotações dos títulos negociados apresentam oscilações mínimas.
Mercado Futuro É o mercado onde se pode comprar e vender a futuro. Você compra ou vende ações hoje, e a liquidação, isto é, o pagamento e a entrega dos papéis ocorre numa data futura pré-fixada.
MERCADO FUTURO DE AÇÕES É o mercado onde as liquidações em ações se processam a prazos predeterminados e com datas de vencimento prefixadas. Vide operações a futuro.
MERCADO MONETÁRIO Conjunto formado por bancos comerciais e empresas financeiras de crédito que também participam do mercado de capitais. A diferença é que operam no curto ou curtíssimo prazo
Mercado Negro Situação fictícia de cotação ou de negociação antecipada de um título, antes de seu lançamento oficial na bolsa.
MERCADO PARALELO Movimentação ilegal de numerário destinado a atender a quem não quer ou não pode utilizar-se do mercado financeiro para obter crédito.
MERCADO PRIMÁRIO Tem como função a colocação de ações (ou outros títulos) provenientes de novas emissões. É ao mercado primário que as empresas recorrem para complementar os recursos de que necessitam, seja para financiamento de seus projetos de expansão, seja para empregá-los de outras formas produtivas.
MERCADO PRINCIPAL Abrange operações normais, com lotes múltiplos de 1000 ações. É constituído pelas ações de maior negociabilidade nas Bolsas de Valores.
MERCADO SECUNDÁRIO As operações do mercado secundário representam transferências de recursos e títulos entre investidores e/ou instituições. O mercado secundário proporciona liquidez aos títulos; permite que os investidores revertam suas decisões de compra e venda, transferindo, entre si, os títulos anteriormente adquiridos no mercado primário.
MERCADORIA Qualquer bem corporal móvel. Qualquer produto, manufatura, semoventes e outros bens corporais móveis, sem exceção alguma.
MERCADORIAS EM LIVRE CIRCULAÇÃO Mercadorias das quais se pode dispor sem restrições, do ponto de vista aduaneiro.
MERCHANDISING É o aparecimento de produtos, em programas, com ou sem comentários sobre os mesmos. São considerados como merchandising, também, as citações de apresentadores com ou sem aparecimento de logomarca.
MERCOSUL O Mercado Comum do Cone Sul é um acordo comercial assinado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai em 1991. Há ainda dois membros associados: o Chile (desde 1996) e a Bolívia (desde 1997). Ambos negociam a entrada no bloco econômico, que pretende fixar tarifas externas comuns para todos esses países e eliminar barreiras alfandegárias
MERVAL - Índice que reflete a variação das ações na Bolsa de Valores de Buenos Aires, na Argentina
Metas de Inflação São os percentuais que o Governo irá estipular para a variação da taxa de inflação. A intenção do Governo brasileiro é que as metas sejam semestrais, segundo um índice de custo de vida do IBGE previamente selecionado. Este modelo de controle de inflação por metas denominado "inflation target" existe em vários países, entre eles a Nova Zelândia e a Inglaterra.
Metas de política macroeconômica Alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa, e crescimento econômico.
Metas Indicativas Ao contrário das metas quantitativas, não precisam ser alcançadas para liberação de empréstimos nos acordos assinados com o FMI. Portanto, são metas mais flexíveis.
Metas Quantitativas São as metas acertadas com os diretores do FMI e expressas em reais e não em percentuais. é o caso do superávit primário do setor público, por exemplo, que é fixado em milhões de reais.
Metrópole Cidade principal ou capital de um Estado, de uma província ou mesmo de uma colônia.
MÉDIA PREÇO/LUCRO DE UMA CARTEIRA DE AÇÕES O cálculo do P/L médio de uma carteira de ações segue a mesma metodologia de cálculo para o P/L de uma ação. Deste modo, o P/L de uma carteira de ações é o número de anos necessários a se reaver o capital cujas ações integram a mesma. Para isto, fazem-se as suposições de que estes lucros permanecerão constantes e serão totalmente distribuídos a cada exercício.
MÊS DE VENCIMENTO Mês durante o qual pode ser efetuada a entrega física do objeto do contrato negociado no mercado futuro.
MF Em vídeo siginifica, Frequência Média. Faixa compreendida entre 300 KHz e 3 MHz.
MG Minas Gerais
MI Mandado de Injunção ( STF).
MICAR (FICAR COM O MICO) Diz-se que uma ação ""micou"" ou o investidor ""ficou com o mico"", quando não conseguiu vender o papel por falta de liquidez, ou interesse de outros aplicadores.
MICO Ação que em determinado período perde a liquidez no mercado.
Microcrédito Programa de pequenos empréstimos para que pessoas de baixa renda realizem projetos de auto-emprego e gerem renda, de modo a sustentar suas famílias (veja Economia Solidária).
Microeconomia É um processo teórico elaborado com vistas a determinar as condições gerais de equilíbrio da economia a partir do comportamento dos agentes econômicos individuais - produtores e consumidores. Em tal sentido, pode também ser considerada como um ramo tradicionalmente ligado à ideologia do individualismo e do liberalismo.
Microfone de capacitador (Condenser Microfhone) Em vídeo signfica, Microfone que utiliza a variação da capacitância de um capacitador, pela variação da distância entre suas placas. Uma das placas é fixa e a outra, móvel, corresponde à membrana que será vibrada pelas ondas sonoras captadas pela mesma. Necessita de uma fonte de tensão elevada para seu funcionamento.
Microfone de eletreto (electret microfhone) Em vídeo significa, É um microfone capacitivo que possui carga eletrostática permanente, dispensando o uso de fonte de tensão externa (ver microfone de capacitador).
Microfone direcional (Directional Microphone) Em vídeo significa, Tipo de microfone que possui a região de captação mais pronunciada em direção ao eixo longitudial, proporcionando a rejeição de son indesejáveis que chegam pelas laterais ou pela traseira.
microfone onidirecional (Omnidirectional microphone) Em vídeo significa, Microfone que possui uma área de captação de 360° .
Microondas Em vídeo signfica. Ondas que estão Em faixas de frequências muito faixas, acima de 1 GHz.
Microsystem Em vídeo significa. Equipamento de áudio portátil integrado num só gabinete CD-player, tape-deck e receiver AM/FM. As caixas acústicas são destacáveis.
Midisystem Em vídeo significa, Similar ao anterior, porém maior em tamanho, embora nem sempre com mais potência. Em alguns modelos os componentes podem ser separados.
MIDLE OF THE ROAD POLICY Termo estrangeiro que significa atitude racional em relação ao mercado. Atitude moderada.
Min Ministro.
MINERAÇÃO DE DADOS - DATA MINING Busca de dados, em qualquer meio, interno ou externamente à empresa, que possam ajudar na correta compreensão do meio competitivo e na tomada de decisões. A WEB é um excelente meio de se conseguir informações úteis.
MINI-SITE Funciona como um site comum, mas, normalmente, é menor, mais objetivo e fica no ar apenas em um determinado período.
Minibanda É um intervalo dentro da banda cambial mais larga em que o BACEN atua junto ao mercado financeiro comprando e vendendo moeda.
Minidisc (MD) Em vídeo signfica, Disco flexivel similar ao disquete de 3 1/2 de computador, porém com 2 1/2 . O disco é gravável com sistema optomagnético em linguagem digital.
Ministério Público Órgão público que tem como função a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Deve zelar pelo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública, aos direitos assegurados na Constituição e ainda velar pela proteção ao patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos, conforme expresso na Constituição da República, artigos 127 e 129. Há também diversas leis ordinárias prescrevendo áreas de atuação do Ministério Público, como por exemplo, direito do consumidor, criança e adolescente, família e sucessões, idosos, pessoas incapazes e portadoras de deficiência. Todas estas atribuições definidas em lei dão ao Ministério Público legitimidade para propor ações judiciais visando a defesa de tais direitos, bem como amplos poderes investigatórios. No tocante às entidades do Terceiro Setor tem o Ministério Público prerrogativas para investigar o uso de verbas públicas e tomar as medidas cabíveis em caso de mal versação de tais verbas. O Código Civil determina que o Ministério Público vele pelas fundações, as quais deverão prestar contas de suas atividades, podendo ainda pleitear a dissolução compulsória de associações.
minisystem Em vídeo significa, Pouco maior que o microsystem, também integra tape-deck, CD Player e receiver AM/FM, todos numa só peça. Pode ter de 2 a 6 caixas acústicas, com ou sem processador Dolby Pro-Logic.
MINOR TREND Termo estrangeiro que significa flutuações de curto prazo dos preços de ações.
MINORITY INTEREST Termo estrangeiro que significa participação minoritária.
MINORITY STOCKHOLDERS Termo estrangeiro que significa acionistas minoritários.
Mirc Programa utilizado no IRC.
Mirror Site Website que é réplica de outro muito popular, para permitir o acesso de um número maior de usuários sem sobrecarregar a rede, distribuindo melhor o tráfego.
MISCELLANEOUS STOCKS Termo estrangeiro que significa ações diversificadas (diferentes ramos de negócios).
MISS THE MARKET Termo estrangeiro que significa deixar de aproveitar uma boa oportunidade.
Missão Estabelece de forma sucinta os propósitos da entidade ou empresa e sua filosofia. Deve especificar as razões fundamentais de existência da entidade, identificar suas características que a distinguem e de certa forma, os objetivos mais amplos e gerais pretendidos a longo prazo.
Mix Em vídeo significa, Contração de mixagem.
Mixagem Em vídeo significa, Processo de mistura de sons e imagens a partir de fontes diversas. Normalmente isso é feito através de um acessório chamado mixer.
MIXED CAPITAL COMPANY Termo estrangeiro que significa companhia de capital misto.
Mícron (hm) Em vídeo significa, Unidade de medida que equivale a um milionésimo de metro (10° m).
MÍDIA São os meios de comunicação, veículos.
Mídia de massa Diz-se do veículo capaz de atingir o maior número de pessoas possível, independente de sexo, idade ou classe social. Ex: TV e rádio.
MÍDIA ELETRÔNICA Televisão (aberta ou por assinatura), rádio e cinema.
MÍDIA IMPRESSA Jornal, revista e outdoor.
MÍDIA INTERNA São inserções publicitárias de um veículo nele mesmo.
MÍDIA OFFLINE Todas as mídias que não estão ligadas à Internet, como, por exemplo, TV ou jornal.
MÍDIA ONLINE Internet, meio de comunicação no qual as ações podem ser feitas em tempo real.
Mídia Segmentada Veículo dirigido a determinado público, definido por critério de sexo, idade, classe social etc.
MM Meretíssimo ( tradição no foro não abreviar).
MMDS Em vídeo significa, Primeiro sistema de transmissão de TV por assinatura, que utilizava antena de recepção em lugar de cabo.
MNI O Manual de Normas e Instruções.
MO Mão de Obra direta.
MOD Mão-de-Obra Direta
Mod. Em vídeo significa, Modelo.
Modelo Representação formalizada num sistema de equações, formando um conjunto coerente de relações entre os fenômenos econômicos.
Modelo clássico de oligopólio (ou modelo neoclássico) O objetivo da empresa é maximizar o lucro total (ou seja, igualar a receita marginal ao custo marginal).
Modelo de mark-up Trata-se de um modelo de oligopólio, em que o objetivo da firma é maximizar o mark-up, e não lucros. Esse modelo parte do pressuposto de que as firmas conhecem melhor seus custos de produção do que a demanda do produto, razão pela qual o preço do produto é fixado baseado em uma margem sobre os custos diretos de produção (mark-up).
MODEM Conjunto de placa e software que codifica e decodifica os sinais de computador para uma linha telefônica, permitindo a comunicação em rede.
Modem (Modulador Demodulador) Dispositivo de conexão remota através de linha telefônica, que converte sinais analógicos em digitais.
Modus faciendi termo estrangeiro que significa: modo de proceder, de agir em certas situações.
Modus vivendi termo estrangeiro que significa: modo de viver.
MOEDA - Meio de pagamento que surgiu para facilitar as relações econômicas entre as pessoas e delas com o Estado. As primeiras moedas datam do século VII a.C. e eram feitas de cobre. A primeira função da moeda foi acabar com o escambo - troca de mercadorias entre as pessoas - pondo fim a velhas pendengas dos comerciantes. Um dos problemas para eles era definir, por exemplo, quantas sacas de trigo valeriam uma arroba de boi. Com as moedas as mercadorias passaram a ter seu preço definido em moedas. Ou seja: as moedas eram usadas como medida de valor. Isso mudou o padrão de riqueza. Não era mais preciso ter grandes propriedades, cheias de gado para cuidar, bastava juntar moedas. No início do século IX, começam a surgir as primeiras cédulas, substituindo o padrão metálico. Mais tarde, os europeus criaram um sistema em que cada nota era emitida em quantidade correspondente aos depósitos em ouro, que poderia ser sacado a qualquer momento nos bancos onde as barras estavam guardadas. Hoje utiliza-se uma combinação de fatores na hora de emitir cédulas e moedas. Um dos principais é a quantidade de dólares existentes nos cofres do governo
Moeda escritural É o total de depósitos a vista nos bancos comerciais. Também chamada de moeda bancária.
Moeda manual É o total de moeda em poder do público (empresas privadas e pessoas físicas).
Monetarismo Corrente teórica que atribui à moeda um papel determinante nas flutuações econômicas, seus adeptos defendem a teoria quantitativa da moeda e suas implicações
Monetização Ocorre quando há elevação dos meios de pagamento (que não rendem juros) sobre o total de ativos financeiros que rendem juros. Pode também ser medida pelo saldo dos meios de pagamentos em relação ao PIB. Depende da taxa de inflação: quanto mais elevadas as taxas de inflação, menor a monetização da economia.
Monitor de áudio Em vídeo significa, Recurso que permite a um operador ou músico ouvir determinado som que está sendo irradiado ou transmitido para outras pessoas. Em áudio existem vários tipos de caixas monitores.
Monitor de Contaminação Instrumento com capacidade para medir níveis de radiação em unidades estabelecidas pelos limites derivados de contaminação de superfície de acordo com a Norma CNEN NE-3.01.
Monitor de forma de onda. Em vídeo significa, Onciloscópio desenhado especialmente para observar a forma da onda de um sinal de vídeo.
Monitor de radiação medidor de grandezas e parâmetros para fins de controle ou de avaliação da exposição à radiação presente em pessoas ou em superfícies de objetos, o qual possui a função de fornecer sinais de alerta ou alarme em condições específicas.
Monitor de vídeo Em vídeo significa, Recurso que permite visualizar vários sinais de vídeo simultâneos. Também define o televisor pequeno sem recepção de canais, específicos para monitoração de sinais de vídeo.
Monitoração Ambiental Medição contínua, periódica ou especial de grandezas radiológicas no meio ambiente, para fins de radioproteção.
Monitoração de Área Avaliação e controle das condições radiológicas das áreas de uma instalação, incluindo medição de grandezas relativas a: a) campos externos de radiação; b) contaminação de superfícies; c) contaminação atmosférica.
MONOPÓLIO Situação em que uma empresa domina sozinha a produção ou comércio de uma matéria-prima, produto ou serviço e que, por isso, pode estabelecer o preço à vontade
Monopólio bilateral É a forma de mercado em que um monopsonista, na compra de um insumo, defronta-se com um monopolista, na venda desse insumo. Por exemplo, uma única fábrica, numa cidade do interior (monopsonista), que se defronta com um único sindicato de trabalhadores (monopolista na venda).
Monopólio puro ou natural Mercado em que as empresas apresentam elevadas economias de escala, o que lhes permite produzir a custos unitários de produção muito baixos, e vender seu produto a preços que representam uma barreira à entrada de novas firmas no mercado.
Monopsônio/oligopsônio É o monopólio/oligopólio na compra de fatores de produção. Por exemplo, a indústria automobilística, na compra de pneus.
MONTAR DIFERENCIAIS Comprar e vender simultaneamente contratos futuros de uma mesma mercadoria ou ativo financeiro, com vencimento diferentes, na expectativa de uma mudança na relação de preços dos contratos.
MORATÓRIA Prorrogação do prazo concedido para pagamento de uma dívida, obtida em acordo entre o devedor e o credor. Nas relações comerciais internacionais, a palavra é usada para definir a declaração unilateral de um país de que ele não pagará sua dívida no prazo determinado.
Mosaic Interface gráfica que atua como um software-cliente para o FTP, Gopher, News, WAIS e WWW. Foi criado pelo National Center for Supercomputing Applications (NCSA), dos EUA, e é distribuído como freeware.
MOUSE OVER OU ROLL OVER Termo utilizado em informática para descrever uma determinada animação: imagens ou sinais acendem ou surgem quando o mouse é passado sobre eles.
Movimento de capitais É a parte do balanço de pagamentos relativa às transações com capitais internacionais, físicos ou monetários. Compõe-se dos seguintes itens: investimentos diretos, reinvestimentos, empréstimos e financiamentos autônomos, e amortizações.
Movimentos Sociais São o segmento mais "politizado" do Terceiro Setor; na luta pelo atendimento de demandas específicas, acabam criando entidades de base - associações civis - que defendem uma determinada causa ou um determinado fim, assumindo caráter reivindicatório ou contestatório junto à sociedade e ao Estado. São exemplos associações de bairro, grupos feministas e grupos de defesa dos direitos dos homossexuais, entre outros.
MP. Medida Provisória.
MP. - MP Ministério Público.
MP3 Formato de compressão de arquivos de som para transmissão via Internet.
MPE Micro e Pequena Empresa.
MPEG Formato de compressão de arquivos de som e imagem para transmissão via Internet.
MPEG-1/ MPEG-2 Em vídeo significa, Esquemas de codificação/ decodificação de sinais digitais de vídeo nos quais a compressão é utilizada para aumentar a eficiência dos espaços disponíveis. MPEG é o sistema- padrão para transmissão digital via satélite (DSS); MPEG-2 é um avanço sobre o MPEG, utilizado para o DVD, e será padrão também para a próxima geração de transmissão digital via satélite.
MPGO Em vídeo significa, Ministério do planejamento, Orçamento e Gestão.
MPR Micro Produtor Rural
MPU Em vídeo significa, Ministério de Tributos da União.
MR Em vídeo significa, Máquina registradora.
MS Mandado de Segurança ( STF).
MT Em vídeo significa, Mato Grosso.
MTB Antiga sigla para definir Ministério do trabalho. Atualmente é Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
MTE Ministério do Trabalho e Emprego
MTS ( Multichannel television Sound) Em vídeo significa, Sistema de transmissão de televisão em estéreo utilizado no Brasil. Para poderem sintonizar os programas em estéreos, os TVs precisam ter esse decodificador. Geralmente é combinado com o sistema SAP.
Multicabo Em vídeo signfica, Cabo que leva e tráz as referências de imagem, áudio e corrente elétricada camêra para o videotape CCU ou RCU.
MULTIMÍDIA Recurso que une textos, imagens, áudio e vídeo.
Multipip Em vídeo significa, Recurso que permite colocar várias pequenas telas de imagem em um televisor, a partir do sinais gerados pelas emissoras, por um videocassete ou videolaser.
Multiplicador da base monetária É a variação dos meios de pagamento, dada uma mudança no saldo da base monetária. A variação dos meios de pagamento é um múltiplo da variação da base monetária. É também chamado simplesmente de multiplicador monetário
Multiplicador keynesiano de gastos É a variação da renda nacional, dada uma variação autônoma em algum dos componentes da demanda agregada (consumo, investimento, gastos do governo, tributação, exportações ou importações). A renda nacional varia num múltiplo da variação de algum elemento autônomo da demanda agregada.
Must-Carry Em vídeo significa, Dispositivo legal que obriga as operadoras de TV por assinatura norte-americanas a transportarem o sinal dos canais abertos.
Mutatis mutandis termo estrangeiro que significa: mudando-se o que se deve mudar, fazendo-se as mudanças devidas.
MUTUAL INVESTMENT FUNDS Termo estrangeiro que significa fundos Mútuos de Investimento.
MVA Market Value Added.

Não encontrou o termo que procurava? Você pode sugerir este termo, preenchendo o formulário a seguir. Entraremos em contato quando o termo estiver em nossa base de dados.

Termo sugerido: (Apenas um termo por cadastro)
Email:
Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050