O Procon Porto Alegre em parceria com
a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
realizará, no dia 30 e 1º de dezembro de 2017, das 8h30, às 17h, no 7º andar do
prédio 50 da PUCRS, o 2º Mutirão de Renegociação de Dívidas junto a diversas
instituições financeiras. Além do órgão municipal, o evento é promovido pela
Escola de Direito e de Finanças da universidade, por meio do Grupo de Estudos
Superendividamento, composto pelo Procon RS, Balcão do Consumidor da
instituição de ensino.
Estarão presentes representantes dos bancos Agiplan, Caixa Econômica Federal,
Itaú, Bradesco, Santander e Portocred. Outras instituições como Banco do
Brasil, BMG e Cetelem atenderão os clientes interessados em realizar a
renegociação de seus débitos por meio da utilização do
portaldoconsumidor
. As atividades de
renegociação não estarão restritas a ações com instituições bancárias. No local
do evento, também haverá balcão de renegociação com as telefônicas Vivo, Claro,
Oi e TIM.
Passo a passo - Para participar, o consumidor deverá levar
documento de identidade, comprovante de residência, documentos de pagamentos já
realizados e contratos firmados junto ao banco. Primeiramente o consumidor será
cadastrado e participará de uma oficina sobre orçamento pessoal para depois
realizar a renegociação. "O objetivo principal é acabar com o
superendividamento da população, que poderá utilizar o seu 13º para reprogramar
suas dívidas", afirma a diretora executiva do Procon Porto Alegre, Sophia
Martini Vial. Ela destaca que só serão realizadas as renegociações nos casos
onde não haja ação judicial movida pelo consumidor contra o banco ou
vice-versa.
Site do consumidor - Para renegociar sua dívida com o banco pelo
portal o consumidor precisa ter uma conta de e-mail válida e documentos
relacionados ao débito. É preciso ainda dispor de uma previsão de valor que
poderá desembolsar mensalmente. O consumidor deverá inicialmente realizar o
cadastro no portal, recebendo um login e uma senha. Após, deverá registrar a
instituição financeira previamente cadastrada, informando no campo "problema" a
opção "dificuldade na renegociação/parcelamento de dívida". Por fim, no campo
"descrição da reclamação", o consumidor deve relatar o problema e colocar ao
final seu pedido ao banco.
Reclamações - Os moradores da capital podem registrar suas queixas
e denúncias pela internet no
site
do Procon. A sede do Procon Porto Alegre, fica na rua dos
Andradas, 686. O atendimento é realizado das 9h às 17h, onde são distribuídas
90 fichas de atendimento diariamente. O Procon também disponibiliza para a
população uma loja do órgão no terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, em
funcionamento das 12h às 18h. O Procon Porto Alegre é um órgão vinculado à
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre