Recentemente um empresário
relatou: "Dalmir, fiz um investimento significativo na fachada da minha
loja. Agora vou arrasar nas vendas natalinas". Pensei nessa afirmação e
fiz inúmeras reflexões sobre esse fato. Será que somente decoração natalina é
suficiente para aumentar as vendas? Acredito que é preciso aproveitar o clima
de natal para estimular os negócios, entretanto é relevante considerar também,
o grau de satisfação da equipe de trabalho. Com a aplicabilidade dos três
pilares abaixo, coloque mais energia positiva no atendimento e conquiste
excelentes resultados nas vendas natalinas.
Primeiro pilar - A rotatividade de funcionários
no período natalino, em inúmeras situações, pode estar relacionada com a
ausência de benefícios oferecidos e por longas jornadas diárias de afazeres.
Nesse sentido, o primeiro pilar destaca a coerência dos benefícios oferecidos
pela empresa, com as necessidades dos funcionários. Disponibilizar uma área de
lazer infantil, com uma monitora profissional, passa ser uma enorme diferença
para mães e pais que precisam trabalhar além do expediente normal e, não têm
com quem deixar o filho. Você pensou na tranquilidade e comodidade que sua
empresa pode oferecer, disponibilizando esse benefício?
Segundo pilar - Crie programas de incentivo para
estimular a autoestima da sua equipe no período natalino. Como especialista em
gestão de pessoas, asseguro que, os tempos em que as vantagens de uma
organização estavam resumidas a um único plano de saúde, ficaram para trás.
Seja mais flexível com sua equipe, ouvindo as necessidades de seus
funcionários. Um exemplo verídico é a de um empresário lojista que conheço que
estará disponibilizando, sem custos, transporte para levar os funcionários que
trabalham até mais tarde em suas residências. Pode parecer simples, mas será
uma enorme comodidade de tempo e segurança para sua equipe. O que você está
fazendo para ouvir as necessidades dos seus funcionários?
Terceiro pilar - De nada adianta investir em uma
vitrine, colocar uma imensa árvore natalina, se o atendimento oferecido ao
cliente é ineficaz. Considere em suas ações comerciais, o desgaste físico e os
aspectos emocionais gerados por longas jornadas de trabalho. Que tal estruturar
uma sala com música ambiente e "pufes" confortáveis para repouso? Pode ser um
pequeno período de descanso após o almoço, jantar ou lanche, mas terá um
alcance surpreendente nos resultados. Não permita que sua equipe demonstre uma
aparência de esgotamento físico ao atender seus clientes. Você não imagina um
Papai Noel reclamando, desmotivado e bocejando, certo?
É preciso encontrar disposição e entusiasmo para
atuar com um maior grau de atenção aos clientes, bem como fortalecer a
capacidade de gostar de lidar com pessoas. Sou favorável a uma excelente
decoração natalina, desde que, ocorra uma coerente interação com seus clientes,
como também a valorização da equipe interna de trabalho. Coloque em prática o
exercício de oferecer o que há de melhor com simpatia e cordialidade explorando
ao máximo os três pilares acima. Agora responda: Como está o nível de
satisfação de sua equipe de trabalho comparada com a decoração natalina?
Por
Dalmir
Sant'Anna