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Construa Seu Cenário


Publicada em 28/01/2018 às 09:00h 

Em um mundo de incertezas, inseguranças e instabilidades freqüentes vence quem mais rapidamente se adapta. 


O tempo onde quase tudo era previsível cede lugar ao novo, ao desconhecido. A era das escolhas está aí à nossa porta nos oferecendo uns cem números de estilos de vida, produtos e serviços, informações via rede, o mundo está acessível com um pequeno click no mouse.

 
O mundo corporativo nunca mudou tanto quanto nos últimos dez anos, da era do "manda quem pode, obedece quem tem juízo" para a era do talento, da liderança visionária, das equipes multifuncionais. 
Hoje, é mais importante o tamanho da idéias e da visão dos donos ou líderes de uma empresa do que o seu tamanho propriamente dito. A empresa pode até ser pequena, mas deve ter o pensamento grande.

 
Agora é hora de você aprender a construir o seu próprio cenário, ser o responsável pela sua carreira, compreender que o seu emprego atual, dificilmente, será para sempre, mas que a sua carreira é algo que deve ser planejada, enfrentando adversidades e sempre em busca de novas conquistas. 


Mas, como construir o seu próprio cenário? 


Veja abaixo alguns pontos que podem auxiliá-lo na condução de sua carreira e na criação de novas oportunidades. Vamos a eles:

 
* Crie e reavalie sempre sua estratégia. Não confunda planejamento com estratégia. Ambos são complementares, mas estratégia tem a ver com a visão de longo prazo em "criar um ambiente produtivo", como afirma o especialista Michael Porter. Toda empresa tem ou deveria ter uma estratégia, mas quando falamos de estratégia pessoal são poucos os que conseguem saber exatamente onde pretendem chegar.

Estratégia tem a ver com perguntas e respostas: 

 

* O que espero de minha carreira?

 
* Quais são as competências essenciais para ter um relativo sucesso em minha profissão?

 
* O que meus concorrentes fazem ou tem que eu não faço ou tenho?

 
* Tenho aptidão para seguir outra carreira?

 
* O que faço hoje é o que eu gostaria de estar fazendo daqui a cinco, dez ou vinte anos?

 
* Minha carreira está no mesmo ponto de que há cinco anos atrás. Evolui em quê ou estagnou por quê?

 
As perguntas podem ser muitas, por isso monte o seu próprio questionário, faça um diagnóstico de sua carreira e crie uma estratégia, revise de tempos em tempos, seis meses, uma vez por ano, o que importa é ter um horizonte a seguir.

 
* Questione suas certezas. Quais são minhas verdades? Minhas crenças e valores estão sendo atualizados. A minha verdade é a que leio nos jornais, a que vejo nos programas de tv, a que criam em minha mente ou as que eu crio, seja por meio de minha intuição ou com o exercício da autopercepção. Perceba que a mesma informação reorganizada pode gerar vários tipos de conhecimentos. Qual é a sua leitura do mundo atual? Muitos dos sonhos de ontem são realidades banais hoje. Velhas soluções já não nos servem mais. Para construir o seu cenário é preciso reavaliar suas ações, buscar o novo, não temer ser diferente, é claro que é necessário ter um fundamento claro para essa nova posição. 

* Busque o autoconhecimento. É vital que você conheça a si mesmo. Quais são minhas limitações? Em que sou excelente? O que gosto de fazer? Minha formação técnica condiz com meu jeito de ser? Sou uma pessoa de fácil relacionamento? O seu cenário somente vai se concretizar se for condizente com o seu perfil pessoal e sua capacidade de realização. É preciso aliar o seu conhecimento, às suas habilidades e ao seu querer, vontade de fazer. É preciso acreditar, ter atitude e trabalhar muito para que o sonho se torne realidade. 

* Faça atividades que agreguem valor. O tempo hoje é caro e escasso. É fundamental usá-lo de forma pró-ativa e em atividades que irão trazer crescimento pessoal e que contribuam para a realização de seu futuro. Sejam atividades de lazer, profissionais, pessoais ou de estudo, todas devem estar alinhadas com a sua estratégia. A idéia neste ponto é que a grande maioria de suas atividades sejam dentro ou fora da empresa, devem agregar valor a sua estratégia principal, nunca perdendo de vista a construção do seu cenário. Quer mudar de emprego? Acione seu network, participando mais de atividades de classe, congressos, eventos. Quer crescer no emprego atual? Faça mais do que os outros, não só no sentido da realização da tarefa, mas sim em conhecer o mercado atual, nossos concorrentes, clientes principais, etapas do processo, não perca oportunidades de interagir com outros setores.

 
* Seja um especialista, mas com muita flexibilidade. As empresas buscam pessoas flexíveis, criativas, mas o que não significa que a era da especialização está chegando ao seu final. Muito pelo contrário, hoje, somente na área de treinamento temos cursos para tudo, os temas estão cada vez mais segmentados e focados em uma área específica. Porém, a visão do todo é fundamental e vital para a ascensão de sua carreira. Esteja disposto a aprender sobre outras áreas, novas tecnologias, políticas e diretrizes e busque formas de melhor atender seu cliente interno. Seja cooperativo, é com a cooperação que vencemos os desafios. Esqueça o tempo onde o que importava eram só os seus resultados, hoje é preciso mais, é preciso fazer com o seu trabalho ajude a outros setores da empresa. A miopia corporativa deve dar lugar à visão 360 graus com setores interdependentes praticando a ajuda mútua e foco integrado no resultado.

 
* Comunique-se com o mundo. Vislumbre novos horizontes, conheça novas realidades, culturas e experiências aprimorando suas habilidades em comunicação. Em um aspecto mais amplo entenda que comunicação é saber compreender e ser compreendido, é linguagem corporal, não só oral, é como soamos as palavras. O que importa não é mais somente o que se diz, é o como se diz, como se faz a explanação de uma idéia, persuadir os outros de maneira positiva, atrair talentos para seus projetos, vender seus sonhos, suas aspirações. É estar aberto às diversidades, conhecer outros cenários, evitar julgamentos, não temer a exposição. Construir o seu cenário exige visão e ação, atenção aos detalhes, aos riscos. Desenvolvimento, adequação e aquisição de novas competências. É ir muito além do esperado, seguir o arco-íris em busca do pote de ouro. O tamanho do pote? Bem... depende do tamanho do seu sonho e da magnitude do seu trabalho, mas tenha a certeza que ele está lá pronto para ser conquistado.


Por Paulo Araújo






Sobre o(a) colunista:



Paulo Araújo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de "Paixão por Vender" - Editora EKO, entre outros livros.



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