Institucional Consultoria Eletrônica

Os efeitos da Globalização


Publicada em 15/02/2018 às 09:00h 

Estou escrendo este fax de Nova York onde estou participando de uma sessão de estudos sobre o que as empresas devem fazer para enfrentar as novas realidades de um mundo cada vez mais globalizado e instantâneo. É realmente impressionante a realidade de que o mundo está agora, mais do que nunca, transformando-se na Aldeia Global de que falava McLuhan já nos anos 60. É preciso que todas as empresas, pequenas, médias e grandes, de todos os países do mundo, tenham plena consciência de que não estamos mais competindo com nossos concorrentes locais, nem nacionais. A competição é absolutamente global. Estou tendo contato com investidores internacionais e empresas multinacionais que literalmente vêm descobrindo o Brasil e os mercados emergentes da Ásia, India e China.


 A razão é muito simples: os mercados chamados "maduros" apresentam um crescimento inexpressivo. Os mercados americano, europeu e japonês estão "flat" ou "parados" com um crescimento global muito pequeno. Ao mesmo tempo, os mercados chamados "emergentes" estão, com a estabilidade econômica, apresentando índices de crescimento espantosamente grandes se comparados aos mercados tradicionais.


 Assim, uma empresa americana, européia ou japonesa que não se faça presente e atuante nesses novos mercados, está fadada a não ter mais a preferência dos investidores, dos fundos de pensão e dos fundos de investimento. Nas apresentações que tivemos dos gerentes desses fundos mundiais, ficou clara a visão de que hoje, a preferência, é por investimentos nos novos mercados. Isso vem "forçando" as empresas do primeiro mundo a buscarem, a todo custo e rapidamente, fusões, associações,  "joint-ventures" e outras formas de cooperação com empresas que conheçam os mercados nacionais emergentes. Essa tendência é muito grande e urgente, dizem esses investidores de bilhões de dólares.


 Assim, gostaria de, nesta semana, chamar a sua atenção para o fato de que a competição vai aumentar e muito. Novos "players" aparecerão em todos os mercados. Teremos novas empresas, de todos os tipos e setores, concorrendo conosco no Brasil e isso ocorrerá muito rapidamente. Agora é a hora de buscar associações com líderes mundiais de tecnologia. Agora é a hora de tomar cuidado para que não fiquemos falando sozinho num grande mercado como o brasileiro, com a vinda de concorrentes internacionais com grande capacidade de investimento em tecnologia e serviços.


 Por favor, pense nisso. Acredite na globalização. Ela veio para ficar e revolucionar mercados.


 Boa Semana. Sucesso!

 Por Luiz Marins






Sobre o(a) colunista:



Autor: Luiz Marins - Antropólogo. Estudou Antropologia na Austrália (Macquarie University) sob a orientação do renomado Prof. Dr. Chandra Jayawardena (Sri Lanka) e na Universidade de São Paulo (USP) sob a orientação da Profa.Dra. Thekla Hartamann, autor de mais de 13 livros.
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