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Seja o líder que toda equipe gostaria de ter


Publicada em 06/03/2018 às 09:00h 

Promover um indivíduo à posição de comando e esperar retorno de curto prazo faz parte de mentalidade mais extrativista do que cultivadora. Se as empresas compreendessem a importância dos líderes na formação de equipes e para o alcance dos objetivos organizacionais, investiriam muito mais no recrutamento, seleção, integração, formação e motivação deles. Não é de se admirar que existam tantos chefes voltados para a manutenção dos seus empregos e tão poucos líderes voltados para resultados.

A sociedade evoluiu e está mais escolada e democratizada. O capataz de ontem, que comandava a "peonada", não serve mais. A posição de comando está mais complexa e sofisticada. Requer muito mais do que uma motivação acima da média. Exige uma visão sistêmica orientada para resultados. Para compreendermos a evolução do papel do líder na sociedade atual, vejamos algumas das suas características comportamentais e técnicas de ontem e de hoje.

líder de ontem era aquele que:

§     exercia poder sobre os subordinados;

§     impunha a sua vontade;

§     procurava manter os subordinados sob dependência constante;

§     colocava a empresa à frente do bem-estar dos seus membros, pois ele se interessava apenas pelos resultados;

§     quando era necessário pressionar, dizia que a decisão fora tomada pelos níveis superiores da organização e que outras opções não eram possíveis;

§     era omisso no desenvolvimento das tarefas;

§     desconhecia a importância de dar feedback;

§     não fornecia os recursos necessários e tecia raros comentários sobre as atividades dos membros do grupo à medida que era interrogado.

O líder contemporâneo, antes de tudo, tem a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. Ele exerce a sua função com criatividade, objetividade e assertividade.

líder de hoje é aquele que:

§     tem paixão pelo que faz;

§     é focado nas pessoas;

§     é efetivo na sua comunicação com o grupo;

§     é movido a desafios;

§     é visionário. Sabe aonde quer chegar;

§     investe no desenvolvimento dos futuros líderes;

§     gerencia com paixão, sentimento e entusiasmo;

§     sabe conquistar a confiança dos liderados;

§     recicla-se constantemente para obter novos conhecimentos e habilidades de liderança;

§     delega responsabilidades de acordo com a competência de seus liderados;

§     tem controle sobre suas atitudes diante de problemas inesperados;

§     mostra com segurança o caminho que sua equipe precisa seguir;

§     cria uma atmosfera de criatividade e produtividade;

§     busca sempre novas ferramentas para que o trabalho de sua equipe possa ser mais produtivo.

As características comportamentais para a liderança de grupos são habilidades que precisam ser aprendidas e praticadas para tornar-se o líder que toda empresa e equipe gostariam de ter.

 Por: Soeli de Oliveira






Sobre o(a) colunista:



Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de Varejo,Vendas, Motivação e Atendimento - E-mail: soeli@sinos.net - Fone: (51) 9674-8677 - Novo Hamburgo – RS.



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