Institucional Consultoria Eletrônica

"Gerente-fotógrafo", "Gerente-selfie" e "Gerente-selfies"


Publicada em 15/03/2018 às 16:00h 

Embora possam parecer muito similares, mas há diferenças nos diversos tipos de fotografias.

A fotografia de grupo era a mais tradicional, onde o fotógrafo se posicionava e capturava foto do grupo. A selfie é quando a pessoa tira a foto de si mesma o autorretrato (o autorretrato foi inventado pelo alemão Robert Corvelius, em 1839. No entanto, a expressão selfie só passou a ser utilizada a partir de 2002). Já selfies é foto da própria pessoa junto com o grupo.

Nesse momento, você deve estar se perguntando: Mas, o que os tipos de fotografias tem a ver com os gerentes?

Vamos lá:

Quanto ao "gerente-fotógrafo". Aquele que tira a foto do grupo, mas não aparece na foto. Assim, muitos gerentes, supervisores, diretores, etc, se comportam quando algo dá errado. Mostra os culpados (a foto da equipe), mas eles mesmos não estão juntos.

Também temos o "gerente-selfie". Esse aparece muito quando tudo dá certo. Só mostra a sua foto. "eu fiz isso", "eu consigo aquilo", "eu sou o cara". Mas, não reconhece o trabalho da equipe.

E, por fim, tem o "gerente-selfies". Aquela foto que primeiramente aparece quem a tirou, mas logo atrás está todo o grupo. Essa significa mais. Quer dizer que o gerente está junto com a sua equipe. Deve ser usada, principalmente, quando lhe é atribuído algum mérito. Assim, o gerente divide os "louros" com a sua equipe. Através da foto ele está dizendo: "A nossa empresa/departamento conseguiu este destaque. Mas, eu não fiz sozinho. Por trás teve uma equipe que estava comigo. Que colocou a 'mão na massa'. Que me ajudou muito".

Portanto, algumas dicas:

Quando der errado, para a sua equipe use a selfies (foto de você com a sua equipe), dizendo: "erramos, mas eu estava junto com vocês". Já para o público externo à sua equipe, mostre a selfie (seu autorretrato), dizendo: "falhamos, mas a culpa foi minha".

Nos momentos de sucesso, para à sua equipe, novamente, use a selfies (foto de você com a equipe), dizendo: "Batalhamos e conseguimos. Eu estava na frente, apenas liderando. Mas, vocês foram importantes para, juntos, obtermos o sucesso". Já para o público externo, use a foto tradicional do "gerente-fotógrafo" (foto da sua equipe), dizendo: "essa equipe nos levou a vencermos".

Com comportamentos assim, certamente, o gerente terá a equipe em "suas mãos", lutando e com muita vontade de vencer. E, indubitavelmente, com muitos eventos de sucessos.

Boa foto!

Marcone Hahan de Souza

Administrador e Contador. Professor Universitário. Sócio da M&M Assessoria Contábil.






Sobre o(a) colunista:



Marcone Hahan de Souza

Administrador e Contador. Sócio da M&M Assessoria Contábil.



Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050