Institucional Consultoria Eletrônica

É preciso planejar?


Publicada em 02/05/2018 às 16:00h 


Alvos sem planejamento são como um

navio que tem destino, mas não tem leme.

Ted W. Engstrom

Muitas empresas tem alvos: querem faturar "x", lucrar "y", abrir "z" filiais, etc. Mas, o que estão fazendo para atingirem esses alvos?

           

Muitas pessoas também tem o alvo de ter o salário "x", ocupar o cargo "y", etc. Mas o que estão fazendo para atingir esses alvos?

           

A definição de alvos é importante. Mas, mais importante, ainda, é traçar a rota de como atingi-los. É planejar.

           

Planejar é definir linhas de ação, conceber métodos e estabelecer maneiras de trabalho para atingir o alvo - o objetivo.

           

O planejamento é um processo contínuo (não deve ser elaborado e "engavetado"), dinâmico (não deve ser engessado, mas, ser flexível). Logo, o planejamento exige o estabelecimento de objetivos (alvos), definição de métodos (como e quando fazer) e atribuição de responsabilidades (quem faz o que).

           

Para que um planejamento tenha sucesso é imprescindível que ele seja participativo (envolva todos os segmentos da empresa), seja integrado (embora mantendo a independência de cada departamento, deve haver o comprometimento com toda a empresa) e que seja permanente (contínuo, sempre mantendo-se atualizado)

           

O planejamento deve ter estabelecidos os seus níveis. O NIVEL ESTRATÉGICO (de responsabilidade dos empresários e diretores, onde definem as questões macros - os rumos. Por que e quando fazer). O NÍVEL TÁTICO (de responsabilidade dos gerentes e coordenadores, que definem onde e como fazer) e o NÍVEL OPERACIONAL (de responsabilidade dos técnicos executores, os que fazem. Colocam a "mão na massa").

           

Portanto, cabe sublinhar que para o planejamento ter sucesso o mesmo deve ter a participação de todos, porém, com grande proximidade com a alta direção da empresa, bem como o profundo comprometimento de todos.

           

Por fim: o planejamento, por si só, não é condição suficiente para o sucesso. Só o planejamento não leva ao êxito. Porém, é necessário o planejamento para se chegar ao alvo (posição almejada).

 

Marcone Hahan de Souza

Administrador e contador. Professor universitário. Sócio MM Assessoria Contábil







Sobre o(a) colunista:



Marcone Hahan de Souza

Administrador e Contador. Sócio da M&M Assessoria Contábil.



Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050