Em sua opinião qual o maior
problema de 100% das empresas brasileiras, sejam multinacionais, grande
corporações ou pequenas e médias empresas?
Se você pensou no título acima, acertou na
mosca!
Só para começar o papo, estima-se
que cerca de 60% dos problemas internos de uma empresa são decorrentes da má
comunicação. E a comunicação é fator primordial para que pessoas e equipes
estejam motivadas.
Você não precisa ser um expert no tema, mas pode
evitar pequenos atos que irão gerar menor credibilidade e respeito junto às
pessoas com quem você convive.
Veja abaixo os erros mais comuns quando o
assunto é comunicação.
* Falar, falar, falar e
não dizer nada. É quando
discursamos, contamos tudo nos mínimos detalhes, mas, no fundo, ninguém entende
nada (ou muito pouco) do que foi dito.
Depois de um certo tempo a informação entra por
um lado e sai pelo outro, sem nenhum resultado positivo.
* Falar uma coisa e o
corpo dizer outra. Nossos gestos e expressões estão a nos denunciar o
tempo todo. Nosso corpo constantemente se comunica com o mundo e, nos dias de
hoje, na busca pela excelência profissional, é preciso aprender a dominá-lo. É
meu amigo o corpo fala, e muito!
* Impor o seu pensamento. Os tempos modernos são de participação e busca
pela melhor equipe. Por isso, cuidado com seguidas insistências para que todos
só ouçam ou aceitem o seu ponto de vista. Caso esta postura não seja mudada as
pessoas irão desistir de apresentar novas idéias.
* Falta de empatia. Empatia é colocar-se psicologicamente e emocionalmente
no lugar do outro. Sempre procure colocar-se no lugar de seus clientes,
colaboradores, fornecedores e comunidade e analisar com sensibilidade as demais
opiniões. Com certeza, você encontrará grandes oportunidades.
* Não olhar para quem está falando. Essa é de matar e, pior super
desmotivante. Procure olhar e prestrar atenção ao seu interlocutor. É incrível
a quantidade de pessoas que hoje falam no celular, escrevem e-mail e falam com
outras pessoas na sala tudo ao mesmo tempo e depois ficam tentando descobrir o
porque de estarem stressadas. Olhar para quem está falando trata-se de uma
questão de respeito. Faça com a pessoa sinta-se ouvida.
* Não aguardar a resposta. Essa é outra campeã. Atropelar os pensamentos
alheios e demonstrar alto grau de ansiedade nunca fez bem a ninguém, gera
constrangimentos e conflitos desnecessários que poderiam ser facilmente
evitados. Evite conclusões precipitadas, espere o término do pensamento de seu
interlocutor e aí sim exponha sua opinião e sentimento.
* Não saber ouvir. Esta é uma dica simples e pouco utilizada. Saber ouvir
e como ouvir é uma grande técnica de motivação. Só existe uma técnica melhor do
que esta: ouvir com paciência e amor. Pense bem: temos dois ouvidos e uma só
boca para quê?
* Não pensar antes de responder. Normalmente, esta é a causa de grandes
gafes e a responsável mais comum por desentendimentos interpessoais. Aprenda a
"digerir" as palavras e pensamentos antes de falar ou escrever algo do qual possa
vir a se arrepender futuramente.
A má comunicação também gera uma série de equívocos e mal entendidos. Quantos
de nós já não passou por situações embaraçosas por falhas de pequenos recados
ou textos mal interpretados?
Já que o assunto é comunicação que tal uma pequena história que bem ilustra os
pontos acima citados, só que totalmente ao contrário...
Veja abaixo o festival de recados e informações mal entendidas.
O Halley
De : Diretor Industrial
Para : Gerente de Divisão
Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17:00 hs, o cometa Halley estará
visível nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos.
Assim, por favor, reúna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando
capacetes de segurança e eu explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo,
não poderemos ver nada. Nesse caso, reúna os funcionários no refeitório e
mostrarei a eles um filme científico sobre o cometa.
De : Gerente de Divisão
Para : Gerente de Produção
Por
ordem do Diretor Industrial, na sexta-feira, às 17:00 hs, o cometa Halley, vai
aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúna os funcionários, todos
usando capacetes de segurança, e os encaminhe ao refeitório, onde o raro
fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 76 anos.
De : Gerente de Produção
Para : Chefe de Produção
A convite do Dir. Industrial, o cientista Halley, de 76 anos, vai aparecer no
refeitório da fábrica, usando capacete, para fazer uma demonstração sobe
fenômenos celestes. Se chover, o Diretor Industrial, dará outra ordem, o que
ocorre a cada 76 anos.
De : Chefe de Produção
Para : Mestres
Na sexta-feira, às 17:00 hs, o Diretor Industrial, pela primeira vez, em 76
anos, vai aparecer no refeitório da fábrica com o Sr. Halley. Todo mundo deve
estar lá, pois vai ser apresentado o problema de chuva na segurança. Se chover,
o Diretor Industrial levará a demonstração para o pátio da fábrica.
De : Mestres
Para : Funcionários
Todo mundo deve estar vestido com segurança no pátio da fábrica na próxima
sexta-feira, às 17:00 hs. O Diretor Industrial e o Sr. Halley, cientista
famoso, estarão lá para falar sobre os fenômenos da chuva. Caso comece a chover
mesmo, é para ir ao refeitório na mesma hora. O exercício será lá, o que acontece
a cada 76 anos.
Comentários que surgiram entre os funcionários
Na sexta-feira, o chefão da Diretoria Industrial vai fazer 76 anos e convidou
todo mundo para uma festa, às 17:00 hs, no refeitório. Vão estar lá, convidado
pelo chefão, Bill Halley e Seus Cometas. Todo mundo deve estar de capacete,
porque a banda é muito louca e o rock vai rolar solto.
Por Paulo Araújo