Empreendedores são pessoas que
querem mais do que apenas uma casa, um carro e sossego na vida. Tem o desejo de
mudar as coisas, fazer algo novo ou melhorar o que existe. É o chamado
comportamento empreendedor. Desenvolver estas características é indispensável
para o sucesso de qualquer negócio.
O índice de mortalidade de empresas no Brasil é
preocupante. Segundo o SEBRAE 32% das empresas iniciantes morrem no primeiro
ano, chegando a 71% até o quinto ano de vida.
Ao contrário do que muita gente pensa, o que
leva uma empresa ao fechamento não são os impostos ou a necessidade de crédito,
mas principalmente a falta de preparo, informação, planejamento e conhecimento
específico sobre o negócio.
A competição nos negócios está cada vez mais
acirrada. Transformar uma idéia em um negócio está muito mais difícil. É
preciso estar mais bem informado, ter metas bem definidas e uma estratégia,
saber aonde se quer chegar e como chegar lá.
Ter noções do mercado em que se irá atuar antes
de empreender, conhecer a viabilidade econômico-financeira através da projeção
das receitas, custos e despesas envolvidas, diminui em muito os riscos na hora
de implantar um negócio.
Há comportamentos que podem ser aprendidos para
aumentar as chances de sucesso. Um deles é o estabelecimento de metas. Para o
empreendedor toda meta deve ser desafiante. Estabelecê-la é muito importante,
pois especifica as condições, o tempo e aonde se quer chegar, que é o primeiro
passo para o sucesso.
Aprender é reunir o conhecimento, a habilidade e
a atitude para fazer alguma coisa. Da mesma forma que um livro de receitas não
pode garantir um bom almoço, não existe uma fórmula que possa garantir o
sucesso de um empreendedor.
Para o empreendedor, aprender significa adquirir
conhecimentos sobre o negócio, habilidades para montar, manter e desenvolver um
empreendimento, atitude de quem sabe aonde quer chegar e se preocupa em fazer
bem-feito.
Se você deseja abrir um negócio esse é o momento
certo para planejar. Se você já abriu sua empresa e está em dificuldades, não
deixe seu negócio "morrer na praia", busque ajuda de um consultor em
gestão de negócios, pois sempre existe algum jeito de sair do sufoco!
Por Soeli
de Oliveira