É uma autorização dada pelo Município, por um prazo
de até 90 dias para as seguintes atividades:
- Venda de frutas da época, lenha, mudas e galhos
de pinheiro.
- Feiras e eventos, parques de diversões, circos,
espetáculos pirotécnicos e shows nacionais e internacionais.
O interessado em solicitar o documento deverá se
dirigir à Seção de Licenciamento de Ambulantes da Secretaria Municipal da
Produção, Indústria e Comércio (SMIC) com o Formulário para Requerer
Autorização preenchido e documentação solicitada.
Seção
de Licenciamento de Ambulantes da Secretaria Municipal da Produção,
Indústria e Comércio (SMIC)
Endereço: Travessa do Carmo, 84
Dias e Horários de atendimento: segundas, terças, quintas e
sextas-feiras, das 9h às 16h
Telefone: (51) 3289 6762
E-mail: ambulantes@smic.prefpoa.com.br
Para imprimir o formulário para pedir a Licença ou Autorização Especial (com
instruções de preenchimento e relação de documentos necessários): Clique aqui
Informações e Documentos Necessários para Solicitar
Autorização Especial:
1. Nome do evento;
2. Nome ou Razão Social de quem realizará o evento;
3. Número do CNPJ da empresa que realizará o evento;
4. Nome do responsável legal da empresa promotora do evento;
5. Número do CPF do responsável legal da empresa;
6. Número do RG (Carteira de identidade) do responsável
legal;
7. Descreva o tipo de evento a ser desenvolvido, esclarecendo os produtos
que serão comercializados e/ou serviços que serão prestados;
8. Descreva o equipamento como, por exemplo, estandes, toldos, gazebos,
máquinas mecânicas, elétricas ou eletrônicas que serão utilizados para
realização do evento;
9. Colocar o endereço onde se realizará o evento, especificando o nome do
local quando houver rua ou avenida e o número;
10. Data do início do evento. Indicar se houver algum dia em que não haverá
atividade;
11. Data do término do evento;
12. Horário de funcionamento regular;
13. Nome de uma pessoa que trabalhará como auxiliar no evento;
14. RG desta pessoa;
15. Telefone (s) para contato com a empresa ou o responsável;
16. Data de entrega do requerimento.
DOCUMENTOS PARA EXPOSIÇÕES E FEIRAS:
a) Cópia do CNPJ;
b) Cópia do contrato social ou registro de firma individual;
c) Cópia do RG e CPF do representante legal da empresa;
d) Cópia do RG e CPF da pessoa autorizada no local do evento;
e) Relação de expositores com o Nome / CNPJ / Produtos;
f) Contrato de locação ou autorização firmada pelo proprietário da área /
local onde ocorrerá o evento, com firma reconhecida;
g) Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do responsável técnico pela
montagem da estrutura do evento e da parte elétrica;
h) Alvará de Prevenção e Proteção do Corpo de Bombeiros do local onde se
realizará o evento. No caso de ser ao ar livre, o protocolo de solicitação do
Alvará dos Bombeiros específico do evento;
i) No caso do evento possuir alguma operação de alimentação, é necessário
apresentar o documento da Secretaria Municipal da Saúde autorizando sua
realização.
DOCUMENTOS PARA ESPETÁCULOS CIRCENSES OU SIMILARES:
a) Contrato de locação ou autorização firmada pelo proprietário da área /
local onde ocorrerá o evento, com firma reconhecida;
b) Autorização de uso ou documento equivalente, quando se tratar de
utilização da área pública, a ser emitida pelo órgão responsável pela área;
c) Laudo técnico firmado por engenheiro devidamente habilitado no
Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), a respeito da estrutura
geral do circo e das condições de segurança aos assistentes dos espetáculos,
com o respectivo prazo de validade, acompanhado da Anotação de Responsabilidade
Técnica - ART/CREA;
d) Laudo de prevenção e segurança contra incêndio com
a respectiva ART/CREA, devidamente liberado pela Divisão de
Controle da Secretaria Municipal de Urbanismo (DCON/SMURB);
e) Protocolo de solicitação do Alvará de Prevenção e Proteção do Corpo de
Bombeiros (APPCI) específico para o evento;
f) Liberação, mediante documento hábil, do Departamento Municipal de Água
e Esgotos (DMAE);
g) Cópia do CNPJ;
h) Cópia do RG e CPF do representante legal da empresa;
i) Cópia do contrato social.
DOCUMENTOS PARA PARQUES DE DIVERSÕES E SIMILARES:
a) Contrato de locação ou autorização firmada pelo proprietário do imóvel
no qual será instalada a atividade, com firma reconhecida;
b) Autorização de uso ou documento equivalente, quando se tratar de área
pública, a ser emitida pelo órgão responsável pela área;
c) Laudo técnico firmado por engenheiro, devidamente habilitado no CREA,
sobre as condições de segurança e prazo de validade por equipamento, com a
respectiva especificação técnica de cada equipamento, respectiva Anotação de
Responsabilidade Técnica (ART/CREA) e capacidade máxima de cada equipamento;
d) Laudo de estabilidade estrutural junto com a Anotação de Responsabilidade
Técnica (ART/CREA), liberada pela Divisão de Controle da Secretaria Municipal
de Urbanismo (DCON/SMURB);
e) Laudo de Prevenção e Segurança contra Incêndio com a
respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART/CREA), devidamente
liberado pela Divisão de Controle da Secretaria Municipal de Urbanismo
(DCON/SMURB);
f) Os parques fixos devem apresentar o Alvará de Prevenção e Proteção
contra Incêndios do Corpo de Bombeiros (APPCI). Os parques temporários precisam
apresentar o protocolo de solicitação do Alvará dos Bombeiros (APPCI).
g) Cópia do CNPJ;
h) Cópia do contrato social ou registro de firma individual;
i) Cópia do RG e CPF do representante legal da empresa.
j) Alvará de folha corrida judicial e atestado de antecedentes dos
dirigentes e dos responsáveis legais;
k) Comprovante de pagamento do IPTU (para áreas privadas) ou termo de
anuência (para áreas públicas);
l) Croqui de localização e logística dos equipamentos;
m) Declaração de equipamentos sanitários a serem disponibilizados
n) Comprovante de acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência;
o) Comprovante de disponibilização de brigada de incêndio;
p) Comprovante de permissão da Secretaria Municipal de Saúde - Equipe de
Vigilância de Alimentos (SMS/ EVA) no caso de haver equipamento para preparação
de alimentos;
q) Comprovante de informação do evento à EPTC e à Brigada Militar.
DOCUMENTOS PARA ESPETÁCULOS PIROTÉCNICOS:
a) Alvará concedido pela Delegacia de Armas e Munições (DAME/RS), à
empresa realizadora do show pirotécnico;
b) Licença da DAME/RS para a realização do show pirotécnico que solicita
a autorização especial;
c) Cópia do contrato entre a empresa realizadora do show pirotécnico e o
contratante, com firma reconhecida;
d) Cópia do contrato social (ou declaração de firma individual ou
estatuto) da empresa realizadora do show pirotécnico e da contratante;
e) Cópia do CNPJ da empresa realizadora do show pirotécnico e da
contratante;
f) Cópia do RG e CPF do representante legal da empresa realizadora do
show pirotécnico e da contratante;
g) Relatório técnico da empresa responsável pelo show, onde conste
informações quanto ao material a ser utilizado, equipamento de segurança, etc.;
h) Blaster pirotécnico do profissional responsável pelo serviço;
i) Quando o espetáculo pirotécnico ocorrer em áreas públicas, como
parques e praças, deve ser apresentada autorização prévia da secretaria ou
órgão público correspondente;
j) Cópia do Alvará de Localização e Funcionamento da empresa responsável
pelo show pirotécnico, quando se tratar de empresa de fora do município de
Porto Alegre;
k) Alvará de Prevenção e Proteção do Corpo de Bombeiros (APPCI).
OBS.: Encaminhar o formulário preenchido e documentos no mínimo
10 (dez) dias antes do evento.
Para parques de diversões, a antecedência mínima deverá ser de 30 (trinta)
dias.
Após a análise do pedido, poderão ser exigidos outros documentos além dos
listados.
Para acessar as declarações, requerimentos e
formulários - clique AQUI
Fonte: Prefeitura
Municipal de Porto Alegre